Olá armys, não armys e todos que gostam de uma boa história, várias teorias e mistérios! Hoje, eu vim aqui para falar com vocês sobre o tão enigmático clipe de Blood, Sweat and Tears do BTS.

Blood Sweat Tears do BTS
Imagem do início do MV de Blood, Sweat and Tears versão coreana

Já vou lhes avisando que, como todo trabalho do BTS, nada é por um acaso e deixado solto. E isso inclui obviamente o MV de Blood, Sweat and Tears. Muitas pessoas até dizem que os dois clipes de Blood, Sweat and Tears – tanto a versão coreana quanto a japonesa – não possuem muito a ver com a linha de acontecimentos que começou em The Most Beautiful Moment In Life e continuou em diante até o ano que você está lendo agora.

Mas, eu digo que isso é um grande equívoco. Se você está por dentro só um tiquinho dos MV’s do BTS, você vai reparar que a história está cercada de voltas no tempo, a teoria do caos e até mesmo uma realidade alternativa! E essa realidade alternativa eu acredito ser a que se passa em Blood, Sweat and Tears; especialmente a versão coreana e em algumas partes da versão japonesa.

Blood Sweat Tears do BTS
Taehyung na versõa japonesa de Blood, Sweat and Tears

E antes de eu começar a apontar todas as referências e até a história de algumas coisas por trás desses dois MV’s, quero deixar bem claro que ambos os MV’s, em especial a versão japonesa de Blood, Sweat and Tears, contém cenas que irão ainda acontecer em outras linhas do tempo, e com essas linhas do tempo não me refiro a uma alternativa como eu acredito que seja a versão coreana de Blood, Sweat and Tears, e sim as que o Seokjin irá voltar formando o famoso efeito borboleta que vimos nos Highlight Reels e como ainda iremos ver na Webtoon Save Me; já que o Seokjin volta no tempo várias vezes na história! E calma, uma análise aprofundada do The Notes e da Webtoon Save Me do BTS já estão a caminho. ENTÃO SEGURA A ANSIEDADE e vamos focar em Blood, Sweat and Tears por agora! Por que depois você irá entender quase tudo do que está acontecendo nesse universo.

Ato 1: A versão coreana de Blood, Sweat and Tears

O MV, e toda a era Wings para ser mais específica, é baseada nos livros: Demian de Hermann Hesse e Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém do filósofo Friedrich Nietzsche, e o próprio Herman Hesse se baseia muito nas filosofias de Nietzche para escrever suas obras, e em especial, Demian.

Demian conta a história de Emil Sinclair e sua busca por respostas para seus questionamentos e sobre o que seria o certo e o errado; as muitas de suas divagações é sobre como lidar com a realidade onde todos os nossos conceitos morais e éticos já impostos pela sociedade são, na verdade, frágeis e facilmente corrompidos, extintos e até mesmo sem embasamento nenhum que nós temos sobre o mundo. Além da eterna busca pelo encontro do seu EU existencial. Pois não pensem vocês que acham que se conhecem, virem aqui falar que se conhecem muito bem! Que não só eu, como até especialistas, provam em dois segundos o quanto que vocês não tem a mínima noção de quem vocês realmente são.

Recomendo a vocês para ir dar uma olhada nessa análise que fizemos dos short films a algum tempo atrás onde também contamos mais a fundo a história do livro de Demian – embora eu recomende a leitura do livro hein! – e depois voltem aqui para continuarmos falando somente desse MV maravilhoso. Ou se você se sente confiante para continuar… apenas prossiga comigo para o próximo parágrafo.

Na era Wings e no MV, diferente também da análise que fizemos nessa outra matéria e dos possíveis pares que foram formados na era de The Most Beautiful Moment In Life, são formadas novas duplas; estas sendo: Jungkook + Namjoon, Yoongi + Jimin, Taehyung + Hoseok, e uma até inusitada: Taehyung + Jin, esta em especial que se forma nos MV’s.

Imagem da junção dos símbolos de cada integrante da era Wings

O MV de Blood, Sweat and Tears começa com Jin, como sempre sozinho e afastado dos outros, mas dessa vez ele está observando uma pintura. Esta pintura em especial, é´ uma pintura de Bruegel chamda A Queda dos Anjos Rebeldes, que retrata a luta entre o bem e o mal. Até mesmo em volta da pintura e de Jin, existe dois portais: um escuro e um claro. Seria esses dois portais uma representação dessa luta entre o bem e o mal? Também podemos atrelar a pintura e os portais a Sinclair, que durante toda a obra de Hermann Hesse, começa a perceber dois mundos: o de luz e o de trevas.

Blood Sweat Tears do BTS

O MV também contém muitas vendas e tentativas de tapar os olhos uns dos outros, ação que vemos claramente por exemplo com Yoongi e Jimin. Onde ocorre sempre uma tentativa de Yoongi de não deixar Jimin ver o que quer que seja. O que também se conecta com os “descobrimentos” de Sinclair assim que ele começa a perder sua inocência e quando conhece Demian, uma figura que o faz questionar tudo ao seu redor. Até mesmo o que ele simplesmente aceitava que era “o certo” por nunca ter pensando diferente.

Outro momento que esse descobrimento do mundo real acontece, é com Namjoon e Jungkook. Namjoon bebe uma bebida verde e logo depois a cor verde da bebida aparece no pingo de vela que Jungkook põe na boca, dando a entender que ele a bebeu também. Essa bebida é absinto, uma bebida alucinógena que mistura a visão e os limites entre o que é um sonho e o que é realidade. Fazendo total sentido com as cenas oníricas do MV. Além dessas cenas, ainda tem a cena onde Namjoon e Jungkook dividem um quarto e adivinha de que cor é a fumaça do lugar? Pois é, verde! E, uma curiosidade extra, é que Yoongi também pode ser visto na tal fumaça verde assim como Namjoon e Jungkook.

Em seguida vemos Jungkook começar a “voar” em uma sala onde antes ele estava se balançando em um balanço. Atrás dele, há a pintura do Lamento de Ícaro por Draper. Na mitologia grega, Ícaro é filho de Dédalo e é comumente conhecido pela sua tentativa de deixar Creta voando; tentativa esta que não deu certo e o levou a uma queda que culminou na sua morte nas águas do mar Egeu, mais propriamente na parte conhecida como mar Icário. Ícaro caiu pois suas asas eram feitas de cera, e Ícaro deslumbrou-se tanto com a imagem do Sol que se sentiu atraído por ele e voou em sua direção, esquecendo-se das orientações de seu pai sobre as suas asas. Com isso, a cera de suas asas começaram rapidamente a derreter o que fez ele cair no mar. Mas, diferente de Ícaro, Jungkook consegue voar.

E no MV, ainda mostra então uma outra pintura de Bruegel: Paisagem com a Queda de Ícaro, onde mostra Ícaro se afogando nas águas do mar Egeu. Essa pintura aparece atrás de Taehyung, quando o mesmo se joga da sacada, demonstrando sua caída dos céus. E nós comumente vemos o Taehyung caindo de lugares… coincidência? Acho que não!

Blood Sweat Tears do BTS

Falando em Taehyung, Hoseok chega a atirar uma flecha em sua direção. Entretanto, a flecha se transforma em tinta e mostra Hoseok dentro da a´gua. Na versão japonesa, a flecha de Hoseok na qual erra o seu alvo, se transforma em água – ou absinto – mostrando então a conexão entre ele e Taehyung: a água que os dois estão “afogados” devido a suas famílias. Na história dos MV’s, Taehyung tem um pai abusivo e alcoólatra enquanto Hoseok é abandonado por sua mãe em um parque de diversões. Em Blood, Sweat and Tears, também há uma referência a mãe de Hoseok na escultura de Pietá de Michelangelo, aonde mostra Maria carregando seu filho moribundo Jesus. Uma figura muito parecida também com a que aparece no short film de Mama do próprio Hoseok.

Ato 2: A versão japonesa de Blood, Sweat and Tears

Chegamos na dita cuja! A partir daqui irei misturar os dois MV’s para conectar tudo e voltar em alguns tópicos que apareceram na versão coreana e se repetiram na versão japonesa, mas de um jeito diferente e com muito mais detalhes. Preparados?

Lembram das vendas? Pois bem, na versão japonesa, Yoongi continua tentando tampar os olhos de Jimin. Todavia, quando Jimin come a maçã ele consegue fugir das tentativas de vendar seus olhos de Yoongi. A maçã carrega um simbolismo bíblico do pecado. Na bíblia, Eva é criada a partir de uma das costelas de Adão para fazer-lhe companhia. Até que uma serpente convence Eva, a comer o fruto da árvore proibida. Esse fruto era uma maçã. Ela dá também a fruta para Adão. Por comerem a maçã, a fruta lhe dá conhecimentos a mais, mas também noções negativas e destrutivas, como o mal e a vergonha. Deus posteriormente amaldiçoa a serpente que convenceu Eva e a terra, e diz à mulher a ao homem, no caso Adão, que haverão consequências pelo pecado de desobedecê-lo. Com isso, Deus bane Adão e Eva do Jardim do Éden. Jimin só consegue ver além e ver a verdade depois de comer a maçã, o que bate com a discussão trazida em Demian: “Se Deus criou todas as coisas, porque só damos o devido valor para as coisas consideráveis apenas agradáveis?” E também talvez essas tentativas de Yoongi de tapar os olhos de Jimin seja por conta da sua tentativa de suicídio. Comendo a maçã, assim como Eva, ele ganhará conhecimento a mais junto com sua parte destrutiva. Tanto que em uma das últimas cenas do MV, Yoongi não deixa Jimin ver uma outra versão dele mesmo. Seria aquela sua versão destrutiva?

Outro momento é quando o próprio Demian diz a Sinclair sobre existirem os filhos de Caim e fala também sobre Abraxas! Abraxas é uma divindade de características humanas que é capaz de exercer tanto o bem e quanto o mal. E aparece nos short films de Awake de Seokjin e em Stigma de Taehyung. Nesse momento de revelação, onde Sinclair começa a voltar a se perguntar sobre sua fé, é retratado na versão coreana quando Yoongi toca Passacaglia em Ré menor no órgão. Cena que de fato acontece no livro! Muito legal, não é?

Blood Sweat Tears do BTS

E a dupla Jimin + Hoseok faz seu retorno na versão japonesa. Os dois aparecem dançando uma mesma coreografia, numa mesma sala mas… eles não estão juntos. Seria essa cena uma prévia do que acontece no Highlight Reel quando Jimin e Hoseok estão dançando juntos e ocorre o acidente da garota e Jimin no estúdio de dança? Fica aí o questionamento no ar! Os dois esticam os braços para uma pintura que também estava na sala de quando Jungkook consegue voar! A pintura, assim como nesse MV, também se encontra no teto. Esta obra se chama Afresco de Giuglio Quaglio que se encontra na Catedral de Liubliana na Eslovênia. Essa pintura remete a eles alcançando o céu ou, juntando tudo o que já vimos, eles finalmente alcançando a aceitação de si mesmos?

Também acontece uma referência/retomada na cara dura do MV de I Need U, quando Hoseok joga as pílulas que ele tomava na fogueira. Na versão japonesa, a cena acontece de novo mas com algumas alterações no local. Todavia, os meninos continuam com ele. Realidades alternativas, gente! Estou falando para vocês!

Blood Sweat Tears do BTS

Outra dupla que por nós já é conhecida também retorna, que é Yoongi + Jungkook. Quando Jungkook toma o absintonessa versão ele realmente toma a bebida, já que Namjoon aparentemente o força a tomar – Yoongi vai o ajudar quando este tenta vomitar a bebida para fora. Mas os motivos para tal ação? Honestamente, acho que Yoongi queria tentar ajudar Jimin e Jungkook, mas de maneiras distintas, e mais uma vez com a dualidade do certo e o errado. Qual seria a maneira correta de ajuda-los? Ninguém aparentemente possui a resposta. Outra “coincidência” é que na cena que Namjoon entrega o absinto a Jungkook, o letreiro de um motel/hotel aparece atrás deles, o que nos faz lembrar do MV de I Need U onde Yoongi coloca fogo no quarto e em si mesmo no processo. Jungkook recusa a ajuda de Yoongi, assim como ele mesmo fez quando Jungkook o ofereceu ajuda no MV de Run. Eita que doideira!!

E também ocorre mais uma retomada, mas dessa vez para os short films de Wings, no caso o short film de Begin, quando mostra Jungkook com a marca das asas na cama, assim como aparece em sua sombra no short film. Minutos de paz? Desconheço eles quando assunto é BTS.

Blood Sweat Tears do BTS

E por último, vamos a dupla inusitada que foi formada nos dois MV’s de Blood, Sweat and Tears: Taehyung + Jin! Eu digo inusitada, porque o único momento que achamos que talvez eles formem uma dupla foi no Prologue, mas depois daquilo os dois nunca deram sinal de que poderiam formar uma dupla como os outros integrantes. Mas, como as reviravoltas acontecem comumente no Bangtan Universe, não foi diferente com Taehyung e Jin. Taehyung é o personagem moralmente mais ambíguo de toda a história e em todas as linhas do tempo em que ele se encontra. Taehyung na versão japonesa mostra isso claramente após matar o seu pai, coisa que todos os fatos indicam que também aconteceu nessa realidade alternativa, e ele não sente remorso do seu ato como por exemplo no Prologue ou até mesmo em I Need U. Na versão japonesa mostra até uma versão um tanto “perturbada” de Taehyung por assim dizer, e ele indo se esconder atrás dos lençóis assim como também é visto na versão coreana. Mas também ocorre uma referência à Stigma, quando ele arrasta a faca na parede, voltando para quando ele estava raspando um lugar com o símbolo de Abraxas. Porém, quando ele passa pelos panos na versão japonesa, ele se encontra no topo do que aparenta ser um prédio. E mais uma vez voltamos para Taehyung e os lugares altos…

Uma outra curiosidade: a flecha que Hoseok atira em Taehyung na versão coreana, na versão japonesa vira um dardo e Jimin e Jungkook tentam segurar Taehyung para que dessa vez Hoseok acerte a flecha nele. Mas por quê? Talvez seja por conta do próximo fato que irei lhes contar.

Blood Sweat Tears do BTS

Lembra que eu disse que Blood, Sweat and Tears seria uma realidade alternativa? Pois muito que bem! Nessa cena da cozinha, “acho” que os meninos queriam impedir o Taehyung de fazer uma besteira. Pois no futuro The Notes e na Webtoon Save Me, Taehyung e Jin entram em uma discussão e, sem querer, Taehyung acaba acertando Seokjin. Eles entram nessa discussão de verdade! Não é teoria não! Isso realmente acontece no The Notes. Por isso eu acredito e afirmo – na maior tranquilidade que eu consigo arranjar – que os MV’s de Blood, Sweat and Tears são na verdade uma realidade alternativa dos fatos que vão acontecer e aconteceram* nas muitas linhas do tempo originais em que o Jin tenta consertar, como aparece no Highlight Reel.

Outro fato que comprova também que isso tudo é uma realidade totalmente alternativa é o buraco de minhoca que aparece em frente a Jin. A física diz que um buraco de minhoca é uma característica topológica hipotética do contínuo espaço-tempo, ou seja, o buraco ´´e um “atalho” através do espaço e do tempo. Um buraco de minhoca possui ao menos duas “bocas” conectadas a uma única “garganta” ou “tubo”. Se o buraco de minhoca é transponível, a matéria pode “viajar” de uma boca para outra passando através da sua garganta, fazendo com que haja uma viagem no tempo e espaço. Embora não exista evidência direta da existência de buracos de minhoca, um contínuo espaço-temporal contendo tais entidades costuma ser considerado válido e possível pela relatividade geral dentro da física. Não esperavam por essa, né? BTS é cultura e educação minha gente!

Blood Sweat Tears do BTS

Com isso damos nossa última volta, para alegria de uns que estão lendo essa análise e querendo arrancar os cabelos de tanta informação, e para a tristeza de uns que, assim como eu, adoram esses tipos de texto (risos).

No final do livro de Hermann Hesse, Demian dá um beijo nos lábios de Sinclair. O beijo simboliza a aceitação de Sinclair para consigo mesmo e a resolução de seu caos interior. Por conta de Demian, Sinclair finalmente entende que a luz e o caos se encontram dentro de si mesmo, e que ele não tem o porquê de temer isso. No MV, Jin beija uma estátua de asas negras, e essas asas negras nós vemos que – tudo indica – pertencem a Taehyung já que ele mostra duas cicatrizes em suas costas como se elas tivessem sido cortadas. As asas cortadas de Taehyung para mim simbolizam o fato de ele ter matado seu pai, já que assassinato é um pecado, entretanto os motivos que o levaram a tal ato foram de sobrevivência; o que mostra que Taehyung não é de fato mal. E Abraxas entente isso, pois ele mesmo carrega a luz e o caos consigo. Jin lhe beija para lhe trazer a aceitação e o perdão pelo seu ato. E junto disso a estátua – que representa Taehyung – que Jin beija e os outros meninos começam a escorrer tinta, ou o que eu acho que seja o absinto, para fora de si mesmos; para então saírem dessa grande metáfora que é o MV.

Mas logo em seguida, Seokjin começa a craquejar mostrando que também tem um caos, ou até mesmo que por conta do beijo, ele tenha trago parte do pecado de Taehyung para si. Isso também pode ter a ver com todas as suas voltas no tempo, o que nos remete a teoria do caos e o efeito borboleta. A Teoria do Caos é um fenômeno de instabilidade chamado sensibilidade às condições iniciais que, modulando uma propriedade de recorrência, torna-os não previsíveis na prática a longo prazo. O que explica o fato do Seokjin voltar no tempo mais de uma vez! Pequenas diferenças nas condições iniciais – tais como erros e diferenças de ações – produzem resultados totalmente diferentes para tal sistema, tornando a previsão que se tinha antes imprevisível. Por conta dessas divergências na linha temporal, pode ocorrer o famoso Efeito Borboleta que diz que: uma pequena mudança em determinado ponto de um sistema dinâmico pode ter consequências de proporções inimagináveis!

Blood Sweat Tears do BTS

E por fim o clipe termina com Jin encarando uma citação de Nietzche que diz:

Você deve ter o caos dentro de você para dar à luz a uma estrela dançante

Nietzche
Blood Sweat Tears do BTS

E foi isso galera! Não foi fácil fazer essa análise de Blood, Sweat and Tears, mas espero que vocês tenham gostado. Nos vemos nas próximas análises! 😉

Blood Sweat Tears do BTS