Com data marcada para fazer show em terras brasileiras, é claro que não poderíamos deixar de fazer uma lista das 9 melhores B-Sides do Taemin.
A discografia de Lee Taemin é vasta porém extremamente concisa, usufruindo muito do pop e do R&B mas com uma mistura sempre extremamente pontual do gótico. Algo que, diga-se de passagem, vemos poucos artistas no K-pop fazendo, mas Taemin faz de forma magistral.
O gótico como subcultura surgiu na década de 80 no Reino Unido, e o termo veio de várias influências musicais e culturais daquela época; mas o som gótico na música mesmo veio do Rock Gótico, um estilo que nasceu na década de 70 depois do Glam Rock e da era pós punk.
Esse estilo musical é definido pelo seu instrumental comumente associado ao rock, mas que não necessariamente usa os mesmos elementos. Sua sonoridade aparece com acordes graves porém menores, melodias mergulhadas no romantismo mas com arranjos fortes e mais com o pé no sombrio e oculto. Ou seja, é uma som mais soturno que dialoga bastante com a melancolia, tristeza, revolta e paixão.
Taemin segue essa estética em praticamente todas as suas músicas até agora, mostrando desde seu debut que veio para mudar bastante a indústria musical coreana no quesito artístico e performático. Nunca teve medo de expressar drama e letras puxadas para uma melancolia aguda, e esse estilo também se reflete em seus MV’s e na até mesmo no design estético de deus álbuns e photoshoots.
Tendo isso tudo dito, bora conhecer algumas B-Sides do Taemin para você aproveitar muito o show dessa criatura maravilhosa? Então bora!
Waiting For
Para tudo que essa foi pros latinos! E se essa faltar no show podem fazer o panelaço, a K4US libera!
Sendo a 4ª música do seu terceiro álbum de estúdio “Never Gonna Dance Again: Act 1” de 2020, abusando de instrumento de cordas clássicos com direito até mesmo a castanholas, a música lembra estranhamente um tango macabro entre Taemin e sua pessoa amada, o sofrimento dele sempre esperar por alguém no qual ele já sabe que irá deixá-lo.
Mas toda noite, ele está disposto a esperar.
Eu sei que é você, me abrace forte com sua mão
Waiting For, Taemin.
Fingindo que não é falso, apenas caia profundamente
Uau, mesmo se você bagunçar tudo
Espere novamente esta noite.
Clockwork
Ainda neste mesmo álbum, temos como 6ª faixa a balada “Clockwork”, que acredito ser a melhor balada que Taemin já fez em sua carreira.
O maior foco nas músicas de Taemin é justamente falar do sofrimento, do desejo e das loucuras que a paixão pode trazer a alguém. E ele não foge muito disso em sua discografia e muito menos em Clockwork. Mas aqui, como o próprio título já diz, o tempo está fazendo seu trabalho e as memórias que ele tinha da pessoa amada cada vez mais estão se distanciando de si.
Um piano de notas graves com muitos reverbs de fundo é o que conduz a música, mas a melodia é estranhamente leve e chega até a ser mágica, fazendo quem escuta a música ser teletransportado para esse ciclo vicioso que Taemin descreve.
Not Over You
Já disse que ele é o rei do Pop gótico? Pois quero ratificar de novo: ele é o REI desse gênero.
Sendo uma faixa bastante esquecida do seu 4º Mini Álbum “Guilty” de 2023, é uma música que usa do estouro de reverbs e notas graves que se mesclam um pouco com notas de som médio para dar luz a mente de Taemin que vai e volta numa relação que o deixa de cabelo em pé mas que ele se vê preso nessa relação e na esperança de uma mudança mesmo que ela já tenha acabado.
Chorando, rindo, perguntando
Not Over You, Taemin.
Tão louco
Eu rebobino você e eu
Chorando, rindo, perguntando
Todos os dias, mais uma vez
A separação se repete durante a noite
SAD KIDS
Aqui é um daqueles casos que a gente confunde um pouco: amizade ou romance? Eis a questão. Pois é uma música que acho que serve para as duas ocasiões.
Uma relação que foi estragada pela falta de comunicação e pelos arrependimentos do “e se”. E se eu tivesse falado antes? Se eu tivesse sido mais sincero? Se eu tivesse demonstrado mais? São várias perguntas que rondam a mente do cantor na última faixa de seu 3º Mini Álbum “Advice”.
É uma crescente que caminha com um instrumental simples de acordes mais finos mas que segue mais a interpretação do cantor do que qualquer outra coisa.
A canção também parece ser a continuação do single 2 KIDS de 2020, onde Taemin fala também dessa infantilidade em um relacionamento e como isso atrapalha e destrói laços que não precisam necessariamente ter um fim.
Somos apenas crianças tristes se perdendo
SAD KIDS, Taemin.
Eu não consigo me mover
As jovens cicatrizes que cresceram dia após dia começaram a se espalhar
Se eu tivesse te contado, se eu tivesse te contado
Apenas crianças tristes se perdendo
Eu teria curado?
Artistic Groove
Um romance entre um artista e a arte? Acontece muito. Agora ela é narrada parecendo que a arte é uma pessoa? Vejo poucos fazendo esse lirismo hoje em dia.
Chega a ser quase parnasiana essa canção que aparece no seu 2º álbum de estúdio em 2019 “WANT”, é claro que pode-se se pensar que Taemin esteja falando de novo sobre uma pessoa real e o quanto essa pessoa o inspira. Mas quando ela repete tanto mesmo que isso é um “movimento artístico” sinto que a poética fica solta para várias visões além dessa.
É uma das poucas de Taemin que mantém bastante do seu drama melódico mas ainda pegando uma vibe mais puxando para um pop meio retrô.
Shadow
Ainda nesse mesmo álbum, temos o que eu gosto de chamar o auge da sonoridade gótica de Taemin que é Shadow.
Com direito até mesmo a um coral e instrumentos clássicos fortes que acompanham sua voz mais incisiva e irritada nessa música, mas aqui falando 100% de um romance tóxico onde a pessoa que outrora ele amava agora o persegue como uma sombra.
Para onde ele olha, aquela pessoa está presente e não parece sumir mesmo com todos os seus esforços. É uma música sobre indignação, cansaço e irritação. E você se vê perdido se isso tudo é uma paranoia de Taemin ou se a pessoa de fato o está perseguindo ao decorrer da faixa.
Eu lembro como eu te amei
Shadow, Taemin.
Você me segue e me provoca todos os dias
Você é como uma sombra
Ele paira constantemente em meus ouvidos
Sua voz não vai me deixar em paz
Mesmo se eu fugir, ainda estou preso no lugar
Oh, você é como uma sombra
Mystery Lover
Se essa aqui não for o maior ato emo de Lee Taemin eu estou louca!
Uma música clássica que se esse homem não cantar no show que ocorrerá no Vibra em São Paulo vocês podem reclamar sim!
Com uma caixa de música macabra de fundo parecendo até mesmo a trilha sonora do musical de O Fantasma da Ópera, “Mystery Lover” é uma das maiores composições instrumentais do seu 1º albúm de estúdio lançado em 2016 “Press It”.
Como se fosse uma valsa em uma cena cheia de sofrência (imaginem se esse homem fosse cantor de sertanejo? Ia ser sucesso no Brasil, viu?) Ele fala de um romance que só aconteceu em seus sonhos mas que ele anseia para que seja realidade.
Sexuality
E nessa aqui a gente finalmente mistura oficialmente o rock com o pop!
Uma música ousada que quebra muitos padrões dos sul coreanos em falar de forma um pouco mais aberta sobre sexualidade. Aqui entretanto, Taemin vai mais além: além de descrever a sexualidade de forma poética e praticamente literária em sua definição mais pura, ele também brinca com as noções do que seria considerado sensual e até mesmo de orientação sexual.
Ele não cita gêneros, mas além das descrições sobre como e o que rege a sensualidade, usa da ambiguidade da palavra em inglês para falar que tanto ele quanto a pessoa amada são os governadores naquele mundo e não o mundo que rege sua sexualidade e sensualidade.
Lee Taemin, muito obrigada por um hino desses! Sem contar na guitarra e no synthpop que são os pontos altos do instrumental da canção. É algo que faz você de fato entrar em êxtase.
É doloroso, mas doce
Sexuality, Taemin.
Um paradoxo, sua própria existência é uma ironia
Depois de derreter e engolir
Finalmente é o que nos encharca
Sexualidade
Estamos bêbados com essa emoção
Onde a Terra e seu céu estão emaranhados
Neste mundo que governamos
Sexualidade
Pretty Boy
Vocês acham mesmo que eu não ia falar dela hoje?
Uma das músicas mais animadas de Taemin mas que ainda em seu refrão ele coloca guitarras e baixos para fazer contraste com o pop misturado com Hip-Hop que a música começa.
Lançado no 1º Mini álbum ACE, em 2014, claramente é perceptível como Taemin ainda estava descobrindo suas cores dentro das músicas de estilos já pré-estabelecidos da SM Entertainment daquela época.
E, de um jeito muito engraçado, é uma das poucas músicas que Taemin não fala sobre romance! Aqui, Taemin faz uma crítica para como a sociedade quando vê um rostinho bonito o diminui a apenas coisas rasas e sem sentimentos. Aqui o cantor afirma que o imaginário das pessoas mesmo que entre em sua cabeça não irá afetá-lo e que ele será uma das exceções.
É uma música que marcou sua discografia não só por ter sido um sucesso, mas também pela parceria com o cantor KAI do grupo EXO, um dos mais famosos da SM até hoje.
Posso sempre parecer bonito, posso sempre parecer bonzinho
Pretty Boy, Taemin.
Posso parecer legal, posso parecer suave, mas isso é tudo uma encenação
Da sua imaginação que você colocou na sua cabeça (Garoto Bonito)
Dizem que garotos bonitos são sempre assim
Dizem que garotos bonitos apenas seguem o fluxo das coisas
Estou acima da imaginação da sua cabeça!