Bom, nós vamos falar agora de 10 músicas de vocaloid para você conhecer! Pois que existem muitos tipos e estilos musicais ao redor do mundo a gente sabe muito bem, mas que tal falar de um que movimenta a indústria japonesa até os dias atuais e traz uma multidão de fãs sendo que os cantores não existem no mundo real?
Vem com a gente dar uma olhada em algumas músicas mega interessantes e boas desses cantores virtuais que chacoalham a economia do Japão e fazem turnês mundiais enormes pelo mundo inteiro!
Butterfly On Your Right Shoulder – Kagamine Len & Rin
ANNYIE
Uma das músicas mais famosas dos cantores de Vocaloid, com certeza, é Butterfly On Your Right Shoulder! Se você já ouviu falar do assunto, você já deve ter se esbarrado com essa canção completamente viciante.
Embora a música seja composta de uma batida marcada, eletrônica e para cima, com um piano de fundo fazendo uma ótima melodia, saiba que essa música tem uma letra um tanto contraditória com sua animação sonora.
A música eletrônica é composta por uma batida bem marcada e possui um piano ao fundo, fazendo uma ótima melodia. Embora o ritmo pareça animado, a música tem uma letra um tanto contraditória.
Butterfly On Your Right Shoulder conta com Kagamine Len e Rin nos vocais, mas com a dominância de linhas de Len, narrando sua trágica história de amor que, segundo ele, não pôde se concretizar por questões misteriosas. No mesmo dia que ele deu o primeiro beijo na pessoa amada, aprendeu o que era sentir dor. Profundo, não?
Kocchi Muite Baby – Hatsune Miku
DESKA
Project Diva é uma série de jogos de Vocaloid lançada pela SEGA e Crypton. Existem 6 versões até o momento e uma das minhas partes favoritas são as aberturas! Kocchi Muite Baby (2010) é a canção que abre o segundo Project Diva e conta com uma animação cativante, protagonizada por Miku, Rin, Len e Luka.
Nela, os mais novos são estudantes de Ensino Médio e Luka, aparentemente, é professora de música dos três. No vídeo, vemos todos participando de uma banda e se apresentando no terraço do colégio, além de conter takes de todos os personagens em outras partes da escola. Na abertura da versão estendida do jogo, ganhamos mais contexto desse cenário.
Dublados pelos seus fornecedores de voz, o vídeo mostra Miku recebendo a tarefa de criar uma música e, junto com Rin e Len, ela consegue concluir que o objetivo é mostrar a canção final para Megurine Luka. No fim, apresentam mais de uma canção juntos, sendo Miku no vocal, Rin e Len na guitarra e baixo e Megurine Luka como a baterista da banda. Todas as aberturas contém o mesmo tipo de animação e participação de vários vocaloids, o que torna fácil de maratonar as aberturas dos jogos, mesmo que você nunca tenha jogado nenhum deles na vida!
Matryoshka – Hatsune Miku & Megpoid Gumi
ANNYIE
Cantada por Hatsune Miku e Gumi, Matryoshka não é uma das músicas principais das duas cantoras de vocaloid. Entretanto, se tornou muito famosa assim que foi lançada, surpreendendo bastante seus produtores!
Matryoshka possui uma batida eletrônica cheia de sons industriais fazendo presença e conta uma história para lá de doida. Miku e Gumi falam sobre como elas se sentem uma boneca de Matryoshka que não sabe o que fazer com seus sentimentos confusos. Durante a música elas usam vários idiomas diferentes como russo, inglês, alemão, francês e até mesmo espanhol, para mostrarem suas confusões de pensamento e dúvidas quanto ao possível encontro que elas estão marcadas para ter.
Embora a música possa parecer apenas uma confusão sentimental e romântica, as duas também demonstram suas insatisfações quanto ao mundo em que vivem e, no meio de seu surto de loucura, ainda mandam todes dançarem e festejarem! É realmente uma música intrigante e divertida.
Curiosidade: Embora tenham ficado famosas na Rússia e se tornado um grande símbolo cultural do país, originalmente, as matrioskas surgiram no Japão e acabaram por ser incorporadas à cultura russa. Aliás, o nome “matrioshka” foi escolhido como uma tentativa de adaptar a boneca originalmente japonesa à cultura russa, sendo que durante o final do século XIX a maioria das meninas russas se chamavam Matriona. Interessante, não é?
Hide and Seek – SeeU
DESKA
SeeU, uma vocaloid com design fofo, orelhinhas de gato, cores vivas e cabelos esvoaçantes tem como sua música mais famosa uma… música de terror!
Hide and Seek, a brincadeira, conhecida aqui como Esconde-Esconde, nomeia essa canção. E, como dito antes, essa música é macabra, então o “Esconde-Esconde” descrito aqui, não é um que recomendaríamos. A interpretação mais popular ´´e que a letra foi inspirada em um ritual de terror japonês chamado “One-Man Hide and Seek“, onde, supostamente, se consegue invocar um espírito, seguindo alguns passos.
A ideia é invocar o espírito e ele possuir uma boneca para você brincar de esconde-esconde com ele. Se a boneca possuída te encontrar, o espírito entra em seu corpo. Porém, você deve jogar esse jogo sozinho, ou ele pode possuir outra pessoa. Aparentemente, a irmã do garoto do vídeo também estava na casa e ela é quem o persegue durante o vídeo, até que o espírito o possui no fim da música. Brrr!
A versão original da canção acabou se popularizando apenas entre os fãs de vocaloids, já que um cover em inglês da cantora Lizz Robinett ultrapassou a marca dos 40 milhões de visualizações e viralizou no TikTok esse ano, enquanto a música original sumiu da internet e teve um re-upload anos atrás, não chegando nem a marca de 5 milhões de visualizações.
Curiosidade: Lançada em 2011, SeeU é a primeira vocaloid coreana e por muitos anos foi a única. A música demo da mesma foi produzida por, ninguém mais, ninguém menos que Bang PD. Sim, isso mesmo: a BigHit metida com vocaloid! Isso aconteceu porque Dahee Kim, do grupo GLAM (o primeiro girlgroup da BigHit), forneceu sua voz para a criação da SeeU.
O grupo chegou até a fazer uma música collab com a vocaloid, chamada Glamorous. No stage do Inkigayo podemos avistar Jimin, J-Hope, Suga e Jungkook como backdancers! Em 2017 a vocaloid Uni surgiu para aumentar a lista de vocaloids coreanos.
Magnet – Hatsune Miku & Megurine Luka
ANNYIE
Sendo um dueto muito famoso interpretado por Hatsune Miku e Megurine Luka, Magnet é uma música dramática com toques de piano, violino e até mesmo harpas onde se fala de um caso de amor avassalador.
Retratando um romance sáfico entre as duas cantoras, Hatsune e Luka cantam sobre como elas não conseguem mais se controlar em esconder ou sequer reprimir seus sentimentos uma para outra e que entregariam seu corpo e alma pelo amor que nutrem.
Magnet é uma das músicas que tem várias interpretações de outros cantores de vocaloid, mas a mais famosa, definitivamente, é a de Luka e Miku! Um hino LGBTQIA+ realmente.
ECHO – Megpoid Gumi
DESKA
Nem todos sabem, mas grande parte dos vocaloids contém um voice bank com palavras em inglês, o que muitas vezes é usado para criar covers de músicas americanas ou até mesmo em outros idiomas que não sejam o japonês. Porém, músicas originais em inglês são mais raras.
ECHO, da vocaloid Gumi, quebrou esse padrão, sendo uma música original em inglês que se tornou extremamente popular, alcançando mais de 75 mil de visualizações em seu vídeo!
Não fica exatamente claro de onde veio a popularidade. Pode ser por conta da letra fácil de acompanhar ou do ritmo eletrônico com batidas pesadas. Esses elementos, com certeza, também influenciam, mas para muitos a música se tornou marcante por se sentirem representados. Gumi narra como está perdida, confusa e como precisa de ajuda.
Meu inimigo é invisível e não sei como lutar.
O medo que me deixa trêmula é mais do que posso aguentar quando estou contra o eco no espelho.
ECHO, Megpoid Gumi
A letra pode ser uma alegoria para vários tipos de transtornos mentais, sejam eles depressão, ansiedade, disforia de imagem, transtorno alimentar ou até mesmo transtorno de estresse pós-traumático.
See The Lights – IA
ANNYIE
Com See The Lights sendo uma música completamente “com o pé” nas batidas eletrônicas nós conhecemos a voz de IA, uma das cantoras que só quem está muito por dentro de vocaloid conhece, mas que também faz bastante sucesso por ser considerada uma das vozes que mais se aproximam de um “tom humano”.
See The Lights, lançada em 2013 é uma das músicas mais famosas de IA, a qual a cantora apenas conta seus sentimentos quando vê as luzes resplandecentes de várias cidades ao redor do mundo e a sensação mágica que elas emanam. É uma música para você colocar numa festa e curtir com os amigos.
Uma curiosidade interessante é que a IA já cantou algumas músicas originais para o anime, novel e mangá Mekakucity Actors!
Clingy Boy Sticking For 15 Years – VY2
DESKA
Apesar de seu design bonito e voz tranquila, Yuuma — ou simplesmente VY2— é um dos vocaloids menos conhecidos. Porém, ele está cheio de músicas incríveis e clipes com ilustrações maravilhosas e histórias ótimas e Clingy Boy Sticking for 15 Years não foge da regra.
Muito provavelmente esta é a música mais popular de Yuuma, já que ganhou versões de outros vocaloids, cosplays e muitas fanarts. Talvez o sucesso venha no quão inesperados são alguns eventos da história contada.
Começando com um clima cômico e até com muitos momentos nonsense, no clipe acompanhamos a história de um escritor que envia todos os dias, por 15 anos, cartas para sua amada, mesmo não recebendo resposta alguma. A narrativa vai nos prendendo na expectativa de descobrir o que vai acontecer em cada ano que é mostrado.
Recomendo não ler os comentários no vídeo antes de terminar de assistir a história por completo, ou alguns spoilers podem te pegar hehe.
Senbonzakura – Hatsune Miku
ANNYIE
Uma música antiga e super famosa? Sim, nós temos e apresentamos para vocês Senbonzakura!
Com seus pianos ferozes, a música é uma percussão contagiante e crescente que nos conta a história de como o Japão estava na época da Segunda Guerra Mundial. Na visão de uma pessoa que era contra o regime japonês da época e que estava amargurada de como o mundo inteiro estava se tornando, a letra tece críticas disfarçadas com palavras parnasianas e poéticas.
Miku narra com detalhes sua vida, visão e ideologia para um Japão que fazia parte do Eixo junto da Itália e Alemanha nazista de 1942.
A música também tem uma versão fantástica tocada e interpretada pela banda de rock japonesa Waggaki Band, que mistura também os instrumentos tradicionais japoneses para fazer um rock fantástico. Além de tudo isso, a Waggaki Band fez uma colaboração com a cantora Amy Lee da banda de rock Evanescence em um de seus shows no Japão!
Mr. Music – Hatsune Miku (Append e clássica), Kagamine Rin & Len, Megurine Luka, Megpoid Gumi & Yuki
DESKA
Nada melhor do que uma collab entre vários vocaloids para fechar essa matéria. E a música Mr. Music não apenas conta com vários, como também contém duas versões da famosa vocaloid Hatsune Miku.
Para quem não está familiarizado, as Appends são versões lançadas em 2010 com designs novos e mais voicebanks dos vocaloids mais conhecidos da segunda geração – Miku, Rin e Len. O aplicativo trouxe mais variedades nas vozes, com opções de vozes adultas, calmas, animadas, sexy e com vários efeitos em que o vocaloid parece estar respirando.
Mr. Music é uma canção animada e feliz, trazendo um quentinho no coração. A letra é, basicamente, toda pedindo para o “senhor Música” nos trazer alegria, parar o tempo e nos encantar nos dias em que não estamos muito bem.
O que é provavelmente algo que muitos de nós sentimos em relação à música no geral. Afinal, quem nunca deu play em um álbum ou uma Playlist específica para animar seus “dias cinzas”, não é mesmo?
Por sinal, essa música tem tantos covers e tantas versões que hoje em dia é até um pouco difícil encontrar a original!