Taemin voltou com tudo ao lançar o EP “ETERNAL”, trazendo muita sensualidade na faixa título “Sexy In The Air”, porém, não é de hoje que o artista coloca esse traço mais sensual e aborda também a sexualidade em suas músicas. 

Em uma sociedade na qual falar sobre esses tópicos pode soar como algo promíscuo ou constrangedor, Taemin expressa com maestria diferentes desejos e sentimentos humanos por meio de suas produções. Dentre as diversas faixas que trazem tais aspectos, podemos citar “Play Me” e “Sexuality”, que tratam de um amor intoxicante de formas distintas. Enquanto a primeira utiliza de uma descrição mais atrelada ao romantismo, misturado com a batida de um R&B envolvente, a segunda traz a trajetória de dois amantes até o momento em que se tornam um, com o ritmo mais acelerado proporcionado pela mistura entre pop, EDM e uma letra sensual que atravessa toda a canção. 

Ainda explorando o mundo dos desejos, Taemin traz seu poder de sedução em outras tonalidades com “WANT”, faixa principal de seu segundo mini álbum de mesmo nome. A música explora as diversas vontades tidas como carnais, se referindo até mesmo à tentação do fruto proibido, flertando com as ideias de pureza e sensualidade. 

“Essa doçura da maçã proibida te seduz

O impulso desperta os instintos

Nesse doce ritmo

Vou deixar você querendo mais”

WANT, Taemin

Essa ponte com a religiosidade e divindade também ganha espaço em outras produções do cantor, mostrando o amor como uma maneira de adoração ao outro. A b-side “Heaven”, que compõe o terceiro álbum “Never Gonna Dance Again: Act 2”, é um ótimo exemplo disso. Nessa faixa, Taemin expressa seu desejo de fazer a pessoa amada sentir o paraíso, misturando sua voz sedutora com o refrão que remete aos hinos cantados nas igrejas, somado a um passo sutil da coreografia que lembra o sinal da cruz. Assim, à sua própria maneira, o artista explora as faces da sensualidade misturando-a com toques dos ideais divinos, quebrando a barreira que o conservadorismo constroi entre ambas as temáticas. 

Além disso, ele também rompe com a ideia binária de gênero, como ocorre na música “Move”. Em entrevista para a Billboard, o artista mencionou a vontade de encontrar uma mistura entre o masculino e feminino para a performance, buscando romper com os estereótipos. Por meio de movimentos, gestos e uma melodia sedutora, Taemin estabelece uma sensualidade sofisticada e única, nos convidando para seu mundo. 

“Meu objetivo era encontrar um meio termo, misturando movimentos masculinos e femininos na coreografia. […] Eu queria romper com a ideia a respeito do que os artistas masculinos devem mostrar, que performances os grupos femininos devem mostrar. Eu realmente queria romper com esses rótulos, mostrando que a dança é uma forma de arte”

Taemin (2017) 

Ao longo da trajetória do músico, os elementos da sensualidade e sexualidade marcaram as performances de diferentes maneiras, acompanhando os diversos conceitos que Taemin já nos apresentou, e não foi diferente no último lançamento. Na faixa “Sexy In The Air” ele expressa a vontade de explorar diferentes versões, algo já ocorre na mistura entre hip-hop e pop, trazendo uma coreografia que nos lembra o street dance e ao mesmo tempo apresenta movimentos sensuais e marcantes. 

Assim, Taemin rompe com a ideia de vulgaridade e promiscuidade que, muitas vezes, é atrelada aos conceitos de sexualidade e sensualidade, tocando nesses aspectos de forma genial com cada detalhe de suas produções, nos convidando para repensar e sentir cada música.