Os apaixonados por K-Dramas nos últimos anos puderam presenciar uma certa revolução do cenário. Ainda que o Viki disponibilize produções sul-coreanas globalmente há muito tempo, a popularização — realmente furando a bolha — só aconteceu com a Netflix, que nos últimos dois anos tem investido pesado nesses produtos com a compra de direitos de exibição e criação de séries originais que se tornaram um verdadeiro fenômeno. Entretanto, a soberania do serviço pode chegar ao fim graças a dois concorrentes: HBO Max e Disney+.
O Disney+ é o concorrente que parece estar um pouco mais a frente nessa corrida. O serviço de streaming mostrou ao que veio já no final de 2021, quando anunciou a compra dos direitos de exibição de “Snowdrop”, K-Drama estrelado por Jung Hae In e Jisoo (BLACKPINK) que os fãs imaginavam a distribuição global sendo feita pela Netflix, visto que o serviço tem uma parceria de longa data com a JTBC.
Um artigo divulgado em outubro de 2021 pela Forbes revelou que o serviço da Casa do Mickey está preparado para se estabelecer na Coreia do Sul. Para isso, além de “Snowdrop”, outros quatro K-Dramas foram anunciados na época: “Rookie Cops”, “Moving”, “Grid”, e “Sixth Sense Kiss”. Os lançamentos, inclusive, fazem parte de um planejamento da Disney+ em ter 50 produções dedicadas ao mercado asiático.
Enquanto o Disney+ está com um posicionamento mais agressivo, a HBO Max irá dar um passo tímido: “The Heirs” entrará como o primeiríssimo K-Drama no seu catálogo ainda em janeiro. Apesar de parecer insignificante, o passo dado prova que o serviço sabe que o mercado de K-Dramas é algo que pode ser explorado. “The Heirs” com certeza será o primeiro de muitos por lá.
Outro ponto que fortalece esse interesse da HBO Max, é a chegada do serviço na Coreia do Sul. Ainda sem previsão do início das operações por lá, o The Korea Times assegura que a HBO Max já está se preparando para se lançar neste mercado, visto que inúmeros contratos de direitos de exibição não estão sendo renovados.
Não somente a futura instalação da HBO Max no país é um grande sinal, como um investimento de ₩500 bilhões da Warner Bros. na HYBE feito em abril de 2021 também é motivo para acreditar que o cenário está sendo montado para que o serviço se torne uma nova casa não somente para K-Dramas, mas para produções coreanas em geral. A expectativa dos fãs, inclusive, é poder encontrar futuramente na HBO Max conteúdos do BTS, SEVENTEEN e TXT, que estão sob o domínio da HYBE.
Em meio a esses bastidores, a Netflix parece estar preparada para não perder sua soberania de K-Dramas tão cedo! Somente para 2022, são mais de 20 filmes e séries originais entrando na plataforma, fora algumas produções antigas que devem dar as caras e que ainda não foram anunciadas. Essa inserção no catálogo, e a própria popularidade do serviço, mostram que o caminho para as concorrentes será difícil.
De qualquer modo, é interessante ver que a Netflix não é mais o único grande serviço a ter entusiasmo nos K-Dramas. Por um lado, são mais serviços a serem assinados, o que dói bastante no bolso do consumidor, mas por outro temos uma maior variedade de produções que devem fugir do formatinho “Netflix de ser”. No fim, quem sai ganhando somos nós!