Kill Boksoon
Título original: 길복순
Ano de lançamento: 2023
Direção: Byun Sung Hyun
Roteirista(s): Byun Sung Hyun
Elenco: Jeon Do Yeon, Sol Kyung Gu, Esom, Koo Kyo Hwan, Kim Shi Ah
Este filme não é recomendado para menores de 16 anos.
“Kill Boksoon” estreou na Netflix no primeiro semestre de 2023 e ocupou, mesmo que por alguns dias, o Top 10 dos mais assistidos do Brasil.Independentemente, se você chegou aqui por curiosidade para saber mais sobre o filme ou para ter mais uma opinião sobre a produção sul-coreana, vamos lá!
Em “Kill Boksoon” acompanhamos Gil Bok Soon (Jeon Do Yeon), uma mulher bem sucedida e com uma carreira bem consolidada como assassina de aluguel, mas não só isso, ela também é mãe solo e tem que cuidar de sua filha adolescente Gil Jae Young (Kim Shi Ah). Bok Soon se esforça bastante para manter seu bom desempenho no trabalho e criar bem sua filha, mas à medida que Jae Young tem crescido tem sido cada vez mais difícil se comunicar com a filha. Nesse sentido, Gil Bok Soon se vê numa encruzilhada onde quer ser uma boa mãe, mas também não quer abrir mão da carreira que construiu arduamente.
Chegando perto da época de renovação do seu contrato com a empresa de assassinos para a qual trabalha, enquanto decide pela aposentadoria ou renovação do contrato, Bok Soon se vê presa em uma disputa de interesses entre Cha Min Gyu (Sol Kyung Gu) e Cha Min Hee (Esom) que ocupam as maiores posições de poder da empresa. Assim, algumas situações acabam levando Gil Bok Soon, a melhor na profissão, a ser caçada pelos seus colegas de trabalho, com um prêmio por sua cabeça. Será que Bok Soon será capaz de sobreviver?
A proposta de “Kill Boksoon” não foge muito do que já foi visto em outros filmes que abordam a temática de assassinos de aluguel. No entanto, o que talvez possa diferir essa produção das demais é trazer a ideia de que os assassinos contratados por empresas diferentes e estas por sua vez são procuradas pelos clientes. Assim, a empresa designa o assassino certo para cada situação. Dentro das empresas ainda, os assassinos são classificados em níveis e devem seguir regras gerais de conduta caso os contrário são demitidos ou caçados.
Esse foi o caso da nossa protagonista Gil Bok Soon que, ao ser colocada em uma situação, acaba infringindo uma regra. Quando essa situação é somada a disputa de interesse que ocorre na empresa, tudo vira uma bola de neve que culmina com a cabeça da assassina indo a prêmio. E se você espera que eu diga “e é aqui que a ação começa”, não se engane “Kill Boksoon” é ação do início ao fim, literalmente.
Por isso, esse é um dos grandes pontos fortes da produção. Da primeira cena a última é tiro, porrada e facada que não acabam mais! E como essa mulher manda bem no que faz, com uma excelente habilidade para ler as ações e os próximos passos das pessoas, Bok Soon é quase invencível, mas isso não quer dizer que ela não apanhe, só quer dizer que ela é dura na queda mesmo. As cenas de luta no geral são bem filmadas e dirigidas, contam com muita tensão e passam aquele sentimento de confusão que uma briga/luta de verdade passaria.
Como foi dito, em contraposição a sua versão assassina, Gil Bok Soon também é mãe. Uma mãe solo, que se esforçou para criar sua filha, é atrapalhada e se preocupa bastante se está cuidando bem dela. Nesta versão vemos que Bok Soon não é uma mulher de ferro, ela sente muito e se preocupa bastante se está fazendo um bom trabalho como mãe. O choque entre os dois opostos dela ajuda bastante na construção da personagem e até mesmo do roteiro, o que muitas vezes pode ficar em segundo plano em filmes dessa temática.
No que diz respeito ao trabalho do elenco, Jeon Do Yeon está brilhante em sua personagem, entregando interpretação e emoção. Acredito que outros destaques valem para Esom que interpreta Cha Min Hee impressionantemente e Koo Kyo Hwan que mostra mais uma vez sua desenvoltura como Han Hee Sung.
Seguindo o que foi dito anteriormente, “Kill Boksoon” não foge do que já foi visto em outros filmes com a mesma temática, mas acredito que isso não pode ser parâmetro para determinar uma produção como boa ou ruim, tudo depende do que você está procurando para assistir. Então, se você procura por um bom filme de ação, com ótimas cenas e uma protagonista para torcer a favor “Kill Boksoon” será uma escolha certeira.
Confira o trailer:
Texto por Leticia | Revisão por Sisi | Equipe de Redação da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos