Muitas pessoas não sabem, mas existe um preconceito ENORME dentro da comunidade do hip-hop coreana com relação aos rappers idols. Hoje a gente vai bater um papo para entender porque rappers idols e undergrounds não se bicam, conhecer algumas curiosidades e até dar uma mergulhada no mundo complexo do hip-hop.

Talvez esse texto fique longo. Mas é maneiro, prometo ????

AVISO INICIAL: Acabei citando BTS e coisas mais próximas da realidade de alguns kpoppers, justamente para facilitar o entendimento de algumas pessoas. Porque sabemos que a maior parte do publico da K4US é familiarizado com grupos mais famosos de kpop. Por isso, citar coisas “proximas da realidade do publico”, ajuda a compreender alguns pontos que foram explicados aqui. com Assim como cito vários outros rappers, que não fazem parte do kpop. Achamos válido fazer essa ressalva. Então bora?

Antes de mais nada, vamos assimilar duas coisas:

  • Idol = Ídolo. Artistas treinados durante anos por empresas para, enfim, estrearem em um grupo de musica pop na coreia.
  • Underground = algo que é obscuro, escondido, subterrâneo.

Termo é utilizado (em um contexto geral) para referir-se a “culturas” que fogem dos padrões (padrões comerciais, também) “normais” conhecidos pela sociedade. Geralmente algo que não segue modismo ou aparece nas mídias. Está ligado a todo tipo de arte: musica, cinema, desenho, etc…

Dentro do rap, isso significa que a pessoa geralmente não está sob os holofotes ou tendo atenção da maioria da sociedade/mídia, assim como possui uma maneira própria de fazer rap, onde cada um cria e produz a própria musica. Dentro da vertente “underground” é muito comum a existência do freestyle (rimas de improviso), diss, batalhas de MCs, e etc. (Caso não conheça esses termos, basta dar um “google pesquisar”: www.google.com.br)

Quando um artista underground passa a receber atenção e popularidade, GERALMENTE ele deixa de fazer parte do cenário underground (cenário desconhecido), para se tornar algo um pouco mais comercial. Mas na maioria das vezes, não perdem aquela linha do rap mais pesado.


Se você já assistiu o programa “Show me the Money” ou o “Unpretty Rapstar” (dois programas focados no hip hop da Mnet) provavelmente já está ciente do asco que os rappers no geral sentem dos idols que aparecem nesses programas.

Isso acontece porque idols tem uma característica “fake”. Dentro da comunidade do hip-hop os idols são vistos como bonequinhos das empresas. E realmente, a maioria deles são, sim. Fazem, falam, agem e se vestem como a empresa quer. Por isso, uma porcentagem grande dos rappers de grupos de kpop, não são rappers de verdade. São pessoas que são treinadas para cantar rápido e aparecer no palco fazendo algo que se pareça com rap.

Por isso, os rappers undergrounds se sentem ofendidos. Como se alguém estivesse banalizando a cultura do hip-hop a qual respiram.

Para provar que isso não é uma mentira, mostro-lhes o caso do Jackson, do GOT7.

~(está legendado) eu morro de rir desse vídeo. Jackson, eu escolhi te amar~

Durante um programa onde Jackson estava acompanhado de Rap Monster (os dois são bem amigos), o apresentador pediu para que eles fizessem uma batalha de rap, tendo em vista que os dois idols possuem posição de rappers em seus grupos. Então Jackson estremeceu, falando que ele não era um rapper (são tipos de diferentes de rappers), pois ele não conseguia competir com Rap Monster numa batalha de freestyle. Rap Monster começou sua carreira no rap underground, já o Jackson, além da língua nativa ser o Chinês (deixando claro que pode ser complicado sair inventando uma letra de rap em coreano) também não tem essa prática, porque ele não é RAPPER, ele só FAZ rap (faz o que mandam ele fazer – e pronto, acabou!)

Como mencionei acima, alguns rappers idols começaram no cenário underground e depois acabaram se juntando ao entretenimento, porque o rap underground não dá dinheiro, apenas um ou outro rapper acaba conseguindo algum tipo de sucesso. Teoricamente (repito: T E O R I C A M E N T E) o programa “Show me the Money” surgiu para revelar talentos do underground, em disputas pesadíssimas de rap, para de alguma maneira, achar alguém nesse meio que possa fazer muita grana. AMOSTRA A BUFUNFA! O programa acabou perdendo um pouco do “prestigio” ao permitir que rappers idols pudessem participar do programa.

Exemplo de idols que vieram do underground: LE (EXID), Rap Monster e Suga (BTS), Jooheon (Monsta X), Zico e P.O (Block B), Yonguuk (B.A.P), Mino (WINNER), entre vários outros. Eles viviam do hip hop e constantemente no anonimato, até se juntarem ao entretenimento.

~ LE quando era underground ~

Alguns desses caras perderam o prestigio e reconhecimento que tinham no cenário underground ao se juntarem a um grupo de KPOP. Por isso, alguns acabaram virando produtores independentes, lançando mixtape e até mesmo optando em participar do Show Me The Money, para tentar provar que não são bonequinhos das empresas (vamos falar disso lá na frente).

Exemplo dessa perda de prestigio, foram as ofensas que a rap line do BTS recebeu do rapper B-Free (Underground) durante um programa de rádio, atacando os meninos por eles usarem maquiagem. O que não é algo comum dentro do cenário underground. Além de falarem sobre a superficialidade e postura de idols.

Outro exemplo é quando aparece algum rapper idol no SMTM, e no meio do rap eles soltam uns palavrões. Os rappers undergrounds ficam todos assustados. Pois os palavrões distanciam esses idols de suas imagens de “santinhos”, tendo em vista que idol não pode falar palavrão.

~ apresentação do Jooheon do Monsta X, no SMTM, onde ele impressiona com a atitude, letras e palavrões ~

Então vamos por partes. Igual esquartejador.

Idols precisam ter uma imagem fofa, cordial, serem os príncipes encantados, sexys, delicados, lindos de morrer, com pele perfeita, bem vestidos, naquela pegada: “sem gênero, mas vim te seduzir”.

No underground os caras não estão nem aí para pele, maquiagem ou palavras bonitas. O rap underground é sobre temas polêmicos, controversos, criticas para questões sócio-políticas, sobre sujeira, obscuridade, luta, pobreza ou ostentação, irmandade, realidade social, preconceitos, caráter (bom ou ruim), etc. Falam abertamente usando rimas poéticas, sobre coisas que possam chocar.

Por isso, para a galera do Under, esse pessoal do KPOP não tem essência. Porque eles não falam de coisas que são a verdadeira característica do hip-hop, e nem sobre o que realmente querem falar. Não podem nem sequer falar palavrões, se não, é uma certeza que serão odiados pelos fãs.

Por serem tão desvalorizados, os idols que realmente gostam e respiram hip-hop, fazem questão de mostrar isso, lançando mixtapes (ou dão uma de doidos varridos e vão pro Show Me The Money). Mixtape geralmente é um compilado de musicas, escritas e produzidas pelo próprio cara que as canta e disponibilizada gratuitamente para download. Isso já mostra que eles podem sim ter autonomia para criar e falar sobre o que quiserem.

Um exemplo disso (explicando de maneira bem superficial/sem detalhamento), é o Suga. Para distanciar ainda mais sua mixtape de sua imagem pura de idol, o rapaz trocou seu pseudônimo para “Agust D”. Suga é o rapper idol, Agust D é o rapper underground. Suga não pode falar palavrão, Agust D xinga até sua mãe de puta se ele quiser 🙂 Por isso ele saiu mostrando dedo do meio e falando altos palavrões em seus clipes, porque essa é uma coisa que ele não poderia fazer dentro do BTS – um grupo idol que tem que manter a imagem de santos. Mesmo August D e Suga sendo a mesma pessoa.

Veja essa entrevista, onde rap monster comenta como é complicado ter seu cérebro dividido entre a vida de idol e o desejo de ser um rapper underground: https://btsbr.wordpress.com/2015/05/21/entrevista-hip-hop-playa-rap-monster-mesmo-que-seja-para-dizer-coisas-ruins-eu-realmente-espero-que-voces-oucam-a-mixtape-2/ – ele conta como é complicado falar das coisas sujas do hip-hop e ainda ser um “garoto bonzinho” no KPOP. Hip-Hop não é bonito. Hip-Hop mostra o pior lado das pessoas, fala de coisas que são tabu, e encara tudo de maneira diferente dos outros estilos musicais.

Os rappers idols são tão zoados, que até mesmo a equipe de produção do Show Me The Money tornou Ravi (VIXX) um tipo de cachota. Veja no vídeo:

Os caras fizeram questão de fazer uma compilação de aegyo do Ravi, uma característica forte de idols. Certo? Certo. Rappers fazem aegyo? Não. Pelo menos, não com frequência rs. Por isso nesse episódio do programa, Ravi foi considerado uma piada.

No SMTM ou no Unpretty Rapstar, sempre que algum rapper undergorund batalha com um rapper idol (geralmente, batalhas diss – ou mata-mata – onde você tem que ofender e deixar o adversário sem resposta/desarmado), usam argumentos humilhando-os por serem idols e terem centenas de fãs adolescentes. O B.I (iKON) sofreu muito com isso durante sua aparição no Show Me The Money, e a Jimin do AOA no Unpretty Rapstar.

~ observem que ela pede para censurar a mão dela, pois pode prejudicar a imagem de idol da mesma ~

Temos dois casos raros de idols que se consagraram tanto dentro do cenário underground, quanto dentro da indústria do entretenimento. São eles: Zico e Jay Park. (existem mais casos? Existem. Mas vamos focar nesses dois).

Zico, apesar de ter debutado no KPOP, continuou insistindo em produzir a própria musica e manter o Block B dentro dessa pegada “pesada” do Hip Hop. Por ter um talento explicito para o rap, Zico foi convidado por empresas de entretenimento para compor rap para várias músicas, e também, acabou sendo solicitado como produtor e colaborador de vários rappers underground que atingiram a fama no país. Na Coréia ele até tem uma imagem de “bad boy”, por ter algumas letras pesadas e afrontosas, mas no geral, o HIP-HOP na Coréia ainda está em desenvolvimento, por isso, para outros países é considerado inofensivo (para os americanos e latino-americanos).

Jay Park era líder do 2PM, aí fez umas bostas, foi expulso do grupo, abriu a própria gravadora, faz rap sobre o que bem entende e está ganhando muitos dinheirinhos. O fato é que o cara nunca quis ser idol. Após começar sua carreira solo, conseguiu unir características do entretenimento e do hip-hop. O rapper tem um visual maneiro, é bonito (o que não é comum no hip-hop), esbanja grana, e faz rap de tudo o que se fala no hip-hop, por isso recebe ‘hate’ de fãs de kpop. Ele fala sobre isso nas músicas “In This Bitch X My”, “Trill” e “BO$$” – principalmente em BO$$, onde ele diz que abriu caminho para os rappers idols mostrarem algo que não seja fake – o que é verdade.

“Eu faço o que eu quero. E não dou a mínima. Os rappers idols me agradecem. Pois eu abri uma porta a eles. Dê uma estudada.” – Trad by: ENET

Quando algum idol tenta “pagar” de underground (ou seja, mudar a imagem fofa de idol, para algo mais agressivo) cof ravi cof, acaba sofrendo uma prensa bem grande por parte dos fãs, que esperam que ele mantenha a imagem de bom moço, porque do nada o indivíduo decide virar o putão esbanjando grana e dançando com mulheres seminuas. Geralmente, as pessoas não conseguem separar as coisas. Quando um rapper idol decide assimilar para si uma identidade genuinamente (ou pelo menos, bem semelhante) com características marcantes do hip hop – na maioria das vezes, ele acabará não sendo bem aceito.

Exemplo disso, é o Ravi, do VIXX. Que é de um rapper de grupo idol, e em seus trabalhos solos tenta se distanciar um pouco da sua imagem de idol. Porém, seu ultimo MV, não foi bem aceito. Porque apesar de querer se distanciar da imagem de idol, ele ainda é um idol extremamente comercial.

https://www.youtube.com/watch?v=0q4Lsi4yhjY

A polemica foi sobre o clipe ser misógino, por ele estar ao lado de mulheres seminuas, como se tivesse “ostentando” mulheres. A cena foi retirada do MV, após um pedido de desculpas.

A realidade do HIP HOP é bem diferente da realidade do KPOP, por isso muitas vezes é difícil para compreendermos as ofensas, preconceito, hostilidades, essa fixação com grana, etc. Mas tudo isso tem um contexto histórico que surgiu lá na Jamaica nos anos 60 (que vai ficar para outro post, porque esse aqui já está muito grande). Caso vocês queiram que mais pra frente eu procure explicar o conceito histórico do HIP HOP, e queiram entender o motivo pelo qual é tão “hostil”, comentem ok?

RESUMINDO A TRETA: Rapper underground não gosta de rapper idol porque eles não seguem os padrões já pré-estabelecidos da cultura do HIP HOP. Porque as empresas acabam vendendo uma imagem de “rappers” que não é a imagem verdadeira das pessoas que respiram e vivem dentro do HIP-HOP.

ATENÇÃO: Ressaltamos que o contexto histórico explica atitudes machistas e preconceituosas, mas não as justificam. Pois esse é o grande “vilão” do hip hop. Mas tenham em mente que ele não se resume a isso.

Caso você não conheça muito do rap underground e esteja afim de conhecer, indicarei alguns pra vcs, ok?

Sik-K – https://goo.gl/PqN1jT
Iron – https://goo.gl/gGt99R (esse aqui jogou a carreira fora, fazer o que)
Giriboy – https://goo.gl/X2Vuf1 (não tão under assim)
V-Hwak – https://goo.gl/80hXYD
Okasian – https://goo.gl/zCLIzV
Bakgunn (dupla) – https://goo.gl/OWJYMn

E uns que atingiram a fama/sub-fama: Dok2, Cheetah, Basick, Verbal Jint, VASCO

Tiger JK – O rei da porra toda

Yoon MiRae – A rainha da porra toda, alias, esposa do rei.

Veja um MV deles juntos. Tudo que eles fazem juntos é destruidor.

Espero que vocês tenham gostado do post, e espero que não tenha ficado cansativo. Esse é um tema que dá muito pano pra manga. O que vocês pensam sobre o assunto? Dissertem <3

Obrigada por terem ficado comigo até a última linha! Até o próximo post <3

Para quem quer ler mais sobre rap e hip hop

Sua Pesquisa | Origem das coisas | Significados | Tipos de Rap | Tipos de Hip Hop