Marcando o debut do diretor Pat Boonnitipat, o longa tailandês “Como Ganhar Milhões Antes que a Vovó Morra” (หลานม่า, “Lahn Mah”, no original) mostrou a maneira com que o amor e o tempo entrelaçam diferentes gerações por meio de gestos suaves do cotidiano ao focar na história da relação de Amah (Taew Usha Seamkhum) com o neto mais velho, M (Billkin Putthipong Assaratanakul), que sonha em ser um streamer de sucesso.
Logo no início, a família é mostrada visitando a lápide dos pais de Amah, posicionando as comidas, incensos e flores, enquanto M permanece isolado com seu celular e fones de ouvido, deixando evidente sua indiferença à tradição familiar. Esse desinteresse do personagem se mostra presente até mesmo após saber do diagnóstico de câncer da avó, deixando clara a distância existente entre ambos.
Entretanto, em um determinado momento, interessado numa possível herança, M decide se aproximar de Amah, buscando conseguir sua confiança e amor para obter algum tipo de benefício. Tendo isso em mente, ele se muda para a casa da avó, que o recebe desconfiadamente, e a dinâmica entre os dois passa a ser explorada de forma sentimental e cômica ao longo da narrativa, mostrando as diferenças entre as duas gerações que agora habitam o mesmo espaço.
Amah é filha de imigrantes chineses e, em determinadas cenas, utiliza o idioma chinês para comunicar algumas coisas, que são facilmente compreendidas por seus três filhos. Porém, para M, isso se torna algo estranho e desconhecido, deixando ainda mais clara essa distância inicial entre os dois, uma divisão entre tradição e contemporaneidade que se manifesta nos dois personagens.
Ao longo do filme, somos contemplados com cenas engraçadas de M tentando acordar às 4 da manhã para vender mingau com a avó, ou aprendendo que se deve ferver a água oferecida para a deusa que Amah cultua, e não esquentar no microondas, coisas que são óbvias e diárias para ela.
Esses momentos do cotidiano trazem um alívio para a narrativa e mostram como M está distante dos valores que a avó tanto aprecia, tratando-os como irrelevantes a princípio. Porém, ao longo da trama, com a convivência cada vez mais íntima, o personagem vai se transformando ao deixar as intenções materialistas de lado e começar a construir um afeto verdadeiro direcionado à avó.
Tudo isso vai ganhando uma nova roupagem com o agravamento da doença de Amah, que passa a ficar mais debilitada com o passar do tempo. M, que é sua maior companhia nas vendas de mingau e em casa, passa a acompanhá-la também na fila do hospital, na quimioterapia, e até mesmo para ajudá-la com um banho de esponja.
Por meio dessa convivência, M passa a compreender melhor os sentimentos de sua avó, enxergando também suas angústias, crenças e desejos, valorizando cada momento com ela. A partir dessas cenas, presenciamos, então, a construção de um amor genuíno, que cresce com o cotidiano, tempo e paciência, resultando na aproximação dos personagens.
Em um mundo acelerado, que alimenta cada vez mais o consumismo e os bens materiais, “Como Ganhar Milhões Antes que a Vovó Morra” nos convida a desacelerar brevemente e observar como o amor constrói uma ponte sólida entre diferentes gerações no dia a dia, na paciência de ouvir histórias, no aprendizado das tradições, ou simplesmente ao se fazer verdadeiramente presente.
O filme mostra, por meio da jornada de M e Amah, a força das conexões humanas e do afeto nas relações familiares, nos fazendo pensar sobre as diversas prioridades que são estabelecidas ao longo de nossas trajetórias pessoais. Nesse aspecto, pequenos gestos do cotidiano passam a ter um novo significado, como a cena em que M joga o jogo favorito de Amah, lembrando de apreciar o tempo de qualidade que temos ao lado daqueles que amamos.
Amah, você é minha número um.
Disponível na Netflix, o filme havia sido selecionado para representar a Tailândia na categoria de melhor filme internacional na 97ª edição do Oscar, sendo a primeira produção tailandesa a chegar na última fase para concorrer ao prêmio, após submeter filmes desde 1984. Porém, para a tristeza de muitos, não foi nomeado para concorrer ao prêmio.
Com uma ótima recepção, que contou com recordes de bilheteria, a Tailândia alcançou um marco significativo com “Como Ganhar Milhões Antes que a Vovó Morra”, resgatando valores familiares, culturais e geracionais de forma sensível e com toques cômicos que transmitem a leveza que o amor entre eles carrega.
Assim, o filme nos lembra também que o tempo é uma das coisas mais preciosas que podemos oferecer para aqueles que amamos, nos possibilitando construir memórias que permanecem ao longo da vida.