Os antis se revoltam e os k-poppers old school também, mas não podemos negar que 2017 foi o ano do k-pop. Em junho a rede social Twitter se mobilizou para as votações da Billboard quebrando recordes e fazendo o BTS ganhar na categoria Top Social Artists, vencendo Jelena e outros artistas bem famosos. Dizemos que foi o ano do k-pop, pois o gênero musical se expandiu tão rápido que agora feliz ou infelizmente grande parte do mundo já ouviu falar sobre. Só de um grupo sul coreano ter sido indicado em um prêmio musical tão reconhecido já é uma conquista e tanto e não impede de outros grupos serem indicados nos próximos anos (AMÉM).

A vitória do BTS não foi apenas no BBMAs. A repercussão monstruosa nas redes sociais, despertou a curiosidade de outros artistas fora do leste asiático e resultou não apenas em featurings e colabs, mas também no debut americano do BTS, que aconteceu no dia 19 de novembro, durante o American Music Awards, onde os meninos performaram “DNA”, viraram memes e foram o motivo para grande parte da comunidade K-Popper brasileira se manter ativa nas redes sociais comentando o ocorrido. Além disso, o mês de novembro e o debut americano incluíram ainda diversas participações em programas consagrados como The Ellen DeGeneres Show, Jimmy Kimmel Live! e The Late Late Show with James Corden.

Literalmente encerrando o ano, BTS voltou a aparecer nas telas das TVs norte-americanas no dia 31 de dezembro, dessa vez durante o tradicional Dick Clark’s New Year’s Rockin’ Eve, programa que vai ao ar em horário nobre durante a véspera de ano novo por lá. Resultado? Mic Drop, uma das músicas que eles performaram, foi a música mais buscada no Shazam (plataforma de identificação de músicas) durante a exibição do programa.

 

Texto: Bea e Hope