Durante preparação para o Highway Meet com 2Z, integrantes falam sobre debut durante a pandemia, formação da banda, inspirações, e ainda liberam listinha de recomendações!


Em um ano de atividade, a banda 2Z já conquistou desde um fandom apaixonado e leal até uma indicação na categoria de melhor banda no PAK. E agora, enquanto se preparam para o Highway Meet — o primeiro  fan meeting online com fãs de fora da Coreia do Sul —, Hojin, Jiseob, Junghyun, Bumjun e Zunon bateram um papo exclusivo com a K4US!

Nessa entrevista com o 2Z, você fica sabendo, diretamente da fonte — os próprios integrantes —, como o grupo se formou e quem são suas principais inspirações. Além disso, eles dividiram com a gente o sentimento de debutar como uma banda em meio a um mercado tão focado nos grupos de canto e dança do K-Pop.

Confira a íntegra da entrevista com 2Z!

Spoiler: No finalzinho da entrevista com o 2Z tem uma listinha de recomendações de cada integrante! Será que você já assistiu ao mesmo filme ou série que algum deles? É hora de descobrir!


O 2Z debutou há um ano. Como vocês descreveriam esse primeiro ano de atividade como idols? A experiência tem sido semelhante ao que vocês imaginavam durante o período como trainees?

Jung Hyun: Tem algumas poucas similaridades. Quando lançamos nosso álbum de debut, fizemos várias atividades que nunca imaginamos [que faríamos] — programas musicais de TV, rádio, conteúdo em vídeo, por exemplo. Foi uma situação difícil porque a pandemia de Covid-19 começou assim que debutamos, mas conseguimos trabalhar mesmo assim. Então nosso primeiro ano foi de muita sorte, gratidão e alegria.

No ano passado, o 2Z foi nomeado à categoria de melhor banda no PAK, a premiação anual da K4US. Vocês sabiam disso? Aliás, FromA brasileiros mostraram um ótimo envolvimento durante o período de votação, ajudando a dar ainda mais reconhecimento ao trabalho da banda! Qual é a sensação de ter esse alcance global e saber que seu trabalho toca o coração das pessoas — mesmo aquelas que não entendem seu idioma sem a ajuda de um tradutor?

Ho Jin: ..!! Eu não fazia ideia que fomos indicados ao PAK-K4US Awards. É uma grande honra e eu gostaria de, primeiramente, agradecer aos FromA!! Na verdade, se o coreano fosse o idioma mais falado do mundo, acho que mais pessoas conheceriam nossas músicas” Mas quando alguém, do outro lado do mundo, nos diz “Eu simpatizo com a sua música e você me fez viver uma nova vida”, pensamos na ‘música’ em si como ‘linguagem’. Acho que isso vale mais do que qualquer coisa no mundo.

Vocês vão conhecer seus fãs brasileiros pela primeira vez através do fanmeeting online promovido pela Highway Star. Quais são suas expectativas sobre este momento? Estão animados para conhecer o From A?

Zunon: É incrível e real, já que é nosso primeiro fan meeting online com From A. Estou tão animado que mal posso esperar para conhecer todos vocês.

Em abril vocês voltaram com o álbum “ACT1” e no início de junho lançaram uma versão colorida do videoclipe de “O@SIS”. Os fãs podem esperar novidades sobre essa era ou o grupo já está focado na produção de um novo álbum?

Ji Seob: 2Z está sempre trabalhando duro para mostrar novos conteúdos aos nossos fãs. Estamos nos preparando para nosso novo álbum e outros conteúdos.

A indústria K-Pop é especialmente conhecida por seus grupos de dança. Vocês já tiveram medo de que, como uma banda de instrumentos, pudessem enfrentar mais dificuldade para se destacarem na cena mainstream?

Ho Jin: Eu juro por Deus, nunca senti medo. Acredito que poder tocar nossas músicas com nossos corpos e instrumentos é a energia mais bonita e crua que poderíamos emitir. Dançar uma música é muito legal e respeitável, mas é ainda melhor tocar a música e fazer as pessoas dançarem.

Por falar em dias de trainees: você pode nos contar mais sobre isso? Como cada uma de suas posições no 2Z foi atribuída? Você entrou para a agência já sabendo que posição ocuparia na banda?

entrevista com 2 k4us hojin

Ho Jin: Eu não sabia qual posição ocuparia. Nunca pensei que poderia ser o vocalista em uma banda. Na verdade, eu nunca tinha cantado antes. Então, depois de fazer audição para a banda com o Ji Seob, eu finalmente descobri esse sonho de me tornar um vocalista. Eu trabalhei muito duro e agora sou o vocalista do 2Z.

entrevista com 2 k4us jung hyun

Jung Hyun: Eu cheguei na empresa sem a menor ideia sobre qual posição teria. Nosso CEO [Jung Han Jong] foi o baixista de uma banda de rock coreana lendária [Sinawe, mesma banda em que Seo Taiji também tocava baixo, antes de estrear no Seo Taiji and Boys]. Então procurei muitas coisas sobre ele e, naturalmente, me interessei pelo baixo. fiquei muito curioso porque o baixo era um instrumento que eu não conhecia bem. Então expressei esse pensamento quando entrei para a empresa. Não sei se isso me fez ganhar a posição como baixista, mas me senti muito bem quando consegui.

Como se formou o 2Z:

entrevista com 2 k4us ji seob

Ji Seob: Eu gostava de tocar violão desde pequeno. Eu cantei e toquei violão na audição para o 2Z. Então, naturalmente, me tornei um guitarrista. Na época não sabia, mas o CEO disse que cada pessoa tem uma fisionomia que corresponde à posição que ocupa.

Bum Jun: Não, eu não sabia. Eu costumava tocar teclado e fazer backing vocal. Mas quando me tornei trainee, comecei a tocar bateria por recomendação do CEO. Eu me diverti e enxerguei a possibilidade de ser um baterista, então me tornei um.

Zunon: Como FromA sabem, eu não sabia qual seria minha posição na banda quando entrei, mas fui escolhido como ‘multiplayer’ (teclado/percussão) pois eu não era muito bom em nenhum outro instrumento.

Estamos curiosos em saber quem inspirou vocês a se tornarem o 2Z! Existe algum artista/banda sul-coreano, ou mesmo internacional, que serve como referência para vocês? Por que essas pessoas têm um papel tão importante nas suas vidas?

Ho Jin: Eu me tornei parte do 2Z porque meu amigo Ji Seob frequentemente tocava músicas de rock desde quando estávamos no ensino fundamental, e ele me chamou para ir à audição com ele. Fui aceito na seleção para a banda e, mais tarde, passei a sonhar em me tornar um vocalista. Eu me deparei com músicas e vídeos de muitas bandas e gosto e respeito muito o The 1975. O vocalista da banda, Matty Healy, foi o primeiro vocalista de quem gostei e com quem queria parecer. Eles [The 1975] têm o poder de transformar muitos gêneros musicais para a sua própria identidade. E também queremos ser uma banda que faz um gênero chamado 2Z, não uma banda que faz qualquer tipo de música.

Jung Hyun: Como mencionei na resposta anterior, foi nosso CEO que fez com que eu me interessasse pelo contrabaixo antes das posições da banda serem definidas. Depois disso, quando as posições já tinham sido decididas e eu comecei a aprender, o primeiro baixista que gostei foi o Nikki Sixx, do Motley Crüe. Quando a banda começou, ouvi ‘Take Me To The Top’. A performance de baixo era tão legal que eu procurei lives e me interessei pelo baixista Nikki Sixx. O motivo pelo qual referências são tão importantes é que elas me motivam e me ajudam a tocar quando imito e escuto suas performances. Eu acho que o CEO da empresa e Nikki Sixx são as referências que me mantiveram motivados. E estou buscando outros modelos.

Quem são as inspirações do 2Z?

Ji Seob: Eu era modelo, e acabei vendo o anúncio da audição para o 2Z, então me desafiei a alcançar meu sonho de me tornar um guitarrista. Foi assim que entrei para o 2Z. Minha referência é o Shawn Mendes. Eu costumava ouvir muito as músicas dele há muito tempo. Mas recentemente assisti a um documentário sobre a história dele. Achei incrível fazer todo mundo chorar e rir com apenas um violão e sua voz. Também acho que ele é um artista que tem muito a ensinar com seus modos no palco e sinceridade com os fãs.

Bum Jun: Eu vi a audição para a banda como uma boa oportunidade durante minha carreira de modelo, então me juntei ao teste da banda e me tornei parte do 2Z. No começo, eu observei a expressão facial do Kai (EXO) e pratiquei muito copiá-lo. E o movimento e performance na bateria foram inspirados no Twenty One Pilots. Eu vi muitas apresentações ao vivo do baterista [Josh Dun]. Eles me ajudaram muito com minhas expressões faciais e performances, e a ganhar confiança.

Zunon: Enquanto trabalhava como modelo, fiz uma audição para a banda e não pude entrar para o 2Z porque falhei no primeiro teste. Mas tive a chance de entrar na banda depois de duas audições. Quando vejo a atuação de Ruel, me sinto confortável em me comunicar com o público. Quando o vejo unido ao público, fico emocionado sem perceber. Eu quero ser um artista assim.

Quem são as inspirações do 2Z?

Vocês também trabalham como modelos, certo? A modelagem veio antes de trabalhar na música e com a 2Z? E qual é a principal diferença entre os dois trabalhos para vocês?

Bum Jun: Todos os membros da 2Z são modelos e, antes da música, todos nós trabalhamos com isso. Como modelos, pensamos que precisamos ser os melhores cabides e isso nos ajudou a ver que precisamos ser os personagens principais no palco enquanto tocamos, então precisamos ser mais responsáveis.

Queremos aproximar 2Z e FromA ainda mais. Então vocês poderiam compartilhar com a gente qual é o seu sonho atual como banda?

Ji Seob: Nosso sonho é o mesmo de antes: que pessoas que escutam as músicas do 2Z possam ver a luz, não importa quão difícil os dias sejam. Não quero que vocês percam a esperança.

Ainda estamos vivendo uma situação muito delicada em relação à pandemia de Covid-19. E temos certeza de que o trabalho e as palavras de 2Z podem ajudar os fãs a ter um pequeno momento de alegria em meio a tudo isso. Vocês podem enviar uma mensagem de conforto para FromA internacionais?

Ho Jin: FromA e brasileiros! Primeiramente, quero dizer “isso também vai passar”. Acho que estou superando essa situação difícil porque estou com vocês. Vocês também pensam assim? Por favor, não desista e supere, com a promessa de que iremos ao Brasil e cantaremos na sua frente. Eu te respeito.

Jung Hyun: Acho que a pandemia está melhorando aos poucos. Não deve demorar muito tempo, então espero que possamos nos animar juntos. Quando o período de pandemia terminar, acreditamos que começaremos de novo. E eu quero fazer busking e viajar pelo Brasil. Acho que se realmente nos encontrarmos após um longo período de tempo, as emoções e alegria  que virão dobrarão ou triplicarão. [Pensar sobre]  O dia em que eu realmente encontrar FromAs em todo o mundo é o que me faz viver todos os dias. Eu acredito que FromA fará o mesmo.☺ Por favor, espere um pouco! Não deve demorar muito tempo! Vamos viajar pelo mundo para tocar nossa música e entregar esperança.

Para finalizar essa entrevista, temos um joguinho rápido para vocês!

2Z RECOMENDA!

A K4US agradece a disponibilidade da banda 2Z em colaborar conosco nesta entrevista. Agradecemos também a Highway Star por possibilitar isso.


Garanta seu ingresso para o Highway Meet com 2Z!

Entrevista por Equipe de Redação da K4US.
Não use esse conteúdo sem linkar e creditar nosso trabalho!