Com uma turnê batendo em nossa porta, achamos que seria extremamente interessante trazer para vocês um texto um tanto quanto único e singular. 2 Baddies NCT 127: análise de conceito e figurinos, é nossa visão minuciosa e cheia de curiosidades sobre o estilo que os meninos do NCT 127 trouxeram neste último comeback e o que também talvez possamos esperar ver ao vivo na The Link Tour que acontecerão nos dias 18, 19 e 20 de Janeiro de 2023.

Bora conferir esse conteúdo exclusivo que preparamos para vocês?

2 Baddies NCT 127: análise de conceito e figurinos

O quarto álbum do NCT 127, “2 Baddies”, foi lançado em setembro de 2022 e trouxe estéticas que foram megatendências durante o ano. Tendo como principal ponto de partida a Y2K, estética que marca o grande retorno das tendências dos anos 2000, o grupo apresenta em seu conceito vários elementos futuristas com um toque retro e vintage. 

Todavia, antes de falarmos sobre a grande influência da Y2K sobre o estilo de roupas do NCT 127, nós devemos voltar um pouco no tempo para analisar não só como esse estilo de vestimenta surgiu, mas de onde ele teve suas inspirações e modificações. Afinal, a moda sempre busca um pouco do passado e do presente para se tornar algo novo no futuro!

A década de 1980 ficou marcada na história da moda como a década do exagero. Um dos traços mais marcantes dos looks eram as cores vibrantes nas blusas, calças e até nos acessórios. As duas décadas seguintes rejeitaram de vez o neon, mas agora ele parece ter voltado com tudo, sobretudo no K-pop.

2 Baddies NCT 127: análise de conceito e figurino

As peças neon, amplamente utilizadas pelo grupo nesse comeback, são incrivelmente versáteis e é possível observar a mistura dos tons vibrantes com materiais mais discretos — como um jeans básico ou uma peça de couro, por exemplo — ressaltando ainda mais as cores, além de trazer elegância para a combinação.

Além disso, com a retomada do estilo street, dos materiais sintéticos e roupas oversized, é perfeitamente possível ver grupos como o NCT 127 aderirem a essas tendências. O estilo de hoje tem uma grande influência dos anos 90, quando os homens usavam roupas largas inspiradas no hip hop e os jogadores de basquete apostavam em peças compostas por camisas e calças com tamanhos muito acima do que geralmente se usava na época.

Outra tendência utilizada pelo grupo são os chamadosracing outfits, peças de tecido pesado e modelo oversized que remetem ao automobilismo, um dos temas centrais do MV de “2 Baddies”. Com um toque retro e vintage, peças nesse estilo dão um toque moderno e descolado e são um elemento de junção da moda e do esporte. Peças como jaquetas, calças e luvas nessa estética têm grandes aparições no decorrer do álbum.

No que diz respeito a acessórios, maxi correntes e pulseiras estão sempre presentes nos trabalhos do NCT 127. Em “2 Baddies” não foi diferente: todos os membros aparecem usando colares e pulseiras cravejados de pedras e mix de colares e correntes, trazendo à tona a ostentação.

Esses acessórios são muito utilizados sobretudo no cenário brasileiro: o funk, rap e hip-hop têm as chamadas “Correntes de Ice” como elemento cultural e geralmente são os primeiros acessórios adquiridos por funkeiros e rappers após seus grandes sucessos. As correntes têm o papel de elevar a autoestima e dar certo status ao portador, existindo até mesmo modelos exclusivos e personalizados.

2Baddies NCT 127: análise de conceito e figurino
2 Baddies NCT 127: análise de conceito e figurino

Não poderíamos deixar de mencionar, também, os óculos esportivos. Esses acessórios, que também foram popularizados através da cena do hip-hop e funk, estão sendo uma mega tendência e possuem uma identidade futurista. Com o retorno das festas e festivais de música, o acessório virou o novo queridinho do momento, combinado constantemente com peças que seguem a estética Y2K, que fizeram sucesso nas passarelas e nas redes sociais. 

Piercings e Tatuagens em 2 Baddies

Por certo período de tempo os nctzens (nome do fandom do NCT) se questionaram: “SM, você está louca?” após verem as fotos conceituais onde membros como Yuta, Taeyong e Johnny exibiram livremente suas tatuagens. 

Infelizmente as tatuagens ainda são vistas como tabu na Coreia do Sul e, geralmente, em imagens promocionais e apresentações, elas são cobertas com fitas, maquiagem ou retiradas através de edição. No caso de 2 Baddies foi bem diferente: para dar mais ênfase à imagem de bad boy dos membros, as tatuagens ganharam destaque. E nós amamos ver! “E cadê os piercings?” — vocês devem estar se perguntando. Além do umbigo do Yuta, eles aparecem nos dentes! 

Outra tendência dos anos 2000, os chamados “Grillz” são piercings que podem ser feitos de jóias e pedras preciosas, como diamantes, safiras e cristais, e o design é totalmente personalizável. Nosso querido Jungwoo marcou presença na execução da tendência e exibiu seus grillz em formato de borboleta nas fotos conceituais de 2 Baddies.

A K4US quer saber: você usaria alguma dessas tendências nos shows do NCT 127 no Brasil? Conta para a gente!

Texto por Annyie e Mari Góis | Revisão por Fran | Equipe de Redação, Tradução e Design da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos