New Crias: se você ainda não os conhece, pode ter certeza de que em algum momento o algoritmo vai te mostrar o grupo de amigos que deu uma nova cara aos covers de k-pop trazendo um estilo único e divertido aos vídeos que ultrapassam a marca de 24 milhões de curtidas no TikTok ao compartilhar de forma descontraída e despretenciosa coreografias bem familiares para os amantes de cultura pop coreana. É literalmente a mistura do Brasil com a Coreia!
O quinteto de Maceió formado por Kadu, Fabin, Jusas, Luska e Raul teve a ideia de gravar um vídeo fantasiados de “cria”, na época do carnaval e nem imaginavam que meses depois estariam fazendo esse sucesso estrondoso. O nome New Crias veio do próprio público que fez uma brincadeira juntando NewJeans, grupo feminino responsável pela primeira coreografia viral deles, e “cria”, gíria relacionada à vestimenta que usavam no vídeo.
Seguindo a vertente da dança em público, os vídeos são gravados na rua, cheios de efeito de câmera e o visual conquista pela simplicidade e o carisma que só um grupinho de amigos fazendo o que gosta pode transmitir.
Para terem uma ideia do quão longe o grupo chegou em 2023, eles foram eleitos como um dos “Creators of Tomorrow”, selecionados a dedo para a categoria “Besties do Insta”, do Instagram. A lista seleciona os criadores responsáveis “por trazerem alegria, serem vozes de um movimento, usarem a tecnologia de forma inovadora e serem precursores de cultura. Mais importante ainda, eles encontraram no Instagram uma forma de sucesso para construir uma comunidade, além de inspirar criatividade e demonstrar autenticidade”. Bacana, né?
Por essas e outras, batemos um papo bem descontraído e divertido com os meninos que estão conquistando a internet, furando a bolha k-popper brasileira, chegando até o outro lado do mundo (até o Jungkook curtiu o vídeo deles, sabia?!) e, assim, apresentar a vocês mais lados dos novos criadores do amanhã. Com vocês, New Crias!
Vocês acabaram de ser eleitos pelo próprio Instagram como os “Creators of Tomorrow”. Como vocês estão se sentindo com esse reconhecimento? É um baita de um reconhecimento que coroa esse ano incrível que vocês tiveram.
Sentimos orgulho de tudo que viemos construindo esse ano. Estar ao lado de pessoas que consumimos o conteúdo por muito tempo é surreal. Só temos a agradecer ao nosso público e, principalmente, a todo mundo que nos apoia todos os dias.
Antes de nos aprofundarmos sobre o grupo, como vocês se conheceram e se tornaram amigos? Foi pela paixão em comum pelo k-pop?
Luska e Jusas são amigos de infância e se conhecem há pelo menos uns 11 anos. Eles são os que se conhecem há mais tempo. Com o passar do tempo, Raul, Luska e Jusas se tornaram um trio de amigos inseparáveis e, assim, tivemos nossos caminhos traçados graças ao kpop. Em nossa cidade kpop cover é um hobby que cresceu bastante e essa paixão em comum nos trouxe ao mesmo grupo (sweven.dg) onde Fabin ingressou e logo depois o Kadu e mais tarde foi de onde surgiu o New Crias.
Indo para além do k-pop, quem são os meninos por trás do sexteto? O que vocês fazem fora das câmeras?
Nosso sexteto é formado por cinco homens e uma mulher, isso mesmo nossa câmera girl, que se chama Bia, é a responsável por muitas de nossas gravações e também é líder do grupo cover Sweven.dg. Ela nos auxilia até hoje.
Fabin é um designer gráfico formado e trabalha na área há três anos. É conhecido como o Julius do grupo, pois na maioria do tempo tem mais de dois empregos. Dos cinco é o que mais consome moda e sabe muito sobre estilo e tendências.
Já Jusas é um estudante universitário que cursa engenharia civil. Muito inteligente e competitivo, gosta de adquirir muitas conquistas e rusha todos os games possíveis, seja Duolingo ou um moba. A dança sempre foi sua paixão e mesmo quando não está gravando ele continua sempre se aprimorando.
Raul é um dançarino que quando não está dançando está em seu hobby preferido que é jogar! Raul trabalha como dançarino em espetáculos de dança que acontecem em nossa cidade e, quando não está nos palcos, o que mais gosta de fazer é se divertir com os amigos. Sabe fazer alguns truques de mágica e toca alguns instrumentos musicais como teclado, violino, gaita e violão.
Kadu é estudante de psicologia. Apesar de ser o integrante mais novo, ele trabalha bastante pesado, gosta de festas e de se divertir. É, de fato, o mais medroso. Parece ser tímido, mas só parece, nada que um tempinho de convivência seja o suficiente para ele se soltar. É o maior a fã de BTS que conhecemos!
Luska nasceu com o dom da dança. Influenciado por seu pai, nosso grande homem cresceu já sabendo dançar. Luska tem alma de uma dona de casa, sabe fazer qualquer coisa, seja limpar, cozinhar ou até mesmo passar. É muito bom nos esportes e costumamos dizer que ele é realmente bom em tudo. É o mais brincalhão e não para quieto por um minuto.
Agora, falando do grupo, o nome New Crias veio da junção de NewJeans e “Cria” depois que vocês começaram a publicar vídeos com músicas do grupo da ADOR. Vocês imaginaram que uma “brincadeira” como essa tomaria a proporção que tomou?
Não imaginávamos que se tornaria algo tão grande. Nosso plano inicial era apenas gravar uma dança que queríamos muito. Na época era carnaval e queríamos gravar fantasiados. No final saiu de uma fantasia de carnaval para vestes de cria.
Uma coisa muito bacana é que vocês têm conquistado cada vez mais o carinho do público. As pessoas acompanham, curtem, compartilham e deixam mensagens fofas nos comentários. Para vocês ainda é irreal todo esse amor? Caiu a ficha já de que há muitas pessoas que realmente amam seus vídeos?
Esse carinho hoje é muito comum, cada vez mais nos sentimos conectados com nosso público e compartilhamos desse carinho com eles seja em lives ou respondendo os comentários. Ainda é surreal o fato de que existem pessoas que gostam muito do nosso conteúdo. Por mais que tenhamos conquistado mais espaço devido ao nosso amado publico, nós ainda ficamos incrédulos e muitas vezes não sabemos a proporção que tudo isso tomou mesmo após nove meses de trabalho na internet.
Todo dia tem um novo vídeo nas redes sociais de vocês. Acredito que a rotina de vocês deva ser um pouco insana. Como vocês escolhem as músicas e se organizam para gravar os vídeos?
Sim, somos loucos. É bem difícil administrar nossos encontros, ensaios e gravações. Nada disso seria possível sem o esforço das seis pessoas que trabalham para tudo isso acontecer!
Somos seis pessoas que estudam e trabalham, e ainda precisamos ter conteúdos postados todos os dias nas redes sociais. Nossas escolhas de musicas vão muito pelos lançamentos mais atuais e na maioria das vezes músicas que gostamos muito de ouvir. Somos pessoas criativas, extrovertidas e também muito inquietos.
Nossos ensaios geralmente são pelo sábado e domingo, e os conteúdo são sempre programados para a semana. Nós pensamos nas músicas, o que gostaríamos de fazer e partimos para o ensaio. Cada música leva em média para 40 minutos para finalizar. Quando tem os cinco dançando, nosso processo no geral é bem rápido para aprendermos as coreografias e logo em seguida gravamos, tudo no mesmo dia.
Após ter os cinco vídeos da semana, organizamos do mais legal para o “menos legal”, o melhor fica na segunda-feira que é o dia mais aguardado pela galera, pois utilizamos o sábado e o domingo para ensaiar e produzir mais conteúdos.
Uma coisa muito interessante de todos os vídeos é que vocês parecem estar sempre se divertindo muito. Por isso gostaria de saber se vocês consideram o grupo cover como um trabalho ou ainda veem como um hobby?
É, na verdade, as duas coisas. Nosso hobby hoje se tornou um trabalho. Sempre buscamos manter uma qualidade, mas sem perder nossa essência, nosso conteúdo é dança, mas também é comédia, então unimos nosso humor ao que gostamos de fazer e, por gostar de fazer, se torna divertido para nós.
Dito isso, qual é a relação de cada um de vocês com a dança? Quando descobriram que gostavam de se expressar com a dança?
A dança está presente nas nossas vidas desde muito cedo, alguns desde muito pequenos e outros assim que chegaram na adolescência. Conquistamos muitas coisas devido à dança. Para a maioria, a dança estreitou laços, criou oportunidades e moldou caráter. Muitas vezes pensamos em desistir de dançar, seja por problemas de rotina, pois não é algo fácil de organizar devido ao nosso envelhecimento, outras prioridades vão surgindo, mas a dança está tão intrínseca em nossas vidas que não dançar deixaria um buraco no nosso peito.
Vocês são cinco homens que dançam e, infelizmente, há muito preconceito ainda porquê a dança é vista como algo “feminino” para muitas pessoas. Vocês já sofreram algum preconceito por isso?
Já, mas é algo que não ligamos. Dançar coreografias femininas sem deixá-las mais “masculinas” é uma quebra de paradigmas que gostamos de fazer. É engraçado, divertido e totalmente diferente! Muitas pessoas comentam que gostariam de ser nossas amigas, então acreditamos que o número de pessoas que gostam da gente supera infinitamente qualquer preconceito que venhamos sofrer apenas por dançar.
Para finalizar, deixem uma mensagem para todo mundo que acompanha vocês.
Agradecemos a todos que acompanham nossos vídeos desde o inicio lá em fevereiro, graças a vocês conseguimos conquistar lugares inimagináveis, trabalhar com oportunidades que nunca passaram pela nossa cabeça. A todas as Criaturas um Muito obrigado, um beijo e um até logo. 2024 tem muito conteúdo para vocês!
Agradecemos aos meninos pela disponibilidade. Por favor, não use o conteúdo dessa entrevista sem linkar o site www.k4us.com.br
Texto por K4US | Revisão por José | Equipe de Redação e Tradução da K4US www.k4us.com.br | Não retirar trechos ou texto na íntegra do site sem os devidos créditos.