Podem colocar agosto de 2024 na história, pois o mês da Cultura Coreana está servindo um prato cheio para os amantes da cultura coreana no Brasil. Culinária, música tradicional, k-beauty e show de banda de k-pop com direito a participação de escola de samba, pois é, o mês foi e está sendo histórico.

E se você quer uma recapitulação do que rolou, com destaque para a turnê do grupo NTX e os festivais que rolaram pelo Brasil, vem com a gente! E falando no grupo, vem conferir o que eles compartilharam com a K4US na coletiva de imprensa!

Começamos em Brasília, no dia 03 de agosto no K-Festival com a nossa correspondente Mari Araújo!  


K-Festival em Brasília

Com certeza a cultura hallyu está fazendo parte cada dia mais da vida dos estrangeiros fora da Ásia, em especial, dos brasilienses. E a prova disso é o sucesso que a 2ª edição deste ano do KFestival fez na capital do Brasil no começo do mês. Dessa vez, o evento contou com uma estrutura robusta e preparada para receber o público e as atrações  de peso, como o grupo sul-coreano NTX. Mas se você não pôde comparecer ao evento, acompanhe aqui tudo que vivi durante os dias de festival!

O K-Festival já tem como marca registrada trazer de melhor ao público referências e experiências da cultura asiática, especialmente a sul-coreana, e assim que entramos pelos portões do Estacionamento 13 do Parque Ana Lídia, já foi possível sentir essa atmosfera. Logo na entrada, já havia expositores trazendo os melhores produtos sul-coreanos e se você também ama uma skincare, é o primeiro lugar que deve ir. 

Continuando pela visita aos estandes, um em especial me chamou a atenção. Pela primeira vez no evento, o expositor Seung Ju trouxe suas habilidades com a escrita coreana, o hangul, e as usava para escrever seu nome em coreano. A fila era de dar voltas. Esse tipo de contato é interessante porque é uma forma das pessoas terem contato com a língua coreana de uma forma direta e ele foi simpático e atencioso com todos. Imagina ter eternizado seu nome na escrita coreana? Simplesmente sensacional.

Mariana em coreano

Além disso, pude vivenciar a experiência de vestir o hanbok pela primeira vez e parecia que eu estava na Coreia do Sul. Era uma das grandes atrações do evento, que teve também muito destaque na edição do ano passado. E assim como o estande do Seung Ju, a fila também dava voltas. Com certeza foi um dos momentos positivos do festival.

E se você queria uma experiência hallyu completa, bastava se dirigir aos estandes que forneciam comidas típicas asiáticas. O Soban, restaurante coreano de Brasília, mais uma vez marcou presença com sua comida tradicional e bem servida. Também havia drinks especiais com soju fornecidos pelo Komawo Drinks, dentre outros estabelecimentos que estavam espalhados pelo evento.

Partindo para as atrações, contou-se com a presença de influencers como Gabriel Yunkim, Heron Hayashi, Carol Pardini do “Na Coréia tem”, do ilusionista Shoi, que fez um grande show de mágica para o público. As pessoas ficaram em êxtase com os convidados e com as entrevistas que eles deram porque não é todo dia que podemos vê-los de pertinho. Teve ainda apresentações de dança tradicional coreana, de taekwondo,  concurso de cosplay de dramas, e uma apresentação especial do embaixador Kim, que nos prestigiou com seu amor pela música brasileira, cantando “Anunciação” do artista Alceu Valença e “Evidências” da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. Tudo isso foi aquecimento para o ponto chave do evento. O show do grupo sul-coreano NTX era o mais aguardado do fim de semana e eles fariam uma apresentação no sábado e no domingo e não à toa que os ingressos foram esgotados.

E finalmente, assim que deu 21h, chegou o momento de ver ao vivo os meninos do NTX. E eles já chegaram chegando, com sua coreografia intensa e carisma. A todo o momento o público cantava junto mesmo que não conhecesse muito as músicas. E sabemos que a música ultrapassa qualquer barreira linguística. Durante a apresentação os meninos interagiram com a plateia, dizendo que estavam muito felizes de estarem no Brasil e que teriam certeza que depois do show, haveria mais NTFulls (fãs do NTX). E não estavam errados. Acredito que esse tenha sido um dos melhores shows que presenciei.

O grupo a todo momento cantava e dançava seus hits, incluindo os famosos “Problematic” e “Holy Graal” e ainda arriscaram no português ao cantarem Legião Urbana, aí todos soltaram a voz. E mesmo que estivesse muito calor, ninguém estava cansado. Teve até um momento que eles perguntaram se nós não estávamos cansados. E honestamente, para o público de Brasília que está consumindo cada vez mais o k-pop, foi um show de altíssimo nível. No fim, já houve pedidos de “voltem logo”. E tomara que voltem!

Toda a experiência vivida no K-Festival foi emocionante e divertida. Espero que o evento evolua cada vez mais e possa conseguir entregar novamente entretenimento de qualidade ao público e o que torna tudo mais incrível é que é um evento gratuito, então todos podem ter a chance de sentir um pouco como é a Coreia do Sul e poder assistir a shows de k-pop no seu “quintal” de casa. Espero voltar ano que vem mais uma vez.

17º Edição do Festival de Cultura Coreana –  São Paulo

Agora partimos para São Paulo com a nossa correspondente Eve Torres, que vai nos contar tudo que viveu na 17ª Edição do Festival de Cultura Coreana! Vem com a gente!

Festival de Cultura Coreana em São Paulo – Imagem: Bom Retiro

Inicialmente, a 17º Edição do Festival aconteceria nos dias 17 e 18 de agosto, um fim de semana cheio no coração da cultura coreana, o Bom Retiro. Porém, na semana do festival em São Paulo, que contava com show gratuito do NTX nos dois dias, foi informado que, por conta do Concurso Nacional Unificado (CNU) previsto para domingo, dia 18, o Festival não poderia ser realizado na data, tendo sua programação alterada.

Com a mudança, foi anunciado um Super Sábado, e o Festival aconteceu das 10h às 22h da noite na praça Coronel Fernando Prestes ou Praça Tiradentes. Com um público ainda maior que o do ano passado, as expectativas dos organizadores de 100 mil pessoas foram alcançadas. Foi apenas a maior edição do Festival que contou com um novo design super lindo assinado pela Stephanie Kim!

Nova identidade do Festival – Imagem: Hanin Brasil

Logo cedo, a grade para o palco já contava com fãs para verem o show do NTX, que estava marcado para às 19h. O sol não desanimou ninguém e claro, a programação extensa do palco contou com apresentações culturais tradicionais e modernas, concurso de dança, corais, participações especiais de grupos de dança da Bolívia e Paraguai que encantaram todos os públicos.  

Além da Praça Tiradentes, o público pode aproveitar diversas atividades culturais no Edifício Oswald de Andrade, na Rua Três Rios, também no bairro do Bom Retiro, com apresentações de DJs, bate-papos literários, exposições e oficinas, alguns com inscrições prévias já esgotadas.

Samulnori – Imagem: Yumi-Omi

Se a Hallyu, ou seja, a onda coreana, ganhou espaço no Brasil por meio da música k-pop e das séries de k-drama, hoje, a culinária k-food também se tornou muito procurada pelos fãs da cultura da Coreia.

Falando dela, o evento contou com barracas de comida para todos os gostos e com cupons de desconto exclusivos! Os pratos mais populares do street food foram o Topokki (massa de arroz apimentada), o Kimbap (rolinho de arroz com legumes e proteína) e o Hotteok (panqueca doce recheada com açúcar mascavo e amendoim).

Já para quem queria experimentar pratos mais tradicionais, o Bulgogi (carne bovina marinada e agridoce), o Bibimbap (mexidão de arroz, legumes, carne bovina e ovo) e o Kimchi (acelga apimentada) fizeram sucesso. Para acompanhar, o clássico Soju (destilado à base de arroz mais vendido do mundo) e o Makgeolli (vinho de arroz) foram a escolha da vez no calor que fazia no centro de São Paulo, junto com as opções de bebidas sem álcool como cafés gelados e sorvetes. 

Corn Dogs – Imagem: Giulia Alves

O Festival também contou com expositores de produtos de K-Pop, K-Drama, K-Beauty e  o aluguel de Hanbok, a roupa tradicional coreana, semelhante ao K-Festival em Brasília. Como atração especial da Feira, o grupo de Caligrafia Tradicional Coreana escreveu em letra artística o nome das pessoas, junto com um workshop de dobradura com técnicas coreanas. 

No domingo, a programação cultural seguiu apenas no Edifício Oswald de Andrade, contando com um fanmeeting fechado do NTX e apresentações com danças folc´loricas, Coral Sejong e oficinas temáticas. E não, não esqueçamos do show do NTX que rolou no sábado, confere abaixo!

NTX – Turnê no Brasil 

Seja em Brasília, João Pessoa, Piracicaba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro ou São Paulo, uma coisa é certa, o NTX deu uma aula de energia e carisma. 

No dia 14 de agosto, o k-pop nos presenteou com um dos momentos mais aleatórios e satisfatórios no Brasil. Simplesmente tivemos o NTX, um grupo de k-pop, junto com a escola de samba Unidos do Viradouro, na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ) cantando e tocando juntos. E detalhe, com os integrantes do grupo vestindo a camisa do time de futebol Botafogo, e arriscando no português com a música “Sol” do cantor Vitor Kley. O grupo ainda fez uma homenagem para o cantor Lulu Santos com a música “Toda forma de amor”.

NTX e Escola de Samba Viradouro – Niterói/RJ – Imagem: OFuxico

Apenas os fãs brasileiros podem desfrutar de uma união tão diferente e única, e podemos dizer que os NTFulls em Niterói aproveitaram bastante, todos os ingressos esgotaram rapidamente e quem não conseguiu pode acompanhar o evento por telões espalhados do lado de fora. 

Não podemos esquecer do show em João Pessoa, no dia 09 onde o integrante Yunhyeok comemorou o aniversário de um jeito especial, com direito a bolo e muita música e emoção!

O grupo de k-pop NTX encerrou a sua turnê pelo Brasil da melhor forma possível. Em todos os shows, contou com um público entregue, envolvente, fazendo jus ao grupo. Em São Paulo, a apresentação do grupo à noite foi o ponto alto do Festival. 

Assim como nos shows anteriores, o NTX apresentou seus maiores hits, como “Problematic”, coreografias intensas em units e solos e interações com a plateia em português sempre deixando claro como estavam felizes de estarem ali com os fãs. E não podemos esquecer dos covers que apresentaram.

NTX em show no Brasil – Imagem: NTX/Instagram

O grupo também fez questão de registrar nas redes sociais a passagem memorável pelas cidades brasileiras, rendendo inúmeras fotos, vídeos, dancinhas e gírias brasileiras. 

Confira a tour compartilhada no instagram do grupo aqui! Sério, você vai amar! 

No final, o mês foi marcado pela paixão pela Cultura Coreana, uma verdadeira celebração que só cresce, indo muito além de São Paulo, alcançando o Brasil todo e encantando públicos cada vez mais diversos.