O que leva alguém a tatuar kpop na pele? Encontramos diversos motivos, entrevistando alguns kpoppers tatuados e vamos te contar! 


Estamos constantemente procurando novos meios de expressar nossa individualidade, não é mesmo? Sentir-se único, expressar seu apreço a algo ou simplesmente o prazer em ter mais um rabisco na própria pele são alguns dos motivos que levam as pessoas a preencherem o “vazio” de suas peles com tatuagens.

Não é nenhuma surpresa quando o nosso amor por algo parece ser tão grande que o único modo de expressá-lo é gravando-o em nosso corpo. E entre os fãs de K-pop isso não é diferente. Estamos falando de música, um modo tão puro de expressão cultural que consegue mexer com nossos sentimentos mais profundos.

Uma das redatoras da K4US, Brunna (24 anos, body piercer), trabalha em um estúdio de tatuagem e relatou que “pelo menos 5 vezes na semana, recebemos clientes no estúdio com a intenção de fazer alguma tattoo relacionada a k-pop ou cultura coreana. Já fizemos algumas, a maioria dedicada ao BTS”.

A profissional nos contou também que em muitos casos, a pessoa é menor de idade e está aguardando a aprovação dos pais. “Os fãs que vão até o estúdio estão sempre eufóricos e ansiosos, relatando mil motivos de terem escolhido aquele desenho, ou aquela frase, tentando convencer os pais a todo custo. Chega a ser engraçado, alguns até choram e ficam bravos quando ouvem um ”Vamos falar com o seu pai” ou ”Você não vai se arrepender depois?”. – Relatou Brunna aos risos, relembrando das situações que já vivenciou no local de trabalho.

Chegamos à conclusão que cada um demonstra uma emoção diferente, mas no final todos possuem o mesmo propósito de eternizar carinho e admiração. Muitas vezes, vemos internet a fora, pessoas que tatuar seu amor ao KPOP serem hostilizadas por pessoas que acham loucura tatuar algo que “talvez você não goste para sempre”.

Em meio a milhões de homenagens, sendo loucura ou não, selecionamos algumas com depoimentos bem legais sobre seus significados. Com ajuda na nossa parceira Nunca Pause o MV, conseguimos conhecer muitos fãs brasileiros que mostram por meio da arte na pele seu amor pela cultura coreana, k-dramas e artistas coreanos.

E assim, trouxemos a vocês, uma galeria linda cheia de imagens de tatuagens reais, de pessoas reais, com significados reais e claro, entrevistas! Confira <3

 

RELATOS / ENTREVISTAS

 

Uma das tatuagens que mais nos surpreenderam foi do Weslley Angeloni, um paulistano de 24 anos apaixonado por 2NE1. Wesley tem 2 tatuagens relacionadas ao grupo, e a primeira foi feita aos 16 anos. O jovem nos contou que 2NE1 foi o primeiro grupo de kpop que conheceu e as acompanhou desde o debut até o termino. “Independente do grupo ter acabado, eu amo minhas tatuagens”, revelou para nossa equipe.

Um fato interessante que Wesley comentou foi que quando estava na fila do ônibus um grupo de amigos começou a cantar FIRE (single de debut do 2NE1) atrás dele, após verem a tatuagem. “Super elogiam minha tatuagem acabei fazendo amizade com todos”, contou.

——

Fernanda Bernadeth é uma mineirinha de 16 anos, que por volta dos 14 anos tatuou o smile que G-Dragon tem em sua mão. Perguntamos a ela o motivo que a levou a escolher essa tatuagem em especifico, e ela conta que “O K-pop me ajudou muito, a melhorar minha depressão, e como Dragon é minha maior inspiração, eu fiz em homenagem”.

Questionamos o que os pais dela acharam sobre a decisão de tatuar aos 14 anos, e Fer explicou que a mãe não gostou muito inicialmente: “Minha mãe ficou triste porque era pra ter feito um coração pra ela kkkkkk” – Uma explicação cômica, com um final feliz. Não teve crise!

Outro fato curioso que ela nos contou, é que as pessoas pensam que a tatuagem é de mentira, feita com canetinha – “Todas as pessoas que vêem acham que é de mentira e tentam arrancar com a unha”, relatou.

Mais pessoas que participaram do tópico de pesquisa sobre tatuagens, também fizeram tatuagens iguais às de G-Dragon. Confira abaixo (basta clicar para ver maior):

——

Kemelli Meneguelli, 23 anos, também é apaixonada por 2NE1. Ela tatuou o símbolo do último álbum lançado pelo 2NE1, que é uma mandala. A paulistana nos conta que “Estava passando por uma fase muito boa da minha vida e quis tatuar algo que esteve muito presente nessa fase, ou seja, elas [2NE1]”.

Também revelou a nossa equipe, que a maioria das pessoas pensam que a tatuagem é uma simples mandala geométrica. Os únicos que sabem seu verdadeiro significado são familiares e amigos próximos.

——

Janaina Santos, é uma arquiteta de 23 anos que sofria bullying na adolescência por causa da baixa-estatura e pelo corpo extremamente magro – “É ruim falar isso quando tanta gente sofre gordofobia”, explica a paulistana. Janaina sofreu muito com a distorção da própria imagem física, fazendo com que sua autoestima fosse muito baixa. Os problemas e traumas continuaram mesmo após o início da vida adulta.

“Eu conheci kpop e dramas mais ou menos em 2014/2015. Me surpreendi ao ver que as mulheres pequenas e magras eram consideradas bonitas, nunca imaginei isso ser possível, sei que muitas coreanas sofrem com esse padrão, mas isso só me fez ver o quanto esses padrões eram bobos, e que muitas coreanas se identificaram aqui, como eu me identifico la, então isso é totalmente bobagem. Minha aceitação começou aí” – Relatou Janaina, sobre como o trauma começou a ser encarado de forma diferente.

Ela revela que apesar de ter iniciado o processo de aceitação, ele ainda não está completo: “Eu ainda não estou 100%, ainda me ponho pra baixo e não me olho no espelho, mas músicas como ‘just right’ do GOT7 e o último álbum do BTS (entre outros) estão aí pra me mostrarem todos os dias que eu tenho algo a prender”.

Por tal motivo, Janaina optou por tatuar as flores de Love Yourself, do BTS. Para lembra-la de amar a si mesma todos os dias. Estamos te mandando energias positivas Jana! FIGHTING!!

——

O hangul “친절” significa “gentileza”, quando traduzido para o português. A tatuagem pertence a Lara, uma jovem de 22 anos que mora em Franca/SP e fez a tatuagem no Dark House Tattoo Shop (onde Brunna, nossa redatora trabalha). A jovem contou que muitas vezes é julgada pelas pessoas conservadoras, pois sempre tatua desenhos relacionados a cultura asiática em geral.

“Sempre fui apaixonada por idiomas e linguística, então quando comecei a me relacionar com mais afinco com a cultura coreana, logo me senti extremamente compelida a aprender o idioma que antes me parecia tão indecifrável” – Relatou Lara sobre o que a motivou a tatuar o hangul. Além disso, “gentileza” é uma das qualidades humanas que ela mais valoriza.

—–

E se vocês pensam que o amor pela arte na pele se resume aos jovens, se engana! Suzy Lopes de 53 anos, é youtuber e fala sobre KPOP em seu “Canal da Omma”. A carioca tem 13 tatuagens e 2 delas são relacionadas a KPOP.

Ela nos conta que começou a se tatuar aos 48 anos, e que muitas vezes as pessoas questionam seu gosto pelo kpop – “Eu não me incomodo, pois, a tatuagem tem que representar algo importante pra você, e o K-pop tem um papel fundamental na minha vida” – Explicou.

Suzy não tem a aprovação de ninguém em sua família sobre suas tatuagens, apesar disso, ela continua! Afinal, GRL POWER né mores?

Mas, como uma boa Omma, ela deixou o recado: “Gostaria só de ressaltar que o K-pop é um estilo que abrange um percentual muito grande de adolescentes com menos de 18 anos e muitos deles ficam ansiosos para fazer tatuagens. Fique atento quanto a idade e principalmente quanto ao respeito que se deve ter em relação as orientações dos responsáveis. Tatuagem é uma coisa séria que mexe com a saúde” – Deixando claro que tatuagem é algo MUITO importante, e deve ser pensado com cuidado.

——

Hilarioh Rick, carioca de 34 anos escolheu tatuar a palavra “saranghaeyo” em homenagem ao cantor Max Changmin, do TVXQ. A palavra está presente em diversas músicas coreanas, e o hangul remete a cultura do país. Quando questionamos ao desenhista qual era a reação das pessoas sobre sua tatuagem, a resposta foi clara: “Já sou adulto, não deixo ninguém se expressar sobre o que eu decidi sobre minha vida” – Demonstrando a personalidade forte, assim como ChangMin.

O rapaz ainda tem a pretensão de fazer mais tatuagens relacionadas ao TVXQ e ao EXO.

—–

Após um dos acontecimentos mais tristes da história do kpop, o falecimento de JongHyun (SHINee), muitos fãs expressaram na pele a dor da perda e a memória feliz da pessoa brilhante e genial que foi o artista. Uma dessas pessoas é Esther Araujo, que nos deixou este relato rápido sobre o dia que foi tatuar: Como shawol eu queria uma maneira de homenagear ele, não só apenas com palavras, foi um dos dias mais emocionantes pra mim. Já estava chorando antes mesmo de fazer a tatto.  A tatuadora foi um amor, super atenciosa, quando me viu chorando… Quase chorou junto”.

Mais pessoas que participaram da pesquisa sobre tatuagens na Nunca Pause o MV, mostraram suas homenagens a Jonghyun, confira nas imagens abaixo (basta clicar para ver maior):

——

Eduarda Affonso já é conhecida dos kpoppers e figurinha carimbada na maioria dos shows no Brasil, a rondoniense não esconde seu amor por grupos menos conhecidos pela maioria do público: “Eu tenho uma para o Blanc7 com as datas dos shows que eu fui, uma para o Vav e uma para o M.Fect” – Além disso, ela garante que ainda tem em mente mais 1 grupo muito importante para ela, que irá tatuar em 2018.

——

“Do you” foi a sentença escolhida por Isabella Lourenço para tatuar no braço. O nome de uma das músicas de RM, integrante do grupo BTS.

“Sofri de depressão e ansiedade por muitos anos, e em 2015 tudo piorou após eu terminar a escola e meu avô falecer. Pensei em desistir, tinha crises e ataques fortíssimos, perdi e desisti de muita coisa, mas no meio de tudo isso conheci o kpop e o BTS me salvou” – Palavras de Isa em sua narrativa emocionante.

Mesmo após tendo a doença diagnosticada por psiquiatras, Isabella se recusou a procurar ajuda médica, e encontrou o apoio que precisava no grupo BTS. Ela nos contou que a letra de “Do You” era como um “tapa na cara”.

Gostaríamos de frisar que o caso de Isabella é emocionante, mas é um evento isolado. Caso você tenha algum problema psicológico, não deixe de procurar ajuda profissional.


Depois de ver todas essas homenagens lindas, você deve estar se perguntando: ”Será que algum idol já fez tattoo homenageando os fãs?” E nós respondemos que sim! Existem vários, mas vamos deixar aqui alguns deles, que marcaram na pele seu amor pelo fandom com tatuagens bem expressivas. (clique na imagem para ver maior)

Quer ver mais tatuagens? Aqui está uma galeria todinha de pessoas que participaram da postagem de pesquisa sobre tatuagens, confira (basta clicar para ver maior):

 

NOTA: Gostaríamos de deixar claro que esta matéria não é uma apologia ou incentivo a realização de tatuagens, principalmente em menores de idade. O objetivo é apenas mostrar o quanto o KPOP influencia vidas, salva pessoas de doenças, e as incentivam a continuar vivendo e se expressando. O KPOP faz bem para algumas pessoas ao ponto de quererem registrar por meio da arte na pele seu amor. Ressaltamos que menores de idade precisam ter declaração por escrito dos responsáveis para poder fazer tatuagem.

——

E aí? Curtiu a matéria? Gostou de conhecer o relato de tantas pessoas? Se você tem alguma tatuagem ou tem vontade de fazer algo relacionado a KPOP, conta pra gente nos comentários. Vamos amar saber e conhecer a sua história também!

Caso queira conferir a postagem de pesquisa sobre tatuagens e conferir diversos relatos na integra CLIQUE AQUI.

Obrigada por ficar conosco até a ultima linha! Nos vemos na próxima <3


[democracy id=”3″]

 

Texto por Brunna Souza e Chugga @ Equipe de redatores da K4US
www.k4us.com.br | Por favor, não usar o texto e imagens sem créditos.
Todos os direitos de imagens aos seus devidos detentores. Todas imagens utilizadas foram autorizadas por seus respectivos donos, por meio da postagem de pesquisa na página Nunca Pause o MV. Por favor, não utilize as imagens sem autorização dos mesmos. Obrigado!