Para comemorar o Dia Internacional do Livro, reunimos alguns leitores da equipe da K4US e trazer para vocês uma lista com 6 Livros de asiáticos autores asiáticos ou descendentes para amar! Estão preparades para entrar nesse mar de histórias?

Tudo certo? Então vem com a gente!

O BOM FILHO – JEONG YOU-JEONG

HOPE

Livro O Bom Filho

A escritora sul-coreana Jeong You-jeong não poupou suspense com o thriller “O Bom Filho”. O livro é narrado em primeira pessoa pelo personagem Yu-jin, um nadador que teria um futuro promissor com sua carreira como atleta, se não fosse os sintomas de epilepsia, supostamente causados pelas medicações que toma.

Yu-jin nos conta como era sua infância e nos leva a um passado recheado de traumas, levando o leitor a questionar a veracidade da versão que o protagonista relata, pois em vários momentos o mesmo se contradiz.

Ao longo do livro começamos a perceber que as questões de Yu-jin são muito mais profundas, quando ele acorda todo ensanguentado e percebe que as feridas não são suas ao se deparar com o corpo de sua mãe no meio da sala. Sem lembrar de nada do que aconteceu e certo de que não é o culpado, o jovem nadador resolve investigar o que aconteceu, ao mesmo tempo que desabafa com o leitor, revelando pensamentos inusitados.

A graça do livro é questionarmos se Yu-jin é inocente ou culpado. Só temos a sua visão das coisas que acontecem e só conhecemos seu irmão e sua tia através das descrições que ele nos dá.

O livro contém cenas pesadas com descrições detalhadas de assassinato e assédio. Portanto, não é um livro que recomendaria para qualquer pessoa, mas a história prende a atenção, além de ser surpreendente. A título de curiosidade, o Brasil é bem referenciado no livro, pois o filme favorito do narrador é “A Cidade de Deus”.

A VEGETARIANA – HAN KANG

SISI

Frase retirada do livro A Vegetariana

“A Vegetariana” foi escrita pela Sul Coreana Han Kang e tomou seu espaço como uma das ficções contemporâneas mais perturbadoras e impactantes dos últimos anos. A protagonista YeongHye, até primeiro plano uma mulher bem comum aos olhos da sociedade coreana, causa uma verdadeira cisão, não só em sua vida como de sua família, ao tomar a decisão de não comer mais carne. 

Dividido em três atos, o primeiro estágio de deixar de comer, cozinhar e servir carne, é o primeiro passo de desapego humano e um grito de independência muito particular que parece infectar todos aqueles que rodeiam a protagonista e, consequentemente, o leitor.

Ao final, no meu entendimento, é um grito pela liberdade e uma renúncia às imposições feitas pela sociedade e família, que só através de uma transcendência destrutiva a protagonista consegue atingir o pleno estado de si mesma. 

LEGEND – MARIE LU

ANNYIE

Capa do livro Legend

A trilogia* de livros foi escrita pela escritora chinesa – mas naturalizada nos Estados Unidos – Marie Lu. Legend é uma distopia que embora se passe no ano 2130 D.C., é uma narrativa bastante atual que conta a história da promessa da República da América, June, e do criminoso mais procurado do país: Day. Juntos eles irão descobrir que estão no meio de um golpe governamental e que o país irá fazer de tudo para esconder seus mais sórdidos segredos de sua população.

Legend é uma história eletrizante ao mesmo tempo que é extremamente perturbadora, pois os tais segredos que o governo esconde de seu povo são aterradores, e o sistema no qual June tanto acreditava e lutava, acaba se transformando numa grande farsa revestida de morte, autoritarismo e conservadorismo. 

Além de uma crítica concisa contra certos parâmetros políticos, Legend também irá discutir muito a questão da Educação e do quão é importante nós sairmos da nossa zona de conforto ou da própria bolha que construímos; e faz nos questionarmos e olharmos para as pessoas ao nosso redor. Essa ação é personificada em Day, que mostra como as coisas de fato funcionam para June e que, no fim das contas, o verdadeiro criminoso não é ele. E sim o sistema.

Obs: digo trilogia* pois “Rebel” foi aquela decepção que todes os fãs já sabem rsrs

A NOIVA FANTASMA – YANGSZE CHOO

ANNYIE

Arte do Livro A Noiva Fantasma

Escrito por uma descendente de malaios, “A Noiva Fantasma” nos faz viajar até a Malásia de 1893 onde iremos conhecer não só sobre a cultura e as questões sociopolíticas que o país vivia, como também sobre sua mitologia e crenças. A família de Li Lan está mal financeiramente e, com isso, surge a oportunidade de ouro para a jovem: se casar com um jovem herdeiro de uma família importante e próspera. E qual seria o problema em tudo isso? Bom, além de Li Lan ter 16 anos e ser algo arranjado, o noivo está morto.

A jornada de Li Lan começa quando ela, no meio de muitas contradições e descobertas sobre a sua própria família e a de seu noivo morto, vira uma fantasma e precisa urgentemente recuperar seu corpo. Mas recuperar sua vida não vai ser nem um pouco fácil, quando se tem um prazo bastante curto para fazê-lo e, caso ela não consiga, ela continuará um fantasma para sempre enquanto outro espírito usa seu corpo no mundo mortal.

Todavia, a garota irá receber ajuda de um ser bastante misterioso porém extremamente inteligente e habilidoso chamado Er Lang. Uma curiosidade a mais é que, embora a prática tenha sido banida na época Revolução Cultural por Mao Tsé-Tung, as “noivas fantasmas” ainda resistem até hoje em algumas partes da cultura asiática. Isso se deve pois o casamento era usado como uma forma de tranquilizar um espírito inquieto e também garantir às mulheres um lugar para morar e estabilidade. Mas o preço a se pagar era alto demais…

O livro também conta com uma adaptação para série pela Netflix!

O PREDADOR – TESS GERRITSEN

HOPE

Frase de um dos livros da autora Tess Gerritsen

Tess Gerritsen é uma escritora sino-americana que não mede palavras ao fazer descrições viscerais em “O Predador”. Livro para quem tem estômago, conta a história sobre um grupo de turistas que são brutalmente assassinados enquanto faziam uma viagem no safári da Botsuana. O assassino estava entre eles e acaba deixando passar uma sobrevivente, Maura Isles, que nos mostra seu ponto de vista ao tentar fugir de muitos predadores, inclusive o humano. 

Seis anos depois, um homem é encontrado morto pendurado e com suas vísceras para fora, como um animal prestes a ser empalhado. Ao longo da investigação desse crime, a detetive Jane Rizzoli desconfia que o assassino do safári de anos atrás é um dos suspeitos e, possivelmente, um serial killer. 

Ao longo do livro, as histórias de Isles e Rizzoli se cruzam e seus pontos de vista prendem o leitor a descobrir o que aconteceu. Aliás, uma curiosidade é que a autora também é médica, então ela foi bem detalhista e com descrições bastante sangrentas. 

É bem comum lermos ou assistirmos alguma produção de investigação policial na qual pelo menos um dos personagens é um homem. O que mais me prendeu e chamou atenção, além da investigação policial e dos detalhes e conhecimentos da própria escritora, foi em como ela fez as duas protagonistas do livro serem fortes e determinadas. 

HEAVEN OFFICIAL’S BLESSING – MO XIANG TONG XIU

ANNYIE

Arte do livro / novel de Heaven Official’s Blessing

Escrita pela chinesa Mo Xiang Tong Xiu, “Heaven Official’s Blessing”, também conhecida como “Tian Guan Ci Fu”, é uma história que pode ser descrita em 3 palavras: viciante, esplêndida e romântica. O livro conta a história de Xie Lian, um ex-príncipe de um reino muito importante que foi banido para o reino mortal com a missão de exorcizar espíritos para limpar a sua “barra” com o Reino dos Céus.

Devido a isso, ele se envolve com San Lang, uma pessoa extremamente enigmática e de sorriso fácil que Xie Lian, diferente de seus outros dois companheiros designados para ajudarem em sua missão, não desgosta nem um pouco. Enquanto todos parecem estar contra a presença daquele rapaz em sua missão, Xie Lian aprecia bastante sua companhia.

No meio dos vários casos e problemas que Xie Lian vai passando durante o livro, ele acaba descobrindo um segredo obscuro e perigoso que está sendo escondido pelos deuses celestiais. E que talvez, seria dos próprios deuses a quem Xie Lian deveria temer.

Heaven Official’s Blessing é uma obra de 4 livros muito ricos culturalmente, que te levam para um novo mundo onde você não sabe se torce pelo casal principal ou fica nervoso e paranoico por causa de ambos.

Além de Xie Lian ser um personagem extremamente único durante a narrativa, também ficamos com aquele gosto de “quero mais” com San Lang. Que não mede esforços para mostrar todo seu carinho e adoração para Xie Lian – seu querido Gege – e que, diga-se de passagem, o ex-príncipe não é nem um pouco contra. Os dois formam o casal perfeito que muitas pessoas amantes de uma história de fantasia, romance e mistérios estavam esperando, e eu me incluo nisso!

Essa obra incrível ainda conta com um manhua, uma animação em Donghua disponível na Netflix que está com a 2ª temporada confirmada para o ano de 2022 e ainda conta com uma futura adaptação em drama!


Todos nós da K4US desejamos a vocês um ótimo Dia Internacional do Livro! Esperamos que vocês tenham gostado das nossas recomendações de autores asiáticos e de descendentes de asiáticos que são excelentes obras para vocês darem uma conferida. Que a leitura seja algo cada vez mais e mais valorizado no nosso país e no mundo!