Começa na próxima quinta-feira (23.05) a 1º Semana KOFF de Cinema Coreano em parceria com o Spcine no Centro Cultural Vergueiro em São Paulo (CCSP). De 23 a 29 de maio, o circuito exibirá 18 filmes, entre longas e curtas, sendo a maioria inéditos, além de debates com cineastas, produtores, curadores e apresentações tradicionais.
Longas de sucesso como “Minari”, “Invasão Zumbi” e “A Criada” estão na curadoria de filmes que serão exibidos e debatidos no festival. Os ingressos para as sessões serão vendidos a preços populares entre R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
As bilheterias abrem sempre uma hora antes do início da primeira sessão do dia e se encerram 30 minutos após o início dela. Todos os filmes serão exibidos na Sala Paulo Emilio.
Confira a programação completa:
Dia 23/05 (quinta-feira):
15hs – Mr. Tent the Flat (2020)
DCP – 19’ – Legendado Classificação 16 anos
Diretor: Taeho SONG
Elenco: Youngsik KO, Jaefeel HWANG
Sinopse: Fin Kim, que subiu ao telhado do suicídio, vacila em sua primeira tentativa de suicídio. Nessa época, o Sr. Flat sempre falhava em cometer suicídio e ficava sentado no telhado. Sr. Flat sai da tenda. Fin Kim está irritado com o Sr. Flat, que nunca se perguntou por que está tentando se matar.
17hs – Blue Grey (2019)
DCP – 21’ – Legendado Classificação 14 anos
Diretor: Katie Kim
Elenco: Flora Jiwu Hwang, Im Ji-hwan
Sinopse: Seul, 1989. Dois jovens vão a um encontro às cegas por suas famílias. A nova-iorquina Jiho, forçada a ficar cega pela primeira vez encontro com um Seouler Moonsik, pretende sabotar o encontro a todo custo, pois ela não está interessada no casamento e quer retornar a Nova York. O despreocupado e ousado Jiho forma um contraste total com o gentil e fraco Moonsik. Como a data chega ao fim, algo que eles não esperavam aconteceu uma conexão genuína.
19hs – Minari – Em Busca da Felicidade (2020)
DCP – 115’ – Legendado Classificação 12 anos
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE (SALA) + CALIGRAFIA COREANA (FOYER)
Diretor: Lee Isaac Chung
Elenco: Steven Yeun, Yeri Han, Yuh-jung Youn
Sinopse: Protagonizado por Steven Yeun – o Glenn de “The Walking Dead” –, o filme acompanha um casal coreano que muda, junto com seus dois filhos pequenos, para uma pequena fazenda no Arkansas, Estados Unidos, em busca do sonho americano. A rotina da família se transforma com a chegada de Soonja (Yuh-Jung Youn), a avó fora dos padrões que veio morar com eles. Em meio à instabilidade e aos desafios desta nova vida, o filme mostra a resiliência da família e o que realmente importa em um lar. Minari ganhou o título de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Globo de Ouro de 2021.
Dia 24/05 (sexta-feira):
15hs – Black Out: Mafia Game (2021)
DCP – 11’ – Legendado Classificação 16 anos
Diretor: Lee Hyeong-goo
Elenco: Anupam Tripathi, Ji Ye Eun, Kim Han Na, Kim Jeong Hyeon
Sinopse: Uma mesa redonda de personagens distintos, cada um obcecado por um dos cinco sentidos, participa de um jogo de dedução social com apostas muito, muito altas. Quando as luzes se apagarem, quem será eliminado? Co-estrelado por Kim Jung-hyun da série de TV MR. Fãs de QUEEN… e SQUID GAME, assistam a uma participação especial! – Rupert Bottenberg.
17hs – Oral Traditional Song (2021)
DCP – 17’ – Legendado Classificação 16 anos
Diretor: HMI
Elenco: Jo Bok-rae, Kim Do-eun, Jin Si Won
Sinopse: Kyung-soo, que sofria de insônia devido a problemas de emprego, saiu para passear à noite e ficou cativado pelo belo canto de Si-yeon em um parque vazio. Por causa da insônia, Kyung-soo gravou secretamente a música e a levou para casa.
19hs – A Maldição – Despertar dos Mortos (The Cursed: Dead Man’s Prey) (2021)
DCP – 109’ – Legendado Classificação 14 anos
Diretor: Kim Yong-wan
Elenco: Uhm Ji-won, Jung Ji-so, Oh Yoon-ah
Sinopse:Uma série de assassinatos são cometidos por mortos-vivos. No primeiro caso, o corpo do suspeito é encontrado ao lado da vítima na cena do crime, mas a polícia descobre que o cadáver morreu há três meses. Enquanto isso, a jornalista LIM Jin-hee recebe uma ligação misteriosa de um homem que afirma ser o culpado do assassinato.
Dia 25/05 (sábado):
17hs – Watch (2017)
DCP – 24’ – Legendado Classificação 16 anos
Diretor: Cho Hyun -Jun
Elenco: Ryu Kyung-soo, Bae Woo-jin
Sinopse: Quando tem a oportunidade de aliviar o abuso constante de seus superiores do exército, o soldado Hyun Jo está disposto a cometer seus próprios crimes prometendo consequências ainda mais graves.
19hs – Ligação Explosiva (Hard Hit) (2021)
DCP – 95’ – Legendado Classificação 14 anos
Diretor: Kim Chang-ju
Elenco: Jo Woo-jin, Lee Jae-in and Ji Chang-wook
Sinopse: O gerente de banco, Sung-gyu (Jo Woo Jin), está a caminho do trabalho com seus 2 filhos quando recebe uma ligação de um número restrito. A pessoa na linha afirma que Sung-gyu está sentado em uma bomba e avisa que se ele sair de seu assento, a bomba explodirá… Inicialmente, Sung-gyu ignora a ameaça, mas quando ele vê outra pessoa morrendo em um carro-bomba bem na frente de seus olhos, ele percebe que a situação é real. Como se isso não bastasse, a polícia começa a considerá-lo o principal suspeito do ato de terrorismo. Desesperado, Sung-gyu está em uma encruzilhada, pois ele não pode desligar e precisa manter seus filhos seguros.
Dia 26/05 (domingo):
15hs – Cut and Paste (2022)
DCP -27’ – Legendado Classificação 12 anos
Diretor: Kim Hyojun
Elenco: Jaefeel Hwang, Hyegyeong Shin, Jaehee Jang, Sanghee Lee
Sinopse: Jungho, que mora com a mãe em um apartamento apertado de um cômodo, descobre que sua mãe criou um novo cartão de crédito sem avisá-lo. Sem outra opção, ele resolve tomar medidas drásticas.
17hs – Journey (2020)
DCP – 45’ – Legendado Classificação 14 anos
Diretor: Gyeongjin PARK
Elenco: Seoyeon HAN, Jintae KIM
Sinopse: Jung-a, que está prestes a desistir de sua carreira como cantora e compositora após engravidar do filho de seu namorado falecido. Ela viaja para se preocupar consigo mesma e para compor sua última música, onde é confessada por Sung-hyeon, que é próximo dela.
19hs – Invasão Zumbi (Train to Busan) (2016)
DCP – 118’ – Legendado Classificação 16 anos
APRESENTAÇÃO (SAMUL NORI)
Diretor: Yeon Sang-ho
Elenco: Gong Yoo, Jung Yu-mi, Ma Dong-seok, Kim Su-an, Choi Woo-shik, Ahn
So-hee, Kim Eui-sung
Sinopse: Um surto viral misterioso deixa a Coréia em estado de emergência. Como um vírus não identificado se alastra pelo país, o governo Coreano declara lei marcial. Todos que estão no trem expresso para Busan, uma cidade que defendeu com sucesso o surto viral. Agora eles devem lutar por sua própria sobrevivência!
Dia 28/05 (terça-feira):
15hs – The Princess’s Fruit Stand (2021)
DCP – 27’ – Legendado Classificação 12 anos
Diretor: Jiwoon CHUNG
Elenco: Hyerim JO
Sinopse: Há uma mulher chamada Gong-joo. Talvez seja devido à filosofia única de seus pais. Mas Gong-joo acredita que ela é uma princesa de verdade. Ela esconde sua identidade das pessoas ao seu redor. À medida que ela envelhece, seu pai conta a verdade a Gong- joo. Mesmo assim, Gong-joo fica satisfeita com o fato de ter se tornado uma plebéia e descobre que um lugar mais bonito do que o palácio real é onde ela realmente mora agora. Mais do que o lugar, o amor e a aceitação das pessoas ao seu redor eram um bem verdadeiramente valioso.
17hs – Dancing in The Street (2021)
DCP – 26’ – Legendado Classificação 14 anos
Diretor: Sehee KIM
Elenco: Soyeon KANG, Minju KIM
Sinopse: Ji-sung e Min-joo são uma dupla de música folk ‘Hokey Pokey’. No entanto, após a queda de seu 2º álbum, eles embarcam em seu caminho para fugir do presidente da empresa que quer colocá-los no palco da boate. Em sua fuga noturna, eles enfrentam situações inesperadas e conhecem pessoas especiais.
19hs – A Criada (The Handmaiden) (2016)
DCP – 144’ – Legendado Classificação 18 anos
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
Diretor: Park Chan-Wook
Elenco: Kim Min-hee, Kim Tae-ri, Ha Jung-woo and Cho Jin-woong.
Sinopse: Coréia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee), que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem com o plano, até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko.
Dia 29/05 (quarta-feira):
15hs – Menudeldia (2020)
DCP -19’ – Legendado Classificação 12 anos
Diretor: Charyeong SEO
Elenco: Eun CHOI, Siyoung LEE
Sinopse: Sun-ja, que sempre coloca a família antes de si mesma, mas nunca se cuidou nem soube cuidar, entra acidentalmente em um restaurante. Enquanto a dona do restaurante, HAN Bom, prepara um prato só para Sun-ja, ela se conforta e sente que sua autoestima aumenta. Através da comida, o filme conta a história de ser honesto consigo mesmo e aprender a amar a si mesmo para crescer.
17hs – Misdelivered (2021)
DCP – 10’ – Legendado Classificação 12 anos
Diretor: Kwak Jae Hyeok
Elenco: Hyunji KONG, Wooyeong JUNG
Sinopse: Hee-joo enviou acidentalmente um pacote importante para seu endereço antigo. Após uma discussão com o entregador, vai até o local procurar a encomenda.
19hs – A Bit Different (2021)
DCP – 144’ – Legendado Classificação 18 anos
SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE
Diretor: Lee Woodong
Elenco: Lee Jihoon, Yoon-su Oh
Sinopse: Uma emissora de TV pretende realizar um Reality Show em torno da prisão de um assassino. No entanto, a confusão criada pelos policiais, o assassino e a equipe de TV faz a situação fugir do controle e interesses de terceiros vêm a tona! Toda essa situação caótica é narrada de forma intensa e vibrante pelo filme.
SOBRE O KOFF
O Korean Film Festival – KOFF SP (Festival de Cinema Coreano SP) é uma iniciativa do Instituto São Paulo de Arte e Cultura – ISPAC, apresentando as produções cinematográficas sul-coreanas, desde filmes de arte e dramas até terror e ação.
Em 2023, sua primeira edição, O KOFF comemorou os 60 Anos da Imigração Coreana no Brasil e o Dia da Cultura Coreana em Piracicaba, o festival ofereceu 14 mil ingressos gratuitos nas cidades de Piracicaba e São Paulo. Apresentando obras aclamadas como “Parasita”, “Oldboy” “Minari”, “Decisão de Partir”, “Broker”, “Em Chamas” e “Um Motorista de Táxi”, entre outras, foram exibidos mais de 80 filmes, entre curtas e longas-metragens.
SOBRE O CIRCUITO SPCINE
O Circuito Spcine é uma realização da Spcine, Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, iniciativa da Prefeitura do município com foco no desenvolvimento dos setores de cinema, games e novas mídias. Em março de 2016, o Circuito Spcine inaugurou uma rede de salas de cinema públicas, colocando em contato diferentes locais da cidade que não tinham acesso ao cinema: 15 CEUS e 5 Centros Culturais.
O projeto oferece uma experiência total do cinema, com projetores digitais de alta tecnologia e programação regular e de qualidade. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster.