Se você acompanha o mundo do KPOP sabe que algumas fotos de idols foram tiradas por fansites, mas até quando acompanhar o artista é saudável para ele?
Por isso tentamos mostrar, de forma mais aproximada possível, as diferenças entre fansites e sasaengs para que você possa consumir os conteúdos do seu artista favorito de maneira correta!
FANSITE
Caso seja novo no KPOP, iremos te explicar, ou tentar dar uma ideia mais aproximada possível, do que é um fansite. Nada mais é que uma fã dedicada – e com dinheiro – que vai a todos os eventos e shows que o grupo participa para tirar fotos e criar vídeos de suas apresentações, tornando-se inesquecíveis, como podemos constatar no Twitter, como 9217, LIKE A STAR e MILK CARAMEL que sempre estão atualizando os fãs com fotos dos seus artistas.
Você pode se questionar sobre os métodos que um fansite usa para conseguir dinheiro já que, dependendo do artista, o mesmo faz diversas viagens ao redor do mundo. E isso, com certeza, custa muito dinheiro.
Assim, eles criam eventos, como festas em comemoração ao aniversário do artista, vendem materiais personalizados com as fotos que tiraram nas apresentações do idol, como: photocards, leques, panos e cup holder. Ainda, em outros casos os fansites vendem imagens para bancos de imagens ou até mesmo são contratados por sites de notícias para fazer fotos do artista.
O ponto importante é que por mais que fansites pareçam stalkers por estar em todos, ou maioria, dos eventos de um artista, o trabalho deles é total legal e saudável para um artista, já que as fotos tiradas são em momentos que a assessoria de imprensa do artista liberou para que as fotos sejam tiradas, não descumprindo nenhuma regra ou lei de veiculação de imagem ou de invasão ao espaço do artista.
SASAENG
Agora vamos falar do lado obscuro do KPOP: os sasaengs. Sendo uma palavra coreana para vida (tradução de sa) privada (tradução de saeng), os sasaengs são fãs que invadem a vida pessoal de um idol, seja tirando fotos de locais privados, comprando informações pessoais e até mesmo perseguindo o artista. Na comunidade de sasaengs existem diversas categorias, mas hoje iremos falar das mais conhecidas.
Existem muitos casos de sasaengs que passaram dos limites, como no caso envolvendo o artista Jackson Wang do GOT7. Na ocasião, sofreu um acidente de carro quando estava se dirigindo ao aeroporto, quando uma van lotada de perseguidoras bateu na traseira do automóvel que levava o idol, resultando em uma leve lesão em sua coluna.
Como resultado, o artista ao sair do carro, se ajoelhou pedindo para que as pessoas parassem de perseguir ele, pois não aguentava mais que pessoas o ficassem perseguindo nos lugares.
Similarmente, teve ocaso, considerado mais grave ainda, com Yunho do TVXQ que, ao receber e consumir suco de laranja de uma dita fã, começou a vomitar e tossir sangue, pois o mesmo suco continha super cola.
Outro caso curioso, foi a membro Taeyeon do Girls Generation, que em uma das apresentações do grupo, foi arrastada para fora do palco por um sasaeng, que havia se identificado como sendo um dos membros da equipe de produção.
Desse modo, temos que entender que as ações dos perseguidores podem levar à morte de uma, ou até, várias pessoas. E por conta disso, é necessário não apoiar os sasaengs, seja consumindo seus conteúdos ou comprando seus itens e até informações do artista, que aliás essa última ação é uma forma de ser sasaeng.
COMO DIFERENCIAR FANSITE DE UM SASAENG
Primeiramente, sempre é importante olhar a blacklist da empresa do seu artista/grupo favorito, pois a agência do mesmo sempre tem uma lista identificando fãs que são proibidos de entrar nos eventos. Ainda assim, alguns sasaengs conseguem burlar essa lista, por isso, tentamos elaborar dicas que possam auxiliar a identificar se aquele conteúdo tem origem de um fã sasaeng ou de um fã de fansite que produz um conteúdo saudável para o artista.
1º Verifique o preview da imagem
É muito comum o fansite postar uma preview de uma foto, já que é preciso postar nas redes sociais na mesma hora, ou logo em seguida, que o evento está acontecendo, fazendo com que não tenha tratamento.
Observe que as previews, é possível observar no canto da imagem as informações da foto, onde conseguimos ver o zoom que foi dado na hora de capturar a fotografia. Se o zoom estiver muito pequeno significa que o fansite está longe do artista, mas se o zoom estiver grande então a pessoa está perto do idol.
Ou seja, se o zoom estiver muito pequeno aquela pessoa provavelmente é um fansite, que está dentro da área indicada para ele ficar e poder tirar as fotos com qualidade. Já, se o zoom estiver grande, quer dizer que aquela pessoa não está observando um limite de distanciamento saudável do artista, e isso já pode ser considerado como um sasaeng.
2º Saiba se o evento é privado
Muitas vezes a foto pode ter sido tirada em local privado, como casamento, interior do avião, no aeroporto enquanto espera para entrar na aeronave, e até mesmo, em eventos que não é permitido fotos profissionais. Essa parte pode ser difícil de encontrar, mas se você sempre olhar as fanbases do seu artista favorito, geralmente, costumam divulgar quando um evento é privado ou não, então lembre-se de sempre procurar informações atualizadas sobre o evento.
3º Sites de notícias nem sempre são confiáveis
Se você está no mundo do KPOP a algum tempo já deve ter visto fotos de sites coreanos do seu artista, seja em evento ou aeroporto. Contudo, precisamos lembrar de algo muito importante: sites também podem ser sasaengs! Ou seja, dependendo da foto, o site se enquadra na categoria de sasaeng que vende informações privadas, como por exemplo, fotografar o momento em que os membros do grupo estão apresentando os seus documentos para embarcar no aeroporto!
4º Os fãs são seus melhores amigos
Sabemos que dentro dos fandoms existem muitas brigas entre si, mas quando o assunto é a saúde e vida pessoal dos idols, o fandom costuma ser unânime em proteger a vida desses artistas. Um dos melhores métodos para saber quais são os sasaengs do seu idol é pesquisar dentro do fandom! No Twitter, Reddit, Facebook e até mesmo em sites é possível encontrar listas de sasaengs atualizadas.
Aproveite e leia também
Sabemos que, conforme o tempo de atividade do grupo que apoiamos, o número de fansites e sasaengs aumentam constantemente, por isso é importante saber diferenciar os dois e não apoiar os perseguidores que podem acabar com a vida dos idols. Lembrando que por ter diversos tipos de sasaengs, às vezes não percebemos que um fansite que amamos é um desses stalkers ilegais.
Você já sabia diferenciar um fansite de um sasaeng? Não esqueça de comentar em nossas redes sociais o que achou do nosso guia e se já reconheceu algum fansite que era na verdade um sasaeng.