Um ano sem disbands no K-Pop seria um verdadeiro milagre. E eu, particularmente, adoraria que esse milagre tivesse acontecido em 2017. Apesar de alguns debuts icônicos, ao longo desse não só aceitamos de braços abertos alguns grupos, tivemos também que nos despedir de outros que fizeram história nos últimos anos.

 

2NE1  (20/01)

Com menos uma integrante no grupo (Minzy) e o disband já confirmado meses antes, em janeiro de 2017 tivemos o adeus definitivo do 2NE1 através do lançamento de “Goodbye”, single de despedida do grupo. Bom, que até então tinha se afastado da YG Entertainment, voltou para participar da gravação da música e do MV com Dara e CL, que renovaram com a empresa. Já Minzy mostrou seu descontentamento em saber do último lançamento do grupo que  através da mídia e não pelas meninas ou pela própria empresa. Confusões a parte, seguimos esperando eternamente pelo álbum do debut americano da CL; pelo possível comeback de Park Bom, acompanhando a carreira solo de Minzy e os projetos da Dara, que vem atacando de youtuber desde então.

Conheça/relembre: FIRE

 

M.I.B  (04/01)

O grupo que se popularizou no Brasil especialmente após sua vinda para a edição do Music Bank que aconteceu no Rio de Janeiro em 2014, anunciou seu fim logo nos primeiros dias de janeiro de 2017. Segundo Kangnam, ex-integrante do quarteto de hip-hop, o disband aconteceu por conta das dívidas acumuladas. Atualmente o cantor é, dos quatro, quem mais se mantém na mídia, se firmando figura carimbada em programas de variedade.

Conheça/relembre: 치사BOUNCE

 

I.O.I (29/01)

Desde o início já sabíamos que esse momento chegaria. Essa é a parte triste de virar stan dos grupos que são formados pelo Produce 101: o grupo tem um prazo e não há abaixo assinado que impeça o disband – pelo menos até então. O lado bom é que depois da separação já entramos para vários fandoms. O I.O.I chegou ao fim logo em janeiro de 2017 e, mesmo com toda a mobilização dos fãs na tentativa de manter o grupo junto, restou aceitar e apoiar os novos caminhos trilhados pelas integrantes. Yeonjung passou a ter o Cosmic Girls como projeto principal, assim como Chayeon com o DIA e Kang Mina com o Gugudan. Chungha mostrou que seu carisma e talento são o suficiente para subir no palco sozinha e conquistar toda a coreia e fãs internacionais com seu debut solo. Nayoung e Kyulkyung debutaram no Pristin, Yoojung e Doyeon no Weki Meki e Sohye como atriz. Somi segue participando de colaborações com outros artistas e programas de variedades – JYP, seguimos esperando um girl group com ela, tá?.

Conheça/relembre: Very Very Very

 

Wonder Girls (26/01)

Também em Janeiro recebemos a triste notícia de que um dos maiores girl groups da Coreia estava se separando. Após dez anos em atividade, diversas formações icônicas, álbuns que eram verdadeiros hinários – amém reboot – e o inusitado formato de banda, foi a vez de Wonder Girls se despedir do público. Com um single final, “Draw Me” e um vídeo compilando melhores momentos de todas as formações do grupo, a despedida serviu também como comemoração de 10 anos de carreira, tornando todo o processo bem mais emocional do que já era. Após deixar a JYPE, Sunmi retornou a sua carreira solo, reafirmando que é mesmo dona de hits com o lançamento de “Gashina”. Yeeun também deixou a empresa e lançou projeto solo como HA:TFELT. “I wander” faz parte do single MEiNe, que, para a nossa tristeza, contem apenas duas músicas. Já Yubin e Hyelim assinaram a renovação de contrato com a JYPE mas não lançaram novos trabalhos até então.

Conheça/relembre: So Hot

 

Spica (06/02)

Apesar de ser um grupo super talentoso, o Spica nem sempre teve o reconhecimento merecido na Coreia e a integrante Narae já até comentou sobre a possibilidade de futuramente lançarem outro projeto como um grupo, mas por enquanto cada uma das meninas busca novos caminhos separadamente. Atualmente no programa “The Unit”, Jiwon é a integrante que mais vem ganhando atenção da mídia após a separação.

Conheça/relembre: Lonely

 

History (12/05)

O alistamento chega para – quase – todos nos boy groups de K-Pop e esse foi o motivo alegado pela empresa do History para o disband que aconteceu em maio desse ano. Segundo a Fave, empresa responsável pelo grupo, os meninos teriam que prestar o serviço militar em diferentes anos cada um, dificultando a formação completa do History, sendo assim, a solução encontrada foi que o grupo se separasse. Os integrantes seguem sob a tutela da mesma empresa, mas devem seguir caminhos diferentes em carreiras solo.

Conheça/relembre: Dreamer

 

Sistar (04/06)

Seguindo a triste linha de girl groups incríveis que acabaram em 2017 temos Sistar. As donas do verão coreano se despediram de uma forma bem bonita em maio desse ano. Normalmente os disbands no K-Pop acontecem com um anúncio oficial da empresa e o encerramento imediato das atividades do grupo, mas com Sistar foi diferente. Elas não apenas lançaram “Lonely”, um single de despedida como também apresentaram nos programas musicais um goodbye stage com a nova música e alguns hits de verão lançados ao longo da carreira. O mais legal é que, apesar de ser uma despedida, nada tinha uma vibe realmente carregada de tristeza, pareceu muito mais como o encerramento de uma fase na vida de cada uma delas e de cada STAR1 que acompanhou o grupo.

Conheça/relembre: So Cool

 

miss A (27/12)

O dia é 27/12 e parece que 2017 não cansa de levar os melhores girl groups da segunda geração. O miss A já vinha cambaleando há algum tempo. Os comebacks cada vez mais esporádicos e, por fim, a saída da Jia do grupo já apontavam para a direção do fim, apesar da JYPE negar. Jia vem lançando projetos solo e o último deles, fresquinho, foi uma collab com Jackson do GOT7.  Fei chegou a fazer um comeback solo desde o início desse hiato que o grupo esteve até então, com o lançamento de “Fantasy”. Nesse meio tempo Min lançou “Born To Be Wild” com Hyoyeon e Jokwon, como o trio Triple T; e, em Janeiro desse ano, Suzy debutou oficialmente em sua carreira solo com “Yes No Maybe”. Meses antes do disband oficial ser anunciado, Jia, Fei e Min postaram uma foto juntas, mostrando que apesar da separação a amizade entre elas permanece. E isso é que importa.

Conheça/relembre: I Don’t Need A Man

 

✨ Grandes mudanças ✨

SNSD (09/10)

CALMA, SONES! Sabemos que o grupo não se separou, mas achamos importante mencionar as baixas que aconteceram, afinal reduziu bastante o número de meninas no Girls’ Generation. Em outubro desse ano, Tiffany, Sooyoung e Seohyun deixaram a SM Entertainment e o grupo que iniciou a carreira com nove integrantes passou a ser formado por apenas cinco delas: Taeyeon, Hyoyeon, Sunny, Yoona e Yuri permanecem na empresa como integrantes do SNSD.

SarangInGayo (08/12)

Não é exatamente um grupo de K-Pop, né? Mas segue sendo o maior portal brasileiro de notícias sobre música e cultura coreana que conhecemos e, infelizmente, em dezembro foi anunciado por sua idealizadora, Natalia Park, o encerramento das atividades. Segundo ela, o arquivo do site ficará disponível por mais algum tempo antes do fechamento.