Com cinco anos de carreira marcados por hits e períodos de hiatus – um deles chegando a durar 20 meses – muitos duvidam da capacidade do EVERGLOW em se manter no k-pop. Mas não é o que acham os FOREVERs, fandom fiel do grupo, e quem presenciou a passagem do sexteto no último mês, dia 13 de outubro com a turnê “<PULSE & HEART>”, em São Paulo. 

EVERGLOW-SHOW-SP
Foto: Reprodução: Highway Star @ Caroline Dadalto Fotografia

A abertura do show no Terra SP trouxe muita energia com o grupo subindo ao palco ao som de “DUN DUN”, sucesso de 2020. Mesmo com a tempestade de sexta-feira que resultou na queda de energia em várias partes de São Paulo e afetou o local, a equipe já estava preparada com um gerador, e o atraso não passou de 10 minutos, sendo menos do que o esperado.

Com a aparição de E:U, Sihyeon, Mia, Onda e Yiren, o Terra SP pareceu ter virado um estádio, de tão potente que os fãs vibravam e cantavam em uníssono. E essa sensação só aumentou conforme os hits chegavam. “LA DI DA”, carregado do coro de “Everglow, forever, let’s go!”;  “Pirate” com um coreografia poderosa; “ZOMBIE”, sendo o comeback mais recente das meninas, e “Colourz”, que contou com um jogo de cores único no palco, quando todas ostentavam looks de colegial.

Sendo característico dos shows de k-pop, a noite contou com muita interação, conversa e brincadeiras com os fãs. O que ninguém esperava era que todas as apresentações fossem feitas em português pelas integrantes com o auxílio do teleprompter. Com um sotaque fofo e algumas vezes difícil de se entender, deu pra sentir o carinho, dedicação e a felicidade das meninas em se comunicarem e expressarem a gratidão aos FOREVERs brasileiros. 

Até a rapper Aisha, que não pôde comparecer por questões de saúde, se fez presente num formato de stand de papelão que os fãs entregaram para o grupo. Com quase a mesma altura que a real Aisha, a “substituta” teve a sua chance de se apresentar e ocupar o palco ao lado das companheiras. Curiosamente, o Dreamcatcher também performou no mesmo lugar, um mês antes, com uma integrante de papelão. 

Foto: Reprodução: Highway Star @ Caroline Dadalto Fotografia

Depois de mais hits, bate-papos e uma brincadeira de adivinhação de música – que no final era “Pirate”, e não acertamos –, as cantoras seguiram para uma das partes mais surpreendentes da noite, performando sucessos de outros girl groups coreanos e também exaltando os talentos das integrantes por units. 

No k-pop, nada menos do que “Klaxon”, do (G)-IDLE, e “Supernova”, do aespa, tiveram sua chance de brilhar nos vocais do EVERGLOW. Já no pop internacional, o cover de “Born This Way”, da Lady Gaga, foi o grande destaque. Após a performance da música, as divas se impressionaram com o quão alto os FORVERERs cantavam e como em cada país os fãs ficavam comovidos e sentiam a música. 

Nesse momento, escutei um fã brincando sobre o público ser formado por “mulheres e gays”. Afinal, com um fandom tão diverso e apaixonado de jovens, adultos e LGBTQIAP+, já não era surpresa ver todo mundo com a letra na ponta da língua. Nas units em dança e vocal, Onda e Yiren, com direito a dança com cadeiras, escolheram “Nasty”, da Tinashe e Mia; E:U e Sihyeon, “Stronger”, da Kelly Clarkson. 

Foto: Reprodução: Highway Star @ Caroline Dadalto Fotografia

Se encaminhando para o final da noite, as meninas ainda performaram “Bon Bon Chocolat”, música de debut do grupo, “You Don’t Know Me”, “Night Night”, “Oh Ma Ma God” e “NO GOOD REASON”, sendo esta última um momento mais emotivo, com o Terra SP tomado pelas luzes dos celulares acompanhando a canção delicada. 

A sequência matadora veio com “FIRST”, “Slay” e “Adios” com uma comoção que fez o chão tremer, fato mencionado pelas integrantes. No encore, o encerramento veio com “BACK 2 LUV” e “UNTOUCHABLE” como escolha do público. 

Em um dos discursos, as meninas chegaram a falar como as primeiras apresentações como grupo eram especiais e, naquele momento, o primeiro show no Brasil também era, com uma performance inesquecível. Nas palavras delas, “Terra da paixão!”, “Show incrível!”, “Brasil, amo vocês!”, e não vamos deixar de fora o “Número 1 na minha cabeça agora”, mostrando que, quando se trata de paixão e energia, os fãs brasileiros são realmente os melhores. 

Foto: Reprodução: Highway Star @ Caroline Dadalto Fotografia

Com presentes e bandeiras, o EVERGLOW se despediu em português e prometeu voltar ao Brasil, dessa vez com Aisha presente de corpo e alma. Para um fandom tão dedicado quanto os FOREVERs, a espera pelas meninas sempre vale a pena — seja por um show no Brasil ou por um novo comeback.

“EVERGLOW é brilhante como os sonhos que persistem” foi a mensagem especial que os fãs estamparam nos banners distribuídos, deixando claro o carinho e apoio incondicional ao grupo.