Sabemos que quando se trata de produzir um MV de qualidade, a Coreia do Sul não mede esforços para criar cenários de encher os olhos. Entre um MV e outro, você já deve ter percebido algumas semelhanças com algum filme de conto de fadas que você assistiu no cinema, ou até mesmo notado aquela referência a uma série que está bombando no momento.
Pensando nisso, nós separamos 7 MV’s que foram inspirados em universos cinematográficos da cultura pop mundial e que você precisa conhecer ou relembrar. Lesgo!
NCT 127 – KICK IT
Por Annyie
“Deixe-me te apresentar coisas novas!”, é assim que o NCT 127 havia começado o ano de 2020!
Lançando seu segundo álbum de estúdio ‘NCT #127 Neo Zone’, ‘Kick It‘ foi a segunda faixa a abrir este álbum incrível que até hoje é considerado como um dos melhores da carreira do grupo. Construído nas cores amarelo e preto, lembra bastante a paleta de cores do filme ‘Kill Bill’ do lendário Quentin Tarantino.
O MV faz referências aos marcantes e famosos filmes em artes marciais da cultura pop mundial em sua composição de cenário. Além de repetirem o nome do ator Bruce Lee várias vezes na letra da música, os garotos também fazem referência ao seu estilo de luta (Jeet Kune Do) em um de seus filmes chamado “Operação Dragão” lançado em 1973.
Além disso, também fazem citações a Samuel Jackson com o filme “A Arte Marcial da Vida” quando se referem aos traumas e desafios que irão enfrentar pela sua existência.
“Depois de repetir as mesmas cenas por tantos dias,
Eu apenas posso derrubar o meu eu de ontem e gritar:
Para mim, chega de traumas!”
Kick It, NCT 127
BIBI – PADO
Por Ana Carol
No dia 10 de setembro, a solista BIBI lançou seu mais novo single ‘PADO’. A música, veio acompanhada de um MV onde conta a história de uma sereia que acaba sendo resgatada na praia por um homem. Ao longo do clipe, ambos passam a desenvolver sentimentos um pelo outro. Porém, existe um pequeno detalhe: ela não possui pernas e sim uma longa cauda.
Essa história te fez lembrar de algum filme, não é mesmo? Acontece que o MV de ‘PADO’ faz referência a história de amor vivida em “A Pequena Sereia”, clássico da Disney. Além disso, a letra da música se encaixa perfeitamente na vibe praiana e de amor impossível.
“Você é minha ONDA
Me salve, mayday
Eu só posso pensar em você
Eu sou um náufrago”
PADO, BIBI
SUNMI – YOU CAN’T SIT WITH US
Por Annyie
Sunmi voltou com seu maravilhoso mini-álbum em 2021, o aguardado ‘⅙’ e seu MV é cheio de referências aos filmes teen dos Estados Unidos. A começar pelo próprio título que é uma frase super famosa do filme “Meninas Malvadas”, um grande marco dos anos 2000, até os dias atuais: “Você não pode se sentar com a gente”.
O cenário do quarto e os objetos como os telefones, computadores e até mesmo o celular Motorola remete a como as populares e patricinhas desses filmes se comportavam e vestiam. O plot twist que a história do MV tem lembra bastante as obras “Um Drink no Inferno” de Quentin Tarantino e até mesmo “Parasita” de Bong Joon-ho. Tudo parece estar indo bem, até algo fazer tudo virar de cabeça para baixo.
No fim, quando os zumbis aparecem na loja de fitas, Sunmi e suas amigas começam um massacre e, até mesmo o fato de seu namorado se tornar parte dessa horda de monstros, nos remete ao filme “Meu Namorado É Um Zumbi” de Jonathan Levine.
“Você não pode se sentar com a gente,
Oh, eu te odeio!
Por que você não entende como eu me sinto?
Caramba!
Quem você acha que é?
Você não pode se sentar com a gente!
Sempre que eu penso em você,
sinto que estou me desvanecendo.
Você não pode se sentar com a gente,
Oh, eu não te entendo!
É melhor você olhar nos meus olhos agora, amor.”
You Can’t Sit With Us, Sunmi
COLDPLAY x BTS – MY UNIVERSE
Por Ana Carol
‘My Universe’, colaboração entre BTS e Coldplay, agitou a internet nos últimos meses. Além de uma excelente música, o single ganhou um MV no dia 30 de Setembro repleto de referências a cultura pop que deixaram os fãs animados!
“Era uma vez, a muitos anos no futuro…
A música foi proibida pelas esferas
Em três planetas diferentes, três bandas diferentes desafiaram a proibição
Dj Lafrique, em sua nave alienígena, nos une através dos hologramas
Durante todo o tempo eles são caçados pelos Silenciadores…”
My Universe, BTS x Coldplay
O contexto em que se passa o clipe de ‘My Universe’ faz referência a “Footloose”, clássico filme dos anos 80. Na trama, Ren McCormick (Kevin Bacon) se muda para uma cidade conservadora no interior dos Estados Unidos, onde dançar, ouvir música alta e se divertir é proibido. Vivendo nesse ambiente hostil, ele quebra as regras para trazer diversão aos jovens moradores daquele lugar e é constantemente “caçado” pelas autoridades. Uma história bem parecida com o enredo de ‘My Universe’, não é mesmo?
Além disso, todo visual do MV lembra alguns filmes da Marvel como “Vingadores: Guerra Infinita” e “Guardiões da Galáxia“, mas alguns fãs também encontraram semelhanças com “Star Wars”, outro clássico da cultura pop.
Por último, a nave que tenta acabar com a diversão das bandas foi projetada para lembrar o contexto da pandemia em que estamos vivendo. “Com COVID-19 dominando as notícias por meses, posso ter sido inconscientemente inspirado pela forma do corona vírus ao projetar o navio inimigo” conta o Designer de Produção do MV, François Audouy. Você já tinha percebido essa semelhança?
EXID – L.I.E
Por Annyie
L.I.E é um dos MV’s mais marcantes da carreira das garotas do EXID e foi lançado junto do álbum ‘Street‘, em 2016.
L.I.E é um MV todo baseado no famoso e premiado filme: “O Grande Hotel Budapeste” de Wes Anderson. O filme se passa na década de 1930, onde o gerente de um famoso hotel torna-se muito amigo de um jovem colega de trabalho. Os dois acabam se envolvendo numa briga por dinheiro e no roubo de um quadro de um valor inestimável.
Já no MV do EXID, as meninas acabam se intrometendo em uma traição de um homem que visitava o hotel no qual elas trabalhavam. No final, cada uma, da sua maneira, acaba armando uma maneira de destruir esse homem no fim do clipe.
HWASA – MARÍA
Por Ana Carol
Servindo conceito, coesão e aclamação, Hwasa, integrante do MAMAMOO, nos presenteou em 2020 com a obra prima ‘María’, seu primeiro álbum solo. A música título de mesmo nome, faz uma crítica à pressão midiática que a idol sofreu ao longo de sua carreira e é acompanhada de um MV extremamente artístico. O que você pode não ter percebido, é que uma cena específica em ‘María’ faz referência a um clássico filme italiano.
Logo no começo do MV, Hwasa, ou melhor, María, pega um cigarro para acender e várias pessoas oferecem um isqueiro. A cena em questão foi inspirada no filme italiano/norte-americano “Malena”, lançado nos anos 2000.
Dirigido por Giuseppe Tornatore, a trama é ambientada durante a Segunda Guerra Mundial quando a Itália entra em conflito. Morando em uma pequena vila, Malena (Monica Bellucci) passa a ficar sozinha depois que seu marido é enviado para combate. Após a mesma se envolver em um escândalo, seu visual e sua perspectiva de vida sofrem por uma mudança e Malena começa a usar o seu corpo como moeda de troca para sobreviver. Além disso, ela é constantemente objetificada por homens e severamente criticada por mulheres por ter uma beleza e ousadia estonteante.
O MV de ‘María’ pode ter várias interpretações, mas a mais clara que fica é como a mídia gosta de criticar Hwasa por suas atitudes, assim como Malena também é criticada na cidade em que mora pelo seu modo de viver.
“Eu já fui tão criticada que tenho indigestão,
Mas mesmo que eu esteja chateada, o que posso fazer?
Todo mundo tenta me odiar ao máximo
Eles me destroem
Isso alimenta eles?”
María, Hwasa
MONSTA X – LOVE KILLA
Por Ana Carol
Cantando sobre um amor arrebatador, ‘Love Killa’, faixa do álbum ‘Fatal Love’ do grupo Monsta X, ganhou um MV cheio de referências a filmes clássicos. Assim como a letra da música retrata sobre um relacionamento um tanto quanto problemático, o clipe foi inspirado nos maiores ícones do cinema que têm personagens de caráter duvidoso.
Apesar do MV não contar uma história específica, o vídeo é marcado pela caracterização de cada integrante do grupo “homenageando” um personagem clássico. Minhyuk interpreta Patrick Bateman (Christian Bale) do filme “Psicopata Americano”, lançado nos anos 2000. Já Jooheon vive o Coringa interpretado pelo ator Heath Ledger em “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, essa com certeza é a referência mais clara, já que a caracterização do idol ajudou muito! Em uma determinada cena, Chang Kyun reproduz o pôster de “Drive”, filme de ação lançado em 2011 com o ator Ryan Gosling.
Sendo um dos maiores clássicos presentes no clipe, Hyungwon dá vida a Tyler Durden (Brad Pitt), de o “Clube da Luta”, filme que marcou o final dos anos 90. É claro que um dos maiores ícones do terror não poderia ficar de fora com Kihyun fazendo referência ao personagem Hannibal do filme “O Silêncio dos Inocentes” lançado em 1991. Por último, mas não menos importante, Shownu é o Agente 47 de “Hitman”, que conta a história de um assassino profissional.
Muitas referências, não é mesmo? O que, no meu ponto de vista, deixa tudo mais incrível é que a própria letra da música faz jus aos personagens que os idols interpretam no MV.
“Me movendo misteriosamente, tipo swish
Prendendo a respiração como um caçador
Dentro de brigas repetitivas, somos uma emergência
A sirene vermelha desligada, agora somos eu e você, shh
Sem mais sentidos, sem mais dor
De qualquer jeito, eu e você somos amor ou ódio
Te quero e te odeio loucamente
Vou arrasar, vou relaxar, vou matar”
Love Killa, Monsta X