Uma premiação nasce com o objetivo de celebrar algo. Ganhando ou perdendo, é uma festa. Só que esse sentimento se perdeu nas premiações de k-pop nos últimos anos, com apresentações sem cor e totalmente protocolares, além de um público de artistas que não vê a hora de ir pra casa. BooSeokSoon, o trio de unit do SEVENTEEN, parece estar mudando isso.

O grupo debutou em 2018, com “Just Do It”, uma canção divertidíssima com um MV sem orçamento algum, gravado diretamente em um dos shows do SEVENTEEN. A estreia não teve muita divulgação, mas os fãs clamavam por uma volta desde então até porque o trio conta com um humor único que não víamos desde o fim de Orange Caramel.

Cinco anos se passam e BooSeokSoon finalmente faz seu retorno, que tem na real carinha de debut, com o single álbum “Second Wind”. A produção tem uma narrativa clara: um dia de trabalho, contado com muito humor na faixa principal, “Fighting”, e mestria nas demais.

A divulgação de “Fighting” foi o puro suco do surto. O trio o tempo todo falava ser da quarta geração e chamava todos os artistas que debutaram depois deles de… sunbaenim. E não posso esquecer de quando os três pediram ao vivo, em um programa de música semanal, para fazer um vídeo no TikTok com Le Sserafim, NewJeans, Tomorrow X Together e Enhypen.

Por falar nesses programas, eles chegaram a receber um prêmio no Show Champion, mas não estavam presentes. Então, gravaram posteriormente um vídeo diretamente da Hybe Entertainment reagindo como se tivessem ganhado lá mesmo. Juro.

Mesmo sem prêmios, “Fighting” fez sucesso, principalmente nos charts da Melon, o que resultou com que o trio fosse convidado para duas premiações em 2023: Circle Chart Music Awards e Asia Artists Awards. Ambas contaram com apresentações com algo em comum: o público de artistas estava muito confortável e, surpreendente, se divertindo.

No Circle Chart Music Awards, o trio apresentou o mais recente single e, claro, “Just Do It”. A canção de debut foi a cereja do bolo porque os meninos ultrapassaram uma parede invisível colocada pelos próprios artistas ao descer do palco e brincar com cada um deles. É nítido o misto de reações, claramente surpreendidos, mas se deixando levar pela interação e se divertindo.

Já no Asia Artists Awards, BooSeokSoon começou a apresentação em meio ao público, interagindo com deus e o mundo, fazendo inclusive Le Sserafim cantar um trechinho de “Fighting”. Fora o momento que DK faz um twerk, pegando todo mundo desprevenido. Imagina ter essa mente de titânio. 

As duas apresentações fogem do protocolar. Geralmente, não há diversão. É subir no palco, cantar e dançar fazendo carão e voltar para as cadeiras para ver se ganha algum prêmio inventado na hora para não voltar para casa de mãos vazias. Estava um verdadeiro saco.

Um dos propósitos da música é divertir e entreter. BooSeokSoon entende este papel como ninguém. Espero que o trio retorne em 2024 com um novo trabalho porque o k-pop precisa deles. Mais do que tudo.