Música chiclete, batida animada, MV cheio de referências a calor e praia são algumas características que marcam as produções lançadas durante o verão. No K-pop, nós podemos enxergar esses elementos em grupos como o Sistar, AOA, Red Velvet, Twice e vários outros que emplacaram “hits do verão” por usarem a estação do ano a seu favor. 

Contudo, as músicas sazonais tem como “objetivo” nos localizar no tempo e espaço. Um exemplo disso é quando a primavera está chegando e “Spring Day”, do BTS, volta a subir nos charts coreano. A música tem esse poder de nos relacionar com momentos e situações vividas naquela época e, por isso, esses lançamentos são importantes. Por outro lado, emplacar um hit no verão pode mudar completamente a vida de um artista. 

O que torna uma música um hit?

Para entender melhor, vamos tomar como exemplo o “hit de carnaval” que existe aqui no Brasil e que acontece durante o verão. Em 2018, MC Loma emplacou a faixa “Envolvimento” nas paradas. Ela era uma artista desconhecida e a música, paralela ao videoclipe de baixo orçamento, fez com que a faixa se tornasse um hit no país e mudasse completamente a vida da cantora. Não só isso, como Loma também foi a responsável por revolucionar o brega funk no país, que hoje é um dos gêneros mais ouvidos entre a população e, principalmente, durante o verão. 

Mas você deve estar se perguntando “o que isso tem a ver com k-pop?”. Bom, a resposta é simples. Quando um grupo, famoso ou não, consegue emplacar um hit durante o verão, a sua carreira muda completamente e isso acontece por vários fatores. Um exemplo disso é o “boom” que o EXID ganhou no fim do verão de 2014. As meninas tinham lançado a faixa “UP&DOWN” em agosto daquele ano. Porém, a canção só virou um hit depois que uma fancam da integrante Hani viralizou na internet. Depois disso não preciso dizer mais nada né? A música foi um tremendo sucesso, marcando o fim da estação. 

Além disso, na Coréia do Sul, é muito comum que nessa época do ano seja realizado diversos festivais de música, principalmente em universidades onde existe uma grande concentração de ouvintes do gênero. Ademais, é normal que tenham mais festas, mais eventos, as pessoas começam a sair para encontrar amigos e fazer outras atividades. Porém, tudo isso é acompanhado por uma trilha sonora, principalmente o lançamento da época. Portanto, quando a música consegue ser “chiclete” e tocar em diversos lugares, pode ter certeza que é hit. 

E claro, toda a estética montada para que os grupos fiquem nas principais paradas são relacionados à estação. É muito comum assistir videoclipes lançados entre junho e agosto, época do verão coreano, e se deparar com uma fotografia muito colorida, idols dançando e se divertindo, piscinas, praias, areia e tudo que envolve a estação. 

Hits que marcaram época 

Não é de hoje que o K-pop vem colecionando hits ao longo do verão. Em 2009 o Girl’s Generation lançou a faixa “Gee” como single e foi um tremendo sucesso. Vários fatores contribuíram para isso, a música que gruda na cabeça, o videoclipe divertido fazendo compras com as amigas e, mais do que tudo, a coreografia viciante e divertida de dançar. O single foi o mais vendido daquele ano na Coréia do Sul e foi nomeado como canção mais popular da década de 2000 pelo Melon. 

Já em julho de 2014, o Sistar marcou o verão com o lançamento do hit “Touch My Body”. A música possui um ritmo super animado e ganhou um videoclipe com a piscina, céu azul, sol e uma coreografia marcante. Porém, lá em 2012, o grupo lançou o álbum “Summer Special ‘Loving U’” que dominou os charts coreanos. Desde então, o quarteto é conhecido por serem as “rainhas do verão” por conta de seus maiores sucessos lançados nessa época. Quando elas anunciaram o disband do grupo, muitas pessoas se questionaram quem seriam as responsáveis por comandar o hit do verão na Coréia. 

O Red Velvet foi um dos grupos que conseguiram emplacar diversos hits ao longo de sua carreira e um deles se deu no verão. “Red Flavor”, lançado em julho de 2017, é uma canção dance pop que fala sobre relacionamentos no verão. A música possui uma atmosfera da estação e é acompanhada de uma coreografia que faz todo mundo que está parado querer dançar. A faixa foi um tremendo sucesso e alcançou o quarto lugar na Billboard World Digital Songs e atualmente o videoclipe acumula mais de 190 milhões de visualizações no YouTube da SM. 

Vale destacar que não só grupos femininos conseguem bombar uma canção nesta época do ano. É impossível pensar no verão e não lembrar do sucesso “Ko Ko Bop” do EXO ou até mesmo em “WAVE” do ATEEZ, que fez um tremendo sucesso em 2019. 

Já temos a música do verão 2022? 

Enquanto estamos vivendo o inverno aqui no Brasil, a Coréia do Sul está no auge do seu verão! Por isso, muitas músicas foram lançadas nesses últimos meses e você já deve  ter percebido  que aumentou a frequência de shows e festivais por lá. Mas será que já temos um hit nesse verão? 

A cantora Sunmi foi uma das artistas que fizeram o seu comeback em uma estética 100% pensada no verão. O nome da faixa já diz muito, “Heart burn”, em tradução literal “coração em chamas”, fala de uma mulher com uma febre de amor num dia quente de verão. O videoclipe já acumula mais de 40 milhões de visualizações após um mês de lançamento. 

Nayeon, do Twice, fez a sua estreia nesse verão com a música “POP!” e já pode ser considerada um sucesso. A faixa é um pop dance muito viciante não só na sua melodia e letra, mas também na coreografia e tudo o que o compõe. Uma vez que você escuta, a música não sai mais da sua mente. O videoclipe já acumula 90 milhões de visualizações desde o seu lançamento em junho e pode ser considerado um dos hits de verão deste ano. 

O programa “Queendom 2” contou com a participação de diversos grupos e um deles é o LOONA. As meninas ganharam destaque no programa e logo que as filmagens acabaram elas fizeram o comeback com a música “Flip That”. A faixa tem tudo para ser um hit desse verão, é refrescante, o ritmo dá vontade de dançar e o mv é lindíssimo. Assista abaixo e se apaixone com a gente!

O ITZY apostou em uma pegada diferente para este verão. Donas dos hits “WANNABE” e “NOT SHY”, em “SNEAKERS” o quinteto provou que dá para ser princesas de all star sem problema algum. Apesar do videoclipe não ter muitos elementos que lembram a estação, a música é super viciante e tem tudo para ser um hit! 

Esse ano estamos sendo bombardeados de lançamentos! Desde conceitos mais focados no verão à músicas de outros gêneros como “Arson” do J-HOPE. Outro exemplo seria “Nerdy” do Purple Kiss. Diferente do conceito típico do verão, elas apostaram em um MV cheio de referências ao gênero terror. Porém, não se engane! Durante o verão coreano se tornou popular o lançamento de filmes de terror para aliviar o calor do espectador com suor e calafrios. 

Por isso, não dá para negar que a estação influencia muito a forma como os artistas trabalham e lançam suas músicas. Além disso, é uma oportunidade que muitos grupos têm de alcançarem um marco em suas carreiras e serem descobertos por mais pessoas. 


E aí, curtiu saber um pouquinho sobre a importância do verão coreano para o K-pop? Não deixe de seguir a K4US nas redes sociais e nos contar qual é a música do gênero que marcou o seu verão.