No último final de semana ocorreu a primeira edição do K-Festival em Brasília para celebrar os 60 anos da imigração sul-coreana no Brasil,  e o público brasiliense não poderia ter ficado mais satisfeito com esse evento. Muito se deve ao fato do brasiliense estar cada vez mais abraçado à onda “Hallyu” ao longo desses anos e combinada com o período da pandemia, muitas pessoas da cidade se interessaram em saber mais sobre k-dramas, k-pop, comidas típicas e muito mais. 

Imagem: Brasília in Foco

Um evento como o K-Festival ser realizado na capital do país, onde não é comum de ser cogitada, mostrou que a cultura sul-coreana se firma em terras brasilienses, e o público em geral, até quem foi só acompanhar os filhos ou foi de curioso, ficou surpreso e maravilhado com as atrações que vieram durante os três dias de festival. E se você não pôde ir ao evento, venha saber com a gente um pouco do que rolou durante o festival!


Abertura do evento

Assim que você chega na entrada do evento, já é possível ver a exposição sobre a Coréia do Sul e banners informativos. É uma boa forma de conectar a Coréia do Sul com o público, para que ele possa ver como é visualmente um dos destinos mais procurados atualmente. De Jeju à Busan, você se sente tele transportado para esses e outros lugares.

Logo ao lado, você encontra o palco auxiliar, onde acontecem entrevistas com influencers e artistas convidados como o DJ Won, Gabriel Yunkim, influencer brasiliense já conhecido por todos da capital e também um dos apresentadores do evento. O grupo cover de k-pop e autoral VIP e a musicista e empresária Mariana Tollendal também marcaram presença e foram super gentis com todos que pediam para tirar uma foto, dentre outros que passaram por ali durante o dia.

Os estandes com produtos como canecas, ecobags e cosméticos também estavam a todo vapor. Expositores como a ByKorea Beauty, uma das lojas de cosméticos mais engajadas e procuradas pelos amantes da boa e tradicional skincare coreana, manteve o interesse de todos durante os três dias de evento e não foi para menos. Os produtos de qualidade e o bom atendimento fizeram jus ao trabalho feito pela CEO Carol, que morou no Brasil por 15 anos. Ela entende do que o público brasileiro gosta, então trouxe os melhores produtos para exibição e claro, para você fazer suas comprinhas. 


Atrações, comidas coreanas e muitos shows

Não só os estandes fizeram sucesso entre os fãs de k-drama, k-pop e skincare. As atrações, comidas típicas da Coreia do Sul e obviamente os shows, foram o auge do festival. Imagina você poder ver de perto a orquestra sinfônica MV Orquestra, que trouxe o melhor dos arranjos de k-pop criados por Mathews Vinicius e regidos pelo Maestro Joel Barbosa. Grupos de dança e canto como das meninas do WeStay, que levantaram a platéia durante toda a sua apresentação e foram aplaudidas de pé, cantores líricos como Daniel Lee, que não só fez uma performance linda como também trouxe para o público curiosidades sobre o país, e fez o público cantar músicas do BTS em coreano. A platéia do início ao fim, sempre aplaudindo com entusiasmo cada interação que ele fazia. Entre um intervalo de uma apresentação e outra, as pessoas poderiam saborear as comidas típicas como bulgoggi, oferecido pelo restaurante Soban, localizado na região do Plano Piloto, na CLS 111 Sul e drinks a base de soju oferecidos pelo Komowó Drinks. Além de ser muito gostoso, é refrescante e  amenizou um pouco do calor (que não era pouco). E se você assim como eu estava com saudades de saborear uma boa comida coreana, esse evento jamais te decepcionaria nesse quesito. Tinham muitos outros estabelecimentos com uma ótima refeição asiática para aproveitar.

Depois de se alimentar bem e recuperar as energias, hora de voltar aos shows! Se recordam que eu disse acima que shows como da MV Orquestra, WeStay e de Daniel Lee não foram os únicos do evento. O público amou? Claro que sim! Mas ainda aguardavam o show chave do evento, e não é todo dia que teremos a chance de ver um grupo de k-pop fazendo show em Brasília, não é mesmo? 

“MUSTB, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver!”

Banda sul-coreana MUSTB/Divulgação: Agência de Notícias CEUB

O grupo MUSTB formado em 2019 pela MustM Entertainment, foi confirmado como atração principal do evento e fez o público de Brasília ficar em êxtase e ansioso pela apresentação. Era a primeira vinda do grupo ao Brasil e ainda bem que foi para esse festival. Taegeon, Wooyeon, Doha, Soohyun, e Sihoo mal podiam esperar para encontrar com seus muffins (apelido dos fãs da banda) e deixaram isso muito claro durante a passagem de som no período da tarde.

Após terem seu show aberto por ninguém menos que DJ Won (coreanowon), que incendiou a platéia com músicas do k-pop, a banda tratou de continuar a alimentar a euforia do público que mesmo com o calor, estava gritando a plenos pulmões seus nomes a todo momento e a cada performance era aplausos, euforia, gritos. Acho que eles não imaginavam que seriam recebidos com tanto carinho e mesmo os meninos sofrendo (muito) com o calor, isso não os desanimou e muito menos o público, que sempre que podiam, soltavam palavras de incentivo para a banda e aplaudia sempre que eles paravam para interagir. Um dos pontos altos do show, foi o momento que performaram “Señorita”, uma música muito pedida pelos fãs. Nesse momento dava para sentir que a banda conquistou de vez os brasilienses, que simplesmente não queriam que o show acabasse. Soohyun até jogou água na platéia durante essa performance, então é óbvio que depois disso, realmente ninguém queria ir embora.

Outro momento emocionante foi quando, mais para perto do fim do show, todos começaram a cantar “parabéns para você” para Sihoo (teve até bolo). Durante esse momento a plateia puxou o coro em coreano e conseguiu cantar direitinho a canção de aniversário. Sihoo ficou sem graça e emocionado. A Wooyeon no final disse que levou 5 anos para a banda conseguir vir ao Brasil e que eles não poderiam estar mais felizes. Perguntaram  para o público se eles voltariam na próxima vez e claro que a resposta foi “sim!”. Foi o fechamento perfeito, para uma noite perfeita e tenho certeza que nem eles, nem os brasilienses irão esquecer.


Brasília na rota de futuros festivais?

Brasília tem um público exigente mas que sempre está disposto a comparecer a eventos diferentes, que fujam do corriqueiro. Ainda mais quando é possível incluir pessoas vindas da periferia da capital. O K-Festival mostrou que além da disposição, há demanda e público para eventos de k-pop e cultura asiática no geral. Desde que seja bem estruturado, apoiado pelo governo e bem divulgado (o que muitas vezes é um problema), dá sim para entregar algo legal e fugir do eixo São Paulo. 

O K-Festival teve lotação máxima durante os três dias de evento e isso só prova que a capital do Brasil tem muita capacidade de organizar atrações que agradem a todos, sem restringir ninguém. Todos merecem poder curtir e apreciar um evento na sua própria cidade, sem precisar se preocupar em gastar com passagens aéreas, acomodações a preços exorbitantes. Que essa primeira edição do K-Festival tenha sido a primeira de muitas, estamos torcendo para isso!

Gostou do K-Festival e do nosso conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais e em nosso site para ficar por dentro dos eventos que vem por aí!


Texto por Mari Araújo | Revisado por Ana Carol | Equipe de Redação da K4US | k4us.com.br | Não retirar trechos ou texto na íntegra do site sem os devidos créditos