Se você já assistiu Reply 1994 ou Move to Heaven , recém lançado na Netflix, já deve ter visto na história de alguns personagens a menção a um desastre envolvendo o desabamento de uma loja de departamentos em Seul. Mas você sabia que esse infeliz acidente aconteceu na vida real?
No dia 29 de junho de 1995, a loja de departamentos de Sampoong, localizada no distrito de Seul, desabou deixando 501 mortos e 937 feridos. Após a investigação ter sido concluída, foi constatado que a causa do desabamento foi negligência e falha na estrutura do prédio.
A Construção
Em menos de uma década, a Coréia do Sul estava se transformando em uma das maiores economias do mundo. Devido ao seu grande crescimento repentino, o país sofreu um aumento significativo no ramo da construção civil, principalmente em Seul, onde diversas empresas sul-coreanas estavam hospedadas.
A loja de departamentos de Sampoong ficava localizada em Seocho-gu, uma antiga área usada como aterro sanitário. O projeto inicial era que fosse construído um prédio residencial de quatro andares no local, entretanto, com a nova admissão do presidente Lee Joon, o prédio passou a ser erguido para abrigar uma loja de departamentos.
Essa mudança envolveu o corte de várias colunas de suporte para instalar escadas rolantes e a adição de um quinto andar. A construtora responsável pelo projeto não aprovou as mudanças, pois o edifício não suportaria um novo andar e, por esse motivo, foi imediatamente demitida pelo presidente Joon, que prosseguiu com as alterações contratando outra empresa para finalizar o projeto.
A Loja de Departamento Sampoong foi inaugurada em julho de 1990. O prédio empregava mil funcionários e atendia quarenta mil clientes todos os dias, sua estrutura tinha cinco andares e comportava diversas lojas de luxo e restaurantes.
O desabamento
Na manhã do dia 29, o gerente da loja de departamentos foi notificado por um dos funcionários que havia grandes rachaduras no quinto andar. Ao informar o presidente sobre o perigo em manter o estabelecimento funcionando, para não perder um dia de vendas, foi decidido continuar com o shopping aberto. Por outro lado, todos os executivos deixaram o prédio por precaução.
Horas antes do edifício vir ao chão, vários estrondos foram ouvidos dos andares superiores. Além disso, o prédio vibrava com frequência por conta dos ar condicionados instalados no quinto andar que, seguido de algumas reclamações dos clientes, foi desligado pelo gerente.
No final daquela tarde, a Loja de Departamento Sampoong desabou após o telhado do quinto andar ceder e danificar as principais colunas que davam sustentação ao prédio. Mais de 500 pessoas morreram, 937 foram feridas e outras 1.500 ficaram presas entre os escombros.
O Resgate
Minutos após o prédio desabar, começou uma intensa busca para encontrar sobreviventes entre os escombros. Após dois dias de muita procura, o então prefeito de Seul, Choi Pyung-yol, anunciou que o resgate seria interrompido devido ao perigo do restante da loja desabar.
O anúncio do prefeito trouxe uma reação negativa à população coreana, foram organizados vários protestos entre familiares e amigos das vítimas que ainda estavam desaparecidas, o que fez com que as autoridades voltassem a procurar por sobreviventes.
Os dias foram passando e as buscas começaram a ser feitas apenas para encontrar os corpos das vítimas, já que a chance de achar um sobrevivente era mínima. Após 16 dias, Park Seung-hyun, de 19 anos, foi resgatada com vida entre os escombros.
A causa do desabamento e suas consequências
Ao longo das investigações, descobriu-se que a estrutura do prédio foi construída a partir de uma técnica chamada “construção de laje plana”. Nesse modelo, a sustentação é apoiada diretamente por pilares, não utilizando as vigas como seria o padrão ideal em edifícios de grande porte.
Além disso, os pilares da construção tinham apenas 60cm de diâmetro e o ideal imposto pela planta era de 80 cm. Ademais, os números de barras de aço de reforço eram apenas 8 das 16 exigidas, o que deu a metade da resistência para o prédio. Apesar de todas essas falhas, não foram elas que causaram o desabamento da Loja de Departamentos de Sampoong.
Dois anos antes do prédio colapsar, as unidades de ar condicionado foram movidas incorretamente pela laje do edifício após reclamações dos vizinhos do lado leste. As três unidades dos equipamentos, ao invés de serem movidas por guindaste, foram arrastadas com roletes causando rachaduras no telhado e nas principais colunas de suporte.
Alguns funcionários que sobreviveram relataram que o prédio tremia toda vez que o ar condicionado era ligado, o que, pelas investigações, foi constatado que causava vibrações pelas fendas, fazendo com que as rachaduras do edifício dilatassem cada vez mais, causando o desabamento.
O desastre causou cerca de 364 milhões de dólares no valor de danos materiais. O presidente Lee Joon foi condenado por negligência criminal e recebeu como sentença 10 anos de prisão. Entretanto, o ex-presidente do Grupo Sampoong cumpriu apenas 7 anos e meio de sua pena e, logo após ser liberto, veio a falecer.
Dramas que retratam a tragédia
A história do desabamento da Loja de Departamentos Sampoong chocou a sociedade coreana na época e foi considerada como uma das piores tragédias vividas pelo país até hoje. O acidente ganhou um episódio na série documental do National Geographic “Seconds From Disaster”, além disso inspirou diversas histórias em dramas coreanos. Vamos conhecer alguns.
Just Between Lovers
Just Between Lovers
Título original: 그냥 사랑하는 사이
Roteirista(s): Yoo Bo Ra
Direção: Kim Jin Won
Ano de lançamento: 2017
Episódio(s): 16
Estúdio: JTBC
Plataformas atendidas: Viki
Lançado em 2017, Just Between Lovers conta a história de um desastre envolvendo o desabamento de um shopping que unirá o destino de três jovens. Há dez anos, o Shopping S colapsou devido a uma falha estrutural, causando a morte de 48 pessoas.
Ha Moon Soo (Won Jin Ah) estava no local com sua irmã mais nova, que acabou sendo uma das vítimas do acidente. Lee Kang Doo (Jun-ho) também estava no local, esperando por seu pai, que trabalhava como eletricista de manutenção. Seo Joo Won (Lee Ki Woo) estava ajudando seu pai, que era o engenheiro encarregado. Moon Soo, Kang Doo e Joo Won sobreviveram ao terrível desastre, diferente daqueles que amavam. (via: Viki)
Dez anos após essa tragédia, eles se reencontram para trabalhar no local onde era o antigo shopping e vão ter que lidar com as dores e traumas daquele acidente.
Move to Heaven
Move to Heaven
Título original: 무브 투 헤븐: 나는 유품정리사입니다
Roteirista(s): Yoon Ji Ryun
Direção: Kim Sung Ho
Ano de lançamento: 2021
Episódio(s): 10
Estúdio: Netflix
Plataformas atendidas: Netflix
Geu Ru (Tang Joon-Sang) é um jovem portador da síndrome de Asperger que, após a morte de seu pai, conhece seu tio Sang Gu (Je-Hoon Lee), um ex-criminoso que ele nunca tinha visto antes. Agora guardião legal do sobrinho, Sang Gu assume o controle de uma empresa conhecida como Move To Heaven, que costumava ser administrada por seu falecido irmão. Ambos em luto, Geu Ru e Sang Gu passam a trabalhar juntos como “limpadores de traumas”, isto é, organizam os itens deixados por pessoas que não estão mais neste mundo. (via: Adoro Cinema)
O drama foi lançado recentemente pela Netflix e apesar da história não girar em torno do desastre de Sampoong, ao decorrer da trama, quando um dos personagens tem que limpar o seu próprio trauma, a trágica história vem à tona para explicar algumas pendências entre familiares.
Reply 1994
Reply 1994
Título original: 응답하라 1994
Roteirista(s): Lee Woo Jung, Kim Dae Joo
Direção: Shin Won Ho
Ano de lançamento: 2013
Episódio(s): 21
Estúdio: tvN
Plataformas atendidas: Viki e Netflix
A saga Reply é bastante famosa entre os dorameires por contar a história de um grupo de amigos, mas também relacionar com acontecimentos históricos da época e em Reply 1994 não poderia ser diferente. Lançado em 2013 pela emissora tvN, e protagonizado por Go Ara, o drama conta a história de seis estudantes universitários do interior que vivem em uma pensão em Seul, capital da Coréia do Sul. O drama acompanha eventos culturais e históricos que tiveram grande significância para o país como o surgimento do grupo de k-pop Seo Taiji and Boys, o nascimento da liga coreana de basquete e o desabamento da loja de departamentos de Sampoong. O drama está disponível no Viki e na Netflix.
When My Love Blooms
When My Love Blooms
Título original: 화양연화
Roteirista(s): Jun Hee Young
Direção: Son Jung Hyun
Ano de lançamento: 2020
Episódio(s): 16
Estúdio: tvN
Plataformas atendidas: Viki
É um melodrama que conta a história de Han Jae-hyun (Yoo Ji-tae) e Yoon Ji-soo (Lee Bo-young) que se conheceram e se apaixonaram quando eram estudantes universitários. Vinte anos depois, eles se cruzam novamente: Jae-hyun se tornou um empresário de sucesso que busca riqueza e honra, enquanto Ji-soo é mãe solteira e trabalhadora contratada vivendo uma vida difícil.
O drama segue uma história dividida entre os acontecimentos do passado e do presente. Com isso em mente, o desastre da loja de departamentos aparece para justificar alguns traumas que um dos protagonistas sofreu no passado.
Chocolate
Chocolate
Título original: 초콜릿
Roteirista(s): Lee Kyung Hee
Direção: Lee Hyung Min
Ano de lançamento: 2019
Episódio(s): 16
Estúdio: JYP Pictures, JTBC
Plataformas atendidas: Netflix
Lançado em 2019, Chocolate conta a história de Lee Kang (Yoon Kye Sang) que sonhava em se tornar chefe, mas acabou virando um renomado neurocirurgião. Já Moon Cha Young (Ha Ji Won) é uma talentosa cozinheira que tem um passado traumático: sobreviveu a um desabamento de um shopping e foi abandonada pela sua própria família.
Após alguns anos, os dois se reencontram quando vão trabalhar juntos na Unidade de Cuidados Paliativos no interior do país, onde irão esclarecer as desavenças do passado e dar uma chance ao amor.