É inevitável não lembrar da Coreia do Sul quando falamos de dramas modernos ou do Japão quando nos referimos aos animes, mas devemos aceitar também que é impossível não reconhecer que a China é a principal referência em questão de produção de época, assumindo a liderança e sucesso nesse gênero. Mas você já se perguntou sobre a popularidade dos c-dramas de época?  

Na minha opinião, não há, obviamente, um motivo totalmente satisfatório para essa pergunta, mas é impossível negar que essas produções acabam atraindo nossa atenção. Elas são perfeitas para quem se interessa tanto pelo glorioso passado da China, quanto para quem se atrai pelo cuidado que seus diretores assumem ao retratar a cultura, tradições, dialetos, vestimentas e outras características necessárias para uma obra histórica de sucesso.  

Os dois principais subgêneros existentes nesse modelo são wuxia (artes marciais) e o xianxia (fantasia), que são responsáveis por encantar os espectadores e fazê-los entrar de cabeça em uma longa jornada de episódios, presos tanto nas histórias de amor, quanto nos problemas políticos e outras temáticas que complementam um enredo cativante

Então, para exemplificar essa obsessão com os c-dramas históricos, tenho 5 recomendações para você entrar de vez nesse esquema de pirâmide!

(obs: prossiga com cuidado, porque é realmente um esquema de pirâmide e, uma vez dentro dele, é quase impossível sair do encanto dessas obras primas!) 

É impossível montar uma lista que não tenha “The Untamed” – ou “O Indomável” – como uma das recomendações principais, uma vez que ele é um dos queridinhos de diversas pessoas e não tem como ser o contrário, não é mesmo?

Adaptado da saga de livros “Mo Dao Zu Shi: O Fundador da Cultivação Demoníaca”, a produção de 50 episódios acompanha as aventuras de Wei Wuxian (Xiao Zhan) e Lan Wangji (Wang Yibo), dois jovens de personalidades opostas, mas que acabam descobrindo ser almas gêmeas. Juntando suas forças, os dois protagonistas acabam lutando juntos e desvendando o mistério envolvendo diversos acontecimentos suspeitos da trama, inclusive a morte de Wei Wuxian. 

Disponível no Viki, Netflix e outras plataformas, “The Untamed” é um dos exemplos mais atraentes quanto o assunto é c-dramas de época! Ainda que perca as partes explícitas que o caracterizam enquanto um boys love, por ser adaptada para a mídia popular chinesa, a trama envolvendo as duas almas gêmeas é, sem dúvidas, uma história clássica sobre o bem e o mal no mundo da fantasia e que está pronta para capturar sua atenção!

Sinceramente, essa recomendação é muito mais por uma memória afetiva do que por qualquer outra razão! “Eternal Love” – “Amor Eterno” – foi meu primeiro c-drama e eu estava muito confusa com a quantidade imensa de episódios ou os espalhafatosos efeitos especiais, mas, enquanto uma louca por uma boa história de amor, fiquei presa durante os 58 episódios e esse foi o responsável pela minha obsessão com esse estilo de produção chinesa. 

Disponível tanto no Viki quanto na Netflix, essa é uma fantasia com influências da mitologia chinesa e trabalha a história de Bai Qian (Yang Mi) e Ye Hua (Mark Chao), que passam por diversas provas de amor durante o período de três vidas, fazendo com que o título seja perfeito para apresentar o enredo.  

Um aviso: não se engane pela quantidade de episódios! A trama passa em um piscar de olhos, uma vez que é recheada de diversas histórias em um curto período e conta com cenas dignas de acelerar nosso coração, fazendo com que essa seja uma indicação obrigatória, ainda que com muito carinho envolvido!

Responsável por conquistar nossos corações com a adorável Zhi Zhi em “Hidden Love”, Zhao Lusi é parte de mais uma produção consagrada na mídia chinesa! “Love Like The Galaxy” – “Amor Como a Galáxia” – é uma das obras de época protagonizada pela atriz, que assume o papel de Cheng Shaoshang, a filha encantadora e esperta de um militar, que acaba atraindo a atenção de Ling Bu Yi (Leo Wu), o filho adotivo do Imperador. 

Disponível no Viki, a trama ocorre no período de uma guerra sangrenta, no qual os pais de Cheng Shaoshang são obrigados a lutar e a protagonista é obrigada a conviver com a tia, que pouco poderia se importar com a garota. Em meio a tentativa de conquistar o amor da família, Shaoshang conhece o general Ling Bu Yi, que se apaixona à primeira vista. No entanto, a garota deixa claro que é teimosa, desconfiada e que não se encaixa no padrão de esposa que o mesmo procurava, mas o general tem seus próprios segredos e insiste em conquistá-la.

Dando uma chance para se conhecerem melhor e envolvidos em um mistério sobre o passado, os protagonistas de “Love Like The Galaxy” é a mistura perfeita de uma história de amor com uma pitada de humor, vingança e enredo interessantes das personagens, nos fazendo ficar presos em cada episódio da obra.  

Uma das principais recomendações da internet, “Ashes of Love” – “Cinzas do Amor” – conta a história de Jin Min (Yang Zi), filha da Divindade da Flor e da Água Imortal. A divindade acaba descobrindo que a filha sofrerá uma grande provação no amor, então dá uma pílula mágica para a menina, que a torna uma fada das flores de gelo que não consegue sentir emoções. 

Tudo segue bem até a fada perceber que estava envolvida em um triângulo amoroso com o Deus do Fogo, Xu Feng (Deng Lun), e a Noite Imortal, Run Yu (Luo Yunxi), que batalham pelo amor da fada. No entanto, quando Jin Mi assassina Xu Feng por conta de um mal entendido, a pílula é cuspida e os sentimentos da protagonista retornam, a colocando em uma encruzilhada entre as duas divindades. 

Sendo uma fantasia de época clássica, os 60 episódios de “Ashes of Love” estão disponíveis no Viki e prende o espectador em uma fascinante trama recheada de magia e vingança envolvendo os três protagonistas. 

O novo queridinho da Netflix obviamente não podia ficar de fora, já que foi o motivador para essa lista. Sabe aquela produção que você fica tão envolvida que sai devorando de uma vez e depois fica com vontade de ter mais conteúdo sobre? Essa foi “The Double” – ou “Peões do Amor” – para mim e posso afirmar que gastar dois dias assistindo seus 40 episódios foi a melhor escolha que eu poderia fazer!

Protagonizado por Wang Xing Yue e Wu Jin Yan, Duque Su e Xue Fang Fei respectivamente, a produção é baseada no romance “Marriage of Di Daughter” e conta a história da filha de magistrado de um condado, que perde tudo após uma grande tragédia tramada contra ela. No entanto, com a ajuda de duas meninas, Xue Fang Fei ganha forças para entrar em uma missão na tentativa de recuperar a vida e se vingar dos responsáveis pela destruição da imagem dela. 

Assumindo a vida de Jiang Li, filha de um ministro da capital, ela retorna ao local e, com a ajuda do Duque Su e outras personagens, enfrenta diversas dificuldades, em uma luta contra a injustiça que cerca antiga vida de Xue Fang Fei e na tentativa de resgatar o pai, que foi preso acidentalmente. 

Ainda que a vingança seja a temática principal, a história de amor que floresce posteriormente, assim como o desenvolvimento das relações de Xue Fang Fei com as outras personagens e o contexto político por trás, tornam “The Double” uma das produções mais envolventes que a China produziu nesse ano, sendo auxiliada por uma trilha sonora que faz nossos corações acelerarem com cada cena da trama. 

Já se sentiu convencido a entrar de cabeça nessas obras primas? Então é só dar play em uma delas e se encantar pela magia que o enredo envolvente e os cenários deslumbrantes de cada uma dessas histórias podem te contar!