Conheça uma seleção de músicas de boygroups de kpop que por diversos motivos possuem versões alternativas. Você pode se surpreender!


É comum artistas ou grupos de k-pop lançarem suas músicas em outros idiomas como japonês, inglês e mandarim. Enquanto essas versões visam alcançar outros mercados, às vezes os artistas optam por trazer uma versão alternativa de uma canção amada pelos fãs como forma de mimo ou por ter sido censurada em programas de rádio e TV. 

Nesta lista, reunimos 10 canções que possuem mixagens ou distribuição de linha alternativas que vocês precisam conhecer. Dessa vez, a lista é focada em boygroups, mas posteriormente a gente traz uma dedicada aos girlgroups. 

Butterfly – BTS

BTS poderia facilmente fazer um disco só com versões alternativas de canções suas, mas separamos “Butterfly” para essa lista. A versão que destacamos aqui foi apresentada ao público pela primeira vez em um vídeo prólogo que antecipou o comeback do BTS com a faixa “Run”, mas só foi disponibilizada ao público no disco “The Most Beautiful Moment in Life: Young Forever”, junto da versão “Alternative Mix”. No álbum “The Most Beautiful Moment in Life Part 2”, a canção possui uma mixagem diferente das anteriores.

EOEO – Uniq

Lançada também em mandarim, a versão original de “EOEO” foi censurada em alguns programas de TV e rádio na Coreia do Sul, o que resultou em uma versão adaptada da música para que ela pudesse ser promovida. A versão original possui versos como “I feel high” (“me sinto chapado”, em tradução livre), fazendo referência à drogas ilícitas. Na versão censurada da música, o verso foi trocado para “I feel good” (“me sinto bem”, em tradução livre).

Mirotic – TVXQ!

Ainda falando de versões censuradas, TVXQ! protagonizou um dos casos mais polêmicos na Coreia do Sul com “Mirotic”. Na época de seu lançamento, a Comissão de Proteção à Juventude alegou que a letra da canção era muito provocativa e sexual. Em consequência, o grupo utilizou uma versão “clean” para sua promoção. Nesta versão, o verso “I got you under my skin” (em tradução livre, “tenho você sob minha pele”) virou “I got you under my sky” (em tradução livre, “tenho você sob meu céu”).

Letting Go – DAY6

“Letting Go” foi lançada lá em 2016 e integra o segundo mini-álbum do DAY6, mas em 2017 a música ganhou uma nova mixagem intitulada “Rebooted Ver”. A diferença mais nítida entre as versões fica com por conta de sua estrutura. Enquanto a primeira é muito mais suave no primeiro minuto, a versão “rebotada” tem um som mais pesado logo no começo. Em “Rebooted”, o grupo também brinca com seus vocais numa clara referência a “Bohemian Rhapsody ‘, do Queen.

Pretty U – SEVENTEEN

Diferente de todas as versões presentes aqui, a mixagem alternativa de “Pretty U” é idêntica à original. A diferença, entretanto, fica por conta da distribuição de linhas. A música foi lançada originalmente para o disco “Love Letter”, mas quando o álbum foi relançado o grupo optou por uma nova distribuição de linhas. Nessa versão, Hoshi e Woozi cantam mais, enquanto DK, Joshua, Mingyu e Wonwoo possuem menos linhas que na versão original da música.

Reveal – The Boyz

Este ano está sendo uma grande virada para a carreira do The Boyz. O grupo começou 2020 fazendo um comeback incrível com a faixa “Reveal”, do seu primeiro full-album, e posteriormente venceu o reality de sobrevivência “Road to Kingdom”. Neste reality, aliás, o grupo apresentou “Reveal (Catching Fire)” devido a uma das provas. As diferenças entre as versões vão desde a mixagem mais sombria e épica que a original, como também a adição de novos versos.

Sherlock – SHINee

“Sherlock” é uma das canções mais lendárias do k-pop e relembrada até hoje quando o assunto é SHINee. Não é para menos, a música possui uma coreografia marcante e um videoclipe que conta com a participação da Ex-Girls’ Generation, Jessica Jung. O que poucos sabem é que o single do SHINee é, na verdade, a junção de outras duas canções, “Clue” e “Note”. Ambas as músicas fazem parte do quarto mini-álbum do grupo.

Sorry Sorry – Super Junior

Coreografia e verso chiclete foi a soma perfeita para que “Sorry Sorry” se tornasse uma das principais músicas do Super Junior. O smash hit do grupo, porém, possui uma versão completamente diferente, distante da original e que foi apresentada no “Super Show 2”, chamada “Sorry Sorry – Answer”. Quando o concerto foi transformado em álbum, o grupo aproveitou para divulgar uma versão em estúdio desta canção, que também recebeu um MV.

Very Good – BlockB

Segura esse rock! Se os flertes com o rock para a versão original de “Very Good” não forem suficientes para você, a versão “Rough” transforma a canção numa verdadeira música de gênero. A música foi integrada ao disco “Her” e cita versos de “It Takes Two”, do duo “Rob Base & DJ EZ Rock”.

Wannabe – Golden Child

Enquanto The Boyz apostou em uma versão mais sombria de “Reveal” no “Road to Kingdom”, o Golden Child optou pela música clássica para apresentar a versão alternativa de “Wannabe” para a mesma prova. Essa versão usa como sample “Caprice No. 24 In A Minor”, do musicista Niccolò Paganini. Nesta versão, Joochan ficou responsável pelo violino.