Em comemoração aos 60 anos da imigração coreana no Brasil, a plataforma Sesc Digital está exibindo a 12° Mostra de Cinema Coreano de forma gratuita. Composta por 24 filmes, curtas e longas-metragens, a seleção possui produções como o documentário Jeronimo, de Joseph Juhn, e o curta Uri, da diretora Bia Hong. Os filmes, por sua vez, abordam as diversas questões que envolvem as diásporas de imigrantes dentro e fora da Coreia do Sul e estarão disponíveis em cartaz do dia 1 a 31 de dezembro de 2023.
Além disso, a Mostra também contou com exibições gratuitas no Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu da Imigração e Petra Belas Artes durante a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro, na cidade de São Paulo. Dessa forma, a disponibilização por meio da plataforma Sesc Digital torna possível o acesso para aqueles que não puderam comparecer aos eventos presenciais, sendo uma ótima alternativa para encerrar o ano de 2023, ou seja, assistindo diversos filmes raros e inéditos.
Pegue sua pipoca e confira 3 indicações de destaque para assistir na plataforma!
Jeronimo (2019) – Joseph Juhn
O documentário retrata a trajetória vivida por Jeronimo Lim Kim, filho de imigrantes coreanos que foram libertos da servidão contratada no México no início do século XX, que se junta à Revolução Cubana ao lado de Fidel Castro e torna-se parte do regime. Até que em um determinado momento redescobre suas raízes étnicas e passa, a partir disso, a reconstruir sua identidade coreano-cubana. Após a morte de Jeronimo, a juventude coreano-cubana reconhece todo o legado deixado por ele e as questões atreladas à mistura de suas identidades surgem junto com a oportunidade de visitar a Coreia do Sul.
Uri (2023) – Bia Hong
Suzana, filha de imigrantes coreanos, leva sua filha Lina para passar um final de semana na casa de sua mãe. Durante o curta vemos brevemente a relação entre Suzana e sua mãe em um retrato do cotidiano. Entrelaçado a isso, percebemos os elementos da cultura coreana presentes na vida de ambas as personagens, como, por exemplo, a culinária e o idioma, que se mistura ao português, assim como diversas fotos que remetem a uma certa ideia de ancestralidade.
Luto de Inverno (2021) – Yun Da Hee
Em seus 18 minutos de duração, o curta apresenta Jin Hee, uma imigrante sul-coreana que trabalha em um restaurante localizado em Syracuse, na cidade de Nova York. Mostrada de maneira solitária, entre cenas que retratam o mundo dos sonhos e o mundo real, a vida da personagem ganha um pouco mais de vitalidade quando ela ouve um gato sempre próximo e decide esperar para vê-lo em algum momento de seus trajetos, antecipando as novas possibilidades que a presença do animal pode trazer em sua vida.
E aí, alguns desses filmes chamou sua atenção? Não deixe de checar a lista completa no Sesc Digital clicando aqui.