Com o mês do orgulho acontecendo, decidimos trazer para vocês 10 mangás BL para você amar e se viciar! Além disso, com a lei sancionada pelo Japão de que casamento LGBTQIA+ são ilegais num país que se diz desenvolvido, nada mais justo do que trazer obras incríveis e inclusivas de autores e ilustradores de lá, não?

Bora com a gente conhecer esses mangás maravilhosos?

DOUKYUUSEI

Doukyuusei conta a história de Sajou Rihito, um aluno super inteligente e prestigiado em sua escola que sempre tem notas perfeitas, e Kusakabe Hikaru, o guitarrista preguiçoso porém super talentoso de uma banda de rock chamada ZGOK. Ambos são da mesma classe, mas nunca teriam se falado se não fosse uma aula de música onde Sajou precisava de ajuda, e Kusakabe logo se prontificou para a tarefa.

Cena do filme baseado no mangá Doukyuusei

Tendo até mesmo uma adaptação em longa metragem para os cinemas que fez grande sucesso no Japão e depois nas plataformas digitais mundialmente, Doukyuusei é uma história sutil com uma leveza absurda para lidar com temas que não são lá tão sutis de forma magnífica e ainda faz seu telespectador surtar pela tensão e química que Sajou e Kusakabe tem um com o outro.

Embora o filme tenha quase 2 horas de duração e você nem sinta o tempo passar, o mangá contém apenas um volume que é a história que o filme cobre, porém contém alguns capítulos extras que mostram o futuro do casal! (o que não aparece no filme).

O mangá trata de assuntos sérios como a aceitação de si mesmo, a questão da confiança e do diálogo em um relacionamento e até mesmo mostra casos um pouco mais pesados, quando apresenta um dos professores da escola interessado no Sajou e Kusakabe pega o mesmo tentando beijá-lo na sala de aula.  

Com tudo isso dito, recomendo muito a leitura do mangá e também que vocês assistam o filme de Doukyuusei pois vale super a pena.

Mangá não recomendado para menores de 14 anos!

UMIBE NO ÉTRANGER

Em uma ilha na costa de Okinawa no Japão, dois jovens se encontram em uma praia. Shun Hashimoto é gay e aspira ser um romancista. Ele acaba se interessando em Mio Chibana, um estudante do ensino médio. Dia após dia, os dois se aproximam, mas, de repente, Mio decide deixar a ilha. Três anos depois, Mio volta e se aproxima de Shun com as palavras “pensei sobre isso durante os últimos três anos. Eu gosto de você, Shun”. Entretanto, diante da perspectiva de finalmente namorar Mio, Shun não pode dar o primeiro passo para o compromisso pois ele mesmo não se aceita ainda. Um grande impasse se passa entre o amor correspondido dos dois meninos e uma decisão terá de ser tomada.

Imagem do filme inspirado no mangá Umibe no Étranger

Também como uma adaptação de bastante sucesso para longa metragem, temos Umibe no Étranger, um mangá que foca bastante no quanto é importante nós nos amarmos do jeito que nós somos e não ficar contando com as expectativas que os outros têm sobre nós.

Shun por muito tempo não consegue aceitar que é gay, devido a acontecimentos desagradáveis em sua antiga escola e a sua família tradicional que até mesmo marcara um casamento arranjado para si com outra menina. O menino foge para se tornar um autor de romances e também não ter que lidar com sua família e o tal casamento que querem que ele participe e seja a atração principal.

Quando ele conhece Mio de forma aleatória numa noite qualquer na praia que ficava próxima da pensão onde mora, ele se apaixona à primeira vista! Mas ninguém disse que tal sentimento seria fácil de ser expressado, muito menos vivido por ele. Já Mio é completamente diferente! Mesmo tendo perdido sua mãe e passa por um trauma, o garoto é um bissexual assumido e depois de ter se mudado, ele volta para Okinawa depois de 3 anos somente por conta de Shun e na mesma hora se declara para ele.

Mio está pronto para viver esse amor da forma mais livre possível, e Shun… bom, ele também quer muito! Mas há muitas amarras do passado o segurando. Com isso, o mangá trabalha de uma forma bonita e delicada como é importante a aceitação de si mesmo e o amor próprio, antes de qualquer outra coisa.

Mangá não recomendado para menores de 16 anos!

EYES SPEAK MORE LOVE THAN THE MOUTH

Tendo mudado de escola com frequência ao longo de sua infância, Fujino aperfeiçoou a arte do seu “sorriso falso”. Se ele está triste ou infeliz com algo? Isso não importa, enquanto ele consiga esconder e ter uma vida considerada nos padrões. Agora frequentando sua quinta escola, aquele sorriso bem-educado o está ajudando a fazer novos amigos e manter uma imagem positiva, mas um dia, no telhado da escola, ele se depara com um menino com cicatrizes dormindo sob o sol. E, embora o menino não lhe pareça lá tão perigoso, não é isso que a escola inteira e sua nova turma dizem sobre ele. 

mangá de Eyes Speak More Love Than The Mouth

Um garoto que finge aparências para não trazer problemas para si e um que é o problema em pessoa, o que poderia dar errado não?

É assim que começa o mangá de Eyes Speak More Love than the Mouth. Enquanto Fujino observa Tsukada Soutaro o famoso delinquente da escola, mas ele percebe que o garoto não tem nada de delinquente. E sim, que ele é apenas uma pessoa sincera e densa demais e que defende a si mesmo e os outros quando sente que é preciso, ocasionando as várias brigas nas quais ele se mete.

E Soutaro por sua vez se vê bastante interessado em Fujino, pois o menino consegue retirar sua faceta falsa e não tem medo de si como os outros alunos. Aos poucos os dois constroem uma amizade sincera que, eventualmente, leva para um romance.

Se você está em busca de um mangá fofo e slice of life para passar o tempo, esta é uma escolha perfeita para você!

KOI NI MO NARANAI

“É a primeira vez que vejo um choro tão bonito.” Tajima se vê curioso pelo rosto triste de Koga, um de seus colegas de classe, mas mal sabia ele, a razão por trás dessas lágrimas era a morte de seu peixinho dourado que foi morto pelo seu próprio gato (Buuta). Enquanto descobre como se desculpar por isso, ele se depara com um segredo de Koga, e que talvez o motivo de seu choro naquele dia que os juntou de forma tão singular, não seja somente seu gato.

mangás Koi Ni Mo Naranai

Um dos meus mangás favoritos em relação a arte! Da mesma autora de Eyes Speak More Love than the Mouth, Koi ni mo Naranai é um mangá com uma trama um pouco mais séria que fala sobre amores não correspondidos e o que uma dependência emocional pode causar em alguém.

Tajima é um menino gentil e bastante solícito em ajudar os outros, e ele fica sem saber o que fazer quando descobre que foi o seu gato que simplesmente matou o querido peixinho dourado do seu colega de classe Koga

Todavia, o que ele não tinha noção, era que aquele peixinho dourado fora dado por uma pessoa muitíssimo amada pelo menino e Tajima se vê numa encruzilhada de sentimentos enquanto tenta se redimir com o menino e não se apaixonar pelo mesmo.

Já Koga, embora comece a desenvolver sentimentos por Tajima, ainda se vê num impasse por conta de seu sentimento amoroso unilateral de tantos anos por seu irmão adotivo. Porém, de pouco em pouco, Tajima vai ajudando de forma indireta o menino a superar alguns de seus traumas e conhecer um novo amor.

Mangá não recomendado para menores de 14 anos!

THE GOD AND THE FLIGHTLESS MESSENGER

O dever de um mensageiro é cuidar e proteger o Deus ao qual foi designado. Para completar essas tarefas, esses mensageiros precisam de asas. Shin, no entanto, não pode voar. Suas pequenas e inúteis asas o tornam alvo de zombaria e desprezo entre os outros mensageiros e o impediram de servir a um Deus…  

Capa do mangás The God and the Flightless Messenger

Determinado a provar a si mesmo como um mensageiro capaz, apesar de sua incapacidade de voar, Shin aceita uma missão para servir a um ser misterioso em uma das montanhas próximas. A princípio, parece uma tarefa fácil manter seu protegido seguro e feliz – especialmente quando a divindade em questão é apenas uma bonitinha e fofa bola de pelos felpuda. Mas as coisas nem sempre são o que parecem .Recentemente, mensageiros voando sobre a montanha do estranho Deus estão desaparecendo. Mesmo quando a suspeita aumenta contra sua divindade, Shin simplesmente não consegue pensar que um Deus tão gentil poderia ter um lado sombrio. É estranho, mas por alguma razão… o ser misterioso e fofo parece tão familiar para ele.

Também da mesma autora dos outros mangás que recomendei agora pouco – eu juro que não é favoritismo! 😅- nessa a  criadora mostra um outro lado seu onde contempla sua versatilidade de temas e neste mangá em especial, focando num romance mais fantástico porém ainda com os traços encantadores das suas outras 2 obras.

Aqui nós iremos conhecer a história do Shin, que é um ser que quer mostrar que não é um completo inútil como os outros mensageiros dizem que ele é! Com isso ele acaba aceitando servir a uma divindade misteriosa da montanha vizinha, chamada Baku.

Baku se torna ainda mais misterioso e assustador para os outros quando descobre que ele se alimenta das maldições da montanha, entretanto ele é carinhoso e atencioso e Shin não consegue conceber a ideia dos outros seres e Deuses da montanha o tratarem tão mal. Com isso, começa a se crescer uma relação muito mais além de mensageiro e divindade, e memórias começam a voltar para a mente até então apagada de Shin.

GIVEN

Mafuyu Sato e Ritsuka Uenoyama, dois jovens estudantes que têm seus destinos cruzados quando o segundo decide tirar um cochilo em um canto calmo da escola. Mafuyu portava uma guitarra Fender com as cordas quebradas no momento do encontro e perguntou se Ritsuka poderia ajudá-lo a consertá-la. Com isso, a trama segue os dois meninos em uma banda de rock amadora e as relações românticas que se formam entre eles, o baixista Haruki Nakayama e o baterista Akihiko Kaji.

Pôster do mangás Given

Possuindo um anime de grande sucesso com uma temporada e um filme que arrecadou muito para as bilheterias japonesas, nós temos Given!

Começando como uma fanfic/doujinshi de Haikyuu, Given se tornou um grande sucesso com sua história e música e, vale ressaltar, que o mangá e o anime tratam de um tema bem pesado como trama principal, que é a depressão que causa um suicídio no ex-namrado de Mafuyu, o que faz com que a história de fato comece! Pois é por conta disso que Mafuyu cria uma vontade imensa de aprender a tocar guitarra e, consequentemente, conhece Uenoyama.

Além da depressão, Given também vai tratar sobre dependência emocional e contém cenas de um quase abuso sexual. Então, caso você seja sensível para esses temas, já fica aqui o meu aviso de GATILHO!

Entretanto, se esses temas não forem um problema para você, vale muito a pena ler e assistir Given pois é uma história fantástica que ressoa de muitas formas.

Mangá não recomendado para menores de 16 anos!

TASHIRO-KUN, KIMI TTE YATSU WA

Ebihara é assaltado por Tashiro, seu júnior na faculdade. De alguma forma eles acabam saindo juntos depois disso, e Ebihara começa a perceber que Tashiro pode não ser tão assustador ou tão estranho quanto parece à primeira vista. Uma história que começa com um baita mal entendido, mas que se estende para algo muito mais romântico e entendível… 

mangás de Tashiro-kun, Kimi Tte Yatsu Wa

Ebihara e Tashiro não tinham contato e não tinham nada em comum, até o dia fatídico que Ebihara acha que foi assaltado pelo garoto.

Entre idas e vindas, os dois acabam se aproximando de forma gradativa e cômica e eu e os leitores só queremos uma coisa agora: Ebihara querido, PONHA UM CROPPED E REAJA!

Mangá não recomendado para menores de 18 anos!

MY DARLING EBI-SENPAI

Kogure Yuuta tem um penhasco pelo seu veterano chamado Ebina, ou Ebi para os íntimos. Até aí tudo bem, certo? Bom, acontece que Ebina também tem sentimentos por Yuuta, embora o mesmo não acredite muito na primeira. Essa é a história de como o relacionamento deles começou e nunca terminou.

Capa do mangás My Darling Ebi-Senpai

Se você é fã de personagens excêntricos que beiram a maluquice e um pouco de comédia em cima disso, devo dizer que este mangá é para você.

Com um traço bastante fofo e delicado, My Darling Ebi-Senpai contará a história do relacionamento um tanto incomum porém cheio de amor de Yuuta e Ebi. Yuuta é um amor de pessoa completamente gado de Ebina. Já Ebi também faria qualquer coisa pelo seu precioso Yuuta.

E embora Ebina tenha uma cara fofa e seja um dos mais bonitos da escola, não se engane… ele não é flor que se cheire. Ebina comumente se mete em brigas com sua lábia e faz ameaças físicas também a quem ousa lhe tirar do sério ou se meter com Yuuta e seu relacionamento. Para muitos, Ebina é incansável. E para Yuuta também era assim.

Até que… bem, ele se tornou seu namorado.

Mangá não recomendado para menores de 14 anos!

HIDAMARI GA KIKOERU

Sagawa Taiichi é um universitário que (como boa parte dos universitários desse mundo) não tem dinheiro e está procurando por um trabalho. Ele, no meio de sua maré de azar na busca por um emprego, acaba caindo (literalmente) na frente de um colega de classe, Sugihara Kouhei. Sem falar nada, Kouhei oferece seu almoço para o faminto Taiichi e vai embora. Taiichi, falando com outros colegas, descobre que Kouhei possui uma dificuldade auditiva e precisa de alguém para tomar notas para ele na aula. Como agradecimento pelo almoço, Taiichi resolve se oferecer para tomar as notas para ele e acaba fazendo um acordo com Kouhei: ele trocará suas anotações pelo almoço.

mangás Hidamari Ga Kikoeru

Uma história tocante que além de falar sobre um romance sobre 2 garotos também falará sobre as dificuldades que pessoas surdas ou com dificuldade auditiva passam em seu dia a dia.

Esse mangá eu realmente não tenho muito o que dizer sobre pois ele é simplesmente fantástico e aborda todos os temas a que se propõe a comentar de forma muito certeira e esplêndida. Porém fica aqui meu ALERTA pois cenas de ansiedade e ataques de pânico aparecem de vez em quando devido às dificuldades que alguns dos personagens passam.

Mangá não recomendado para menores de 14 anos!

SAIYAKU WA BOKU O SUKI SUGIRU

Duas famílias estão unidas por uma maldição. A cada 100 anos, uma pessoa de cada família deve compartilhar o mesmo destino por exatamente um ano. A dupla escolhida dessa vez será submetida a 12 infortúnios onde um vai se machucar enquanto o outro deve sofrer seus ferimentos em troca.

Quando Kagura Izumi tinha 7 anos, seus pais morreram em um acidente. Desde então, ele vive uma vida normal. Até o dia de seu aniversário de 17 anos, onde ele conhece um misterioso estudante transferido, Ichijyou Chihaya. No entanto, esse encontro fatídico entre eles é apenas o começo de seu destino entrelaçado. Para o próximo ano, os dois serão forçados a enfrentar 12 infortúnios no dia 13 de cada mês, uma maldição que nunca deixou nenhum casal anterior vivo.

mangás de Saiyaku Wa Boku Suki Sugiru

Pode entrar um dos melhores mangás dessa lista – se não o melhor – e com uma das histórias mais misteriosas que já li.

Misturando romance com ficção e muitos segredos a serem desvendados, nós iremos passar por cada um dos infortúnios que Chihaya e Izumi terão que passar para tentarem sobreviver. 

No entanto, o romance entre eles, mesmo que no início pareça algo impossível, é inevitável, e ambos se veem na obrigação de proteger um ao outro no meio do caos que o mundo quer fazer em suas vidas. Eles terão que continuar vivos não só por si mesmos, mas um pelo outro.


E esses foram os 10 mangás BL que vocês vão amar! Espero realmente que vocês tenham curtido a lista e amem bastante esses mangás 🥰 Nos vemos na próxima listinha, bye bye 💜

gif do Mafuyu do mangás/anime Given

Texto por Annyie | Revisão por Mari | Equipe de Redação e Design da K4US
www.k4us.com.br | Não retirar sem os devidos créditos