Mais um ano se encerra com grandes k-dramas que amamos acompanhar. Nos encantamos com o o romance de Choi Chi Yeol e Haeng Seon em “Crash Course in Romance”, ficamos vidrados e tensos com “D.P. Dog Day 2”, nos apaixonados pela doçura de Choi Kang Ho em “The Good Bad Mother” e embarcamos na aventura de “Moving”. Para nós, estes são os melhores k-dramas de 2023:

Bloodhounds – Cães de Caça

por Letícia

Você pode até não ter assistido este k-drama, mas muito provavelmente algum edit dos protagonistas Woo Do Hwan e Lee Sang Yi apareceu pela sua for you do TikTok ou no explorar do Instagram, seja com cenas de ação e treinos ou ainda alguma situação engraçada desse duo. A verdade é que a dinâmica dos protagonistas de “Cães de Caça” roubou a cena do k-drama, cuja trama traz uma história de vingança clássica e bem construída, com direito a todos os clichês do gênero, tornando a obra mais um sucesso na Netflix. Se você ainda não viu “Cães de Caça” vale a pena dar uma chance. 

Crash Course in Romance

por Mari Araújo 

Simplesmente o maior romance de 2023 cujo casal de protagonistas foge completamente do padrão que estamos acostumados. É um plot simples, mas coeso e com um roteiro sem falhas, além do crescimento e amadurecimento dos personagens acontecendo de forma natural, não importando a idade. “Crash Course in Romance” nos traz de volta os clichês que amamos, sem exagero, e nos passa uma mensagem de que nunca é tarde demais para encontrarmos nosso caminho. Já deu play?

Doctor Romantic 3

por Raphaela Marrise

Três anos depois, o icônico “Doctor Romantic” voltou. Seguindo a dinâmica que deu certo nas outras duas temporadas, o novo ano traz a realidade médica de uma cidade do interior que precisa lidar com política e poderosos para garantir os direitos à uma estrutura hospitalar de qualidade aos cidadãos. A nova temporada veio ainda mais visceral que as anteriores, fazendo duras críticas sociais, principalmente ao sistema de saúde coreano.

D.P. Dog Day – Segunda temporada

por Fran

Para quem acha que séries que já nascem perfeitas não precisam de continuação, “D.P. Dog Day 2” prova o contrário. Aqui, as consequências dos acontecimentos da primeira temporada abrem portas para questionamentos mais pertinentes. O foco está além do sistema de alistamento militar sul-coreano. Agora, as críticas estão voltadas para o próprio governo da Coreia do Sul. Tudo isso é acompanhado por novos personagens e suas histórias tocantes. E, sim, os lenços seguem obrigatórios para assistir a produção. 

The Good Bad Mother

por José

“The Good Bad Mother” é uma das maiores surpresas de 2023. Melodramático na medida certa, o k-drama conquista com uma narrativa sincera sobre maternidade enquanto Lee Do Hyun entrega a melhor atuação masculina do ano. Sério, Do Hyun se mostra como uma força inigualável de atuação aqui, entregando todas as nuances e seus exageros que o personagem pede. Sem ele, o k-drama poderia não ter a força que tem.

Mask Girl

por Inês Mina 

Quando comecei a assistir a este K-drama, achava que seria apenas mais um clichê, mas acabou me prendendo. O enredo, em sua essência, é simples: uma mulher considerada feia deseja tornar-se uma pop idol e começa a fazer livestreams. O drama acaba abordando questões que impactam a sociedade, como relações parassociais, violência doméstica, padrões de beleza impostos, bem como a sexualização da mulher. É um k-drama com fortes críticas socioculturais, mas é fácil de assistir.

Moving

por Simone

Com uma produção digna de cinema, elenco de grandes estrelas e a proposta de um drama de superpoderes, a trama cativa ao desenvolver os relacionamentos entre pessoas e, principalmente, os sentimentos entre pais e filhos. “Moving” foge da regra de como contar a trajetória do herói e aborda uma narrativa diferente ao contar a história em núcleos: contextualizando primeiro os filhos, seguindo para a história de como os pais se conheceram e culminando no tempo presente e conflito que se desenrola na trama. Indo além de lutas e intrigas sobre como os governos planejam controlar os super humanos e apresentando um universo sutil e ímpar, o drama se consolida como parâmetro de obra bem produzida e conduzida ao seu propósito. Ao final, “Moving” chega para apresentar um conceito diferente de k-drama, se tornando régua para espectadores mais exigentes. 

Twinkling Watermelon

por Murilo

Em um ano com tramas um tanto repetitivas, o refresco veio justamente de um tropo que já havia sido trabalhado em outros k-dramas mas que sempre será bem-vindo, personagens PCD. “Twinkling Watermelon” cativa e fascina com sua história delicada e profunda com um quê de crítica social sobre personagens deficientes auditivos e seu protagonista CODA (filho sem deficiência auditiva de pais com deficiência auditiva). Soma isso a um plot escolar muito prazeroso em uma narrativa sobre amizade, amores na adolescência e relações familiares, e você tem um dos melhores dramas do ano.

Vejo Você Na Próxima Vida

por Ana Carol

O famoso plot não prometeu nada e entregou tudo! Vejo Você na Próxima Vida é um k-drama que fala sobre vidas passadas e certas escolhas que fazemos enquanto vivemos. O drama é um dos melhores do ano pois, além de ter uma história com começo, meio e fim, trabalha muito bem as relações entre os personagens, não fica concentrado apenas no casal principal e como bônus tem uma fotografia impecável. Sem sombra de dúvidas, um dos melhores dramas já produzidos em 2023.