Nunca foi tão discutido na comunidade de fãs de k-pop sobre habilidades vocais quanto no momento. Há um certo saudosismo por parte de muitas pessoas sobre artistas de gerações anteriores, um papo crescente sobre como antes era muito melhor. Entretanto, isso é um movimento comum na música, a nostalgia toma conta e o que passou torna-se a base para comparações com o que vem depois, é cíclico. Porém, alguns artistas acabam quebrando isso e virando referência quando o assunto é determinada habilidade. E no quesito vocais, com certeza não podemos desconsiderar o impacto do EXO para o gênero nos últimos 12 anos.
Assim, é preciso apontar que o grupo não teria conseguido se tornar quem é hoje em dia se não fossem os integrantes e mesmo que todos tenham sua importância, falarei mais especificamente de BAEKHYUN, um dos main vocals do grupo e um dos solistas mais famosos da Coreia do Sul e também conhecido como o meu ultimate do k-pop. Sério, ele estabeleceu o padrão que meus bias de outros grupos costumam ter.
BAEKHYUN faz parte da minha vida há quase 9 anos, seja com seus trabalhos no grupo, seus solos ou seu poster na parede do meu quarto na casa dos meus pais. Então, não sei como nunca tinha trazido uma análise de seus trabalhos solos para a K4US. Por isso, chegou o dia de te contar um pouco sobre esse que é considerado um dos idols mais influentes da indústria e como ele foi um dos pioneiros em diversas trends que são muito populares hoje em dia.
Conhecido por ser um dos idols mais ecléticos do k-pop, BAEKHYUN consegue se moldar não só sonoramente, mas também esteticamente a qualquer conceito do EXO, seja ele sexy ou fofo, dark ou fresh, não importa, ele sempre vai entregar um trabalho incrível. Além disso, ele participa de outros projetos em grupo além do EXO, como a unidade EXO-CBX, juntamente com Chen e Xiumin e o SuperM, ou seja, sempre mostrou novos lados aos fãs. Dessa forma, quando começou a fazer seus próprios trabalhos não foi muito difícil se destacar.
“Come on, take your time”
Tudo começou em 2015 com as OSTs de k-dramas, mais exatamente com o hit “Beautiful” na trilha sonora de EXO NEXT DOOR, o mini drama do grupo em parceria com a Line. Inclusive, muitas pessoas não gostam desse k-drama, mas eu considero algo Camp que vale a pena ser visto pelo menos uma vez por quem gosta deles. E, com certeza, a trilha se destaca. Não à toa, essa música é sucesso até hoje nas lojas e cafés da Coreia.
A partir daí BAEKHYUN passou a ser figurinha carimbada em OSTs de diversos k-dramas de sucesso, como “Doom at your service” e “Dr. Romantic 2 e 3”. Com o EXO-CBX fez parte da trilha sonora oficial de “Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo”, do qual também participou atuando juntamente com IU. Esse homem não para!
O queridinho das collabs
Também, ele brilhou no antigo quadro SM Station que trazia os artistas da empresa em parceria com artistas de fora da SM Entertainment ou em gêneros que fogem dos conceitos que costumam fazer. Assim, BAEKHYUN realizou músicas solos como a balada “Take me home” e performances potentes com outros artistas conceituados como o rapper Loco em “Young” e o cantor solista K.will em “The day”.
Ele ainda coleciona músicas com duas artistas que eu gosto muito, “Dream” com Suzy, atriz e ex-integrante do miss A e “Rain” com Soyou, solista e ex- integrante do Sistar. São singles especiais que valem a pena serem conferidos!
Entretanto, em 2019, ele deu um passo a mais na carreira ao se lançar oficialmente como artista solo, debutando com o single “UN Village”, presente em seu primeiro mini álbum intitulado de “City Lights”. Em seis faixas, BAEKHYUN mostrou um lado mais maduro e sensual em seu trabalho, apostando em uma sonoridade R&B e Hip Hop que passou a marcar seus trabalhos a partir dali. São ótimas músicas de se ouvir para dirigir a noite pela cidade, recomendo muito.
Em “Delight”, de 2020, o artista traz faixas ainda nos mesmos gêneros de “City Lights”, porém também aposta em batidas de eletrônico que juntamente com seus vocais potentes deixam tudo ainda melhor. Sempre que escuto o single “Candy” eu sinto um boost de serotonina, o MV e a estética me marcaram e foram muito importantes em um período difícil como a pandemia.
Mesmo que eu goste muito dos dois primeiros EPs, para mim o melhor e mais meu estilo é “Bambi” que conta com um single homônimo. Nada explica o que eu senti quando vi as influências que BAEKHYUN trouxe de Michael Jackson para a estética do vídeo clipe. Ele só tinha um chapéu Fedora, um trem e um sonho. E o querido, inclusive, lançou esse mini álbum meses antes de ir servir no exército, o que para mim não era necessário, visto que ele já tinha nos servido um hinário. As b-sides “Cry for love” e “All I Got” também mostram seu controle vocal invejável e são perfeitos para cantar em momentos de sofrência.
Mais cedo em 2021, ele já havia lançado seu auto-intitulado “BAEKHYUN” que apostava no mercado Japonês. “Get you alone” e “Drown” são minhas favoritas e mostram todo o amor que esse homem tem para dar, se é que me entendem. Injusto, o crime do nosso taurino nato foi amar demais. Em 2021, ele nos alimentou com muitas músicas viciantes.
O que o futuro nos aguarda?
Desde então, os fãs aguardam pacientemente os próximos trabalhos do nosso Fábio Jr da Coreia do Sul. Mesmo que em 2023 tenha participado do single promocional “PARANOIA” do jogo League of Legends, seus fãs querem mais. E, felizmente, tudo indica que não estamos longe de receber novos trabalhos, provavelmente vem aí o seu primeiro full album. Podemos supor isso, pois BAEKHYUN saiu da SM em 2023 e fundou sua própria empresa, a “INB100”, e com ela já está realizando sua primeira turnê solo pela Ásia.
Na verdade, todos os integrantes da unit EXO-CBX estão sendo agenciados pela sua empresa, o que nos deixa mais esperançosos que eles tenham mais liberdade criativa e de quem sabe um dia fazer uma tour na América Latina com Show no Brasil.
Ele continua como integrante do EXO, mas com certeza agora em seu próprio selo pode explorar suas outras facetas, como a de produtor e empresário. Tenho certeza que ele tem tudo para fazer a empresa ser muito conceituada no mercado, pois tem uma ótima visão do que está fazendo sucesso na indústria.
BAEKHYUN, o It boy romântico
Em 2021, em entrevista ao MMTG, ele contou que o face chain, muito conhecido hoje em dia em conceitos dark no k-pop e usado pela primeira vez por BAEKHYUN, foi sua própria sugestão ao figurinista durante a era “Obsession” em 2019. Realmente nosso it boy está muito à frente de seu tempo!
Admiro o BAEKHYUN como artista e como pessoa também, pois mesmo sendo super famoso e ocupado, sempre tira um tempo para responder seus fãs no X e fazer conteúdos especiais em seu canal próprio no Youtube. Porém, o admiro mais ainda, pois mesmo que mantenha essa proximidade, é um dos principais advogados da indústria por causas de privacidade e questões de saúde mental de artistas. Particularmente, adoro quando ele dá “apavoros” em seus haters, queria que mais idols fossem corajosos assim.
No fim, o que nos resta por enquanto como Eris, nome de seu fandom pessoal, é apoiá-lo em suas redes sociais e ouvir muitas vezes seus lançamentos anteriores enquanto aguardamos pelo que vem por aí!