“Momo” e “Suzy” são dois nomes bem conhecidos entre os fãs de k-pop, não só pelo leque gigante de habilidades artísticas e pela beleza, mas também por terem se tornado ícones de representação de um estilo de cabelo: o hime cut, ou corte de princesa. Em alta há um tempo, o corte é considerado moderno e ousado, mas o que muita gente não imagina é que ele existe desde o século VIII e, como o nome sugere, era utilizado por mulheres da nobreza japonesa.

As primeiras aparições do hime cut são atribuídas ao período Heian (794 a 1185 d.C), no Japão. Nessa época, era comum que mulheres da nobreza às vezes deixassem o cabelo crescer por toda a vida. Contudo, os fios nem sempre escapavam ilesos, já que as nobres da época desfilavam com seus Amasogis e participavam de Binsogis, os pais do hime cut.
O Amasogi era, essencialmente, o corte bem marcado da franja e era comum de ser visto durante o Binsogi, uma cerimônia realizada quando a mulher completava 20 anos de idade. É como se fosse uma festa de quinze anos japonesa. Durante o evento, uma parte dos cabelos das aniversariantes era cortada na altura das orelhas.
A união do Amasogi com o Binsogi criou o querido hime cut, a clássica franja reta e uma porção de cabelo cortado na altura das orelhas ou do queixo, de forma bem acentuada, emoldurando o rosto com um corte em duas camadas.

É interessante que uma prática tão antiga tenha voltado com tanta força para a moda e seja considerada símbolo de ousadia e modernidade, mas, pasmem, não é a primeira vez que isso acontece. Na década de 70, o corte brilhou quando a cantora e atriz japonesa Megumi Asaoka investiu no estilo e deixou o Japão atônito e querendo mais.
Além disso, o corte sempre foi muito popular em animes e dada a proximidade geográfica e cultural entre o Japão e a Coreia, não impressiona que ele tenha alcançado a cultura pop sul-coreana e se difundido entre a sociedade desse país.

Outro ponto importante para o hit atual do hime cut é a própria globalização. Cada vez mais consumimos conteúdos do Leste Asiático e isso envolve desde coisas mais óbvias, como alimentos, até as mais sutis, como a estética em suas diversas formas, inclusive um corte de cabelo. Com um maior consumo, é esperado maior produção. Então, faz sentido que o hime cut esteja tão atual entre idols e consiga estourar a bolha, atingindo outras regiões do mundo.