10
12
19

Titulo original: Ha Roo Found by Chance; 어쩌다 발견한 하루; (Original)
Título adaptado: Extraordinary You
Ano de produção: 2019
Estreia mundial: 02/10/2019
Direção: Kim Sang Hyub
Duração: 32 episódios de 30 minutos | De 02/10/2019 a 21/11/2019
Gênero: Comédia, Fantasia e Romance
Emissora: MBC
País de origem: Coreia do Sul
Média de avaliação no Viki: 9,6
Resenha K4US por: Bruna Misael e Caroline Dadalto.

Sinopse segundo o site Filmow: Eun Dan Oh (Kim Hye Yoon) é uma estudante de uma academia de prestígio, mas ela tem um problema cardíaco. Um dia, por acaso, ela descobre que ela e todos os outros em seu mundo são, na verdade, personagens de um webtoon chamado “Secret”. Pior ainda, Dan Oh é apenas uma personagem secundária nesta história e espera-se que morra em breve. Não satisfeita com esse destino, ela decide escrever sua própria história forjar seu próprio destino, alterando o enredo da trama e encontrando seu próprio amor verdadeiro.

Este drama é baseado na série de quadrinhos da web “어쩌다 발견 한 7 월 / July Found by Chance”, de Moo Ryoo (무류), que foi publicada pela primeira vez em 18 de janeiro de 2018.

•••

Extra-ordinary You foi lançado de forma diferente dos dramas convencionais, sendo apresentado na televisão duas vezes por semana, mas em dois curtos episódios que se complementavam. Como se fosse um episódio convencional de uma hora, mas dividido ao meio. Por isso, temos 32 episódios de meia hora, que o público adaptada, frequentemente, dizendo que é um drama de 16 episódios.

Abaixo são os personagens nos quais nós focamos a resenha, e você pode conferir outros clicando aqui.

A HISTÓRIA

Eun Dan Oh (Kim Hye Yoon) é uma estudante do ensino médio de uma escola prestigiada, que tem um problema cardíaco congênito. Em determinado ponto da história, ela percebe que possui algumas lacunas em suas memórias e começa a entender que, na verdade, ela é um personagem de manhwa (quadrinhos coreanos).

Em sua vida, norteada pelas escolhas do escritor, Eun Dan Oh era uma personagem cuja a finalidade era ajudar o casal de protagonistas (Oh Nam-Joo & Yeo Joo-Da) a ficarem juntos e recentemente fora informada que precisaria fazer uma cirurgia que poderia tirar a sua vida.

Por muito tempo Dan Oh acredita que é a personagem principal da história, mas aos poucos assimila que é um dos personagens secundários. Isso revolta a garota, que decide mudar o seu destino dentro do Manhwa. A história, então, passa a ser norteada pela corrida de Eun Dan Oh para salvar a própria vida e se tornar a personagem principal.

No drama, com a ajuda de Jinmiche, também chamado de Fada da Lula-Seca, um funcionário da cozinha da escola, Eun Dan Oh entende que existem duas fases dentro da história: o “palco”, onde as cenas do manhwa acontecem, e a “sombra”, onde a vida dos personagens continua o curso enquanto esperam para entrar em cena novamente.

Na “sombra”, todos os personagens que se deram conta que estão num quadrinho, possuem personalidades diferentes das que estavam destinados a ter, e podem falar e fazer o que quiserem. Porém, os personagens que não estão conscientes da situação, esquecem tudo o que acontece na “sombra” e só se recordam do “palco”. Enquanto no “palco”, eles não podem escolher suas ações, pois executam tudo aquilo que o escritor escreve.

Durante sua jornada para mudar sua história, Eun Dan Oh conhece outro personagem secundário, que até então não existia nos quadrinhos. O mesmo é tão irrelevante, que ele não consegue falar e nem possui nome. Porém, ele está sempre por perto e fazendo boas ações para a estudante. Por isso, ela mesma o nomeia como “Haru”.

Com o passar do tempo, Haru (Ro Woon) começa a falar e aparecer no “palco” do Manhwa, e aparentemente ele é o único personagem que pode mudar as ações pré-definidas do “palco”, sendo assim, a única pessoa que pode salvar Eun Dan Oh da morte.

Ao longo da história, frequentemente aparece uma flor misteriosa chamada “Flor de Trombeta”, que tem um forte significado na vida da maioria dos personagens.

 

PERSONAGENS

Eun Dan Oh (Kim Hye-Yoon)

É a única herdeira de uma família rica, ela sofre com uma doença congênita no coração, que a fez passar a infância toda no hospital e que frequentemente lhe causa desmaios na escola. Por causa do problema grave no coração, ela precisa passar por uma cirurgia que pode tirar a sua vida. Apesar de sua doença, ela é muito otimista, positiva e sonhadora.

Dan Oh está noiva de Baek Kyung (Lee Jae Wook), jovem a quem o escritor designou seu afeto e por quem nutre um amor unilateral há mais de 10 anos. Por causa da doença da garota, as famílias querem que eles se casem o mais rápido possível, antes que ela morra.

Entretanto, quando a jovem percebe que é uma personagem com um destino terminal planejado, o seu “verdadeiro eu” descobre que, na verdade, não gosta de Baek Kyung e sua personalidade é diferente da apresentada por sua personagem.

No início do drama ela é amiga de Shin Sae Mi (Kim Ji-In) e Ahn Soo Chul (Kim Hyun-Mok), e com o passar do tempo, se torna amiga inseparável de Haru e Lee Do-Hwa.

 

Haru (Ro Woon)

Haru é um estudante que aparece de forma misteriosa. No início, ele não possui nome nem falas. Ele não sabe de onde veio, e nem sua função, mas sabe que está num mundo diferente e que algo liga sua vida a vida de Eun Dan Oh.

Após um fato determinante, a jovem estudante o nomeia como Haru, e a partir daí ele passa a ter falas e ser conhecido como o estudante “Número 13”, e aparentemente é o único personagem do Manhwa que tem poder para alterar a história no “palco” que já havia sido definida pelo autor.

Ele parece ter uma ligação especial com a “Flor de trombeta”, e posteriormente se torna amigo de Lee Do-Hwa.

 

Baek Kyung (Lee Jae-Wook)

Kyung faz parte do A3, o trio de meninos mais famoso do colégio. Sempre possui um olhar frio, e não se importa com a fama que possui entre os estudantes. Por interesse financeiro de seu pai, na família da Dan Oh, ele é forçado a se tornar noivo da garota, mesmo sendo muito jovem. Apesar do noivado, Kyung despreza Eun Dan Oh e a maltrata na frente das pessoas, demonstrando assim o ódio ao relacionamento forçado entre os dois.

Entretanto, com o aparecimento de Haru, e a forma como Dan Oh e Haru se tornam próximos, os sentimentos de Baek Kyung começam a mudar.

 

Lee Do Hwa (Lee Do-Hwa)

É um estudante que também faz parte do A3 e é muito amigo de Baek Kyung e Oh Nam Joo (o personagem principal do Manhwa), apesar de ser famoso no colégio, ele é um jovem doce, sorridente, e é o personagem que nos traz os alívios cômicos para a trama.

Assim como Eun Dan Oh, ele descobre que é um personagem de quadrinhos, e isso o aproxima dela e de Haru, o que acaba fazendo com que ele passe a apoiar os planos da jovem para mudar o destino controlado pelo escritor.

 

CRÍTICA & OPINIÃO

Logo de início, por se tratar de personagens de Manhwa, facilmente podemos relembrar o k-drama de enorme sucesso, W. Mas se engana quem pensa que as histórias são semelhantes ou possuem alguma ligação.

A forma como a vida é interpretada dentro do drama é diferente, e isso traz uma característica única e nova a Extraordinary You. Ao contrário de W, o drama não possui tantos plot twists e cenas mais “sexy”, justamente por se tratar de um romance estudantil.

O elenco traz jovens atores talentosos, que souberam dar vida aos seus personagens de forma maestral. Apesar da falta de aprofundamento em alguns pontos dos personagens (por causa da ausência de detalhes sobre suas vidas pessoais) o elenco escolhido soube dosar a interpretação cômica e dramática. Um ponto a ser observado, é que os personagens são bem caricatos, dando a sensação de realmente terem saído de um quadrinho clichê de colegial.

Extraordinary You trouxe notoriedade, principalmente para Rowon, do SF9 – que teve seu primeiro papel principal. E fez com que os olhos do público se abrissem para a beleza e talento de Lee Jae Wook.

Kim Hye-Yoon, por sua vez, é uma jovem atriz que trouxe na bagagem muitos outros trabalhos de atuação na TV coreana, o que fez com que pudesse interpretar claramente uma personagem com personalidade iluminada e com história triste.

Um fato interessante a ser observado sobre a trama, é que os personagens principais do Manhwa são praticamente irrelevantes na história, dando espaço para que os personagens secundários sejam os reais protagonistas de Extra-Ordinary You.

Apesar dos personagens muitas vezes serem rasos, a história é emocionante, intensa e cheia de mistérios entre passado e presente, conseguindo prender a atenção dos espectadores do começo ao fim.

View this post on Instagram

Depois desses episódios novos, eu acho que o Haru e a Dan Oh faziam parte daquele livro chamado ''flower'', que remete ao período histórico, e nele o Haru já tinha consciência, porque tem uma parte que mostra um quadrinho do personagem que provavelmente é ele, falando que nem sabe de onde veio, e outra parte que ele fala que se não houver resposta como ele veio a esse mundo ele vai fazer sua própria resposta, que é a mesma fala que ele diz ao lula seca que já é quando eles estão em ''secret''. Fora que nesse último episódio nos remeteu muito como se o Haru tivesse habilidades mais ligadas ao período antigo, como tocar flauta, a pintura que ele fez. Mas e a Dan Oh? Quero saber qual era o papel dela nesse livro chamado ''flower'' </33 Mas pelo visto, acredito que os dois têm um passado juntos. ⠀⠀⁣⁣⁣⁣ × Kdrama: Extraordinary You × Onde assistir: Drama Fansubs, Kingdom Fansubs, Viki, Kocowa. ⁣⁣⁣⁣⁣⠀ ¦ #extraordinaryou #extraordinaryyou ¦⁣⁣⁣⁣⁣ ⠀ kaah ✨

A post shared by ─⠀dorama lovers. ❥ (@doramaloverss) on

Como a maioria dos dramas de colegial, possui cenas com muito romance (que às vezes causam até uma vergonha alheia, diga-se de passagem), triângulo amoroso, e intrigas. Porém, em determinado ponto, a história foge do convencional, fazendo um plot twist que realmente ninguém espera, sobre um passado muito distante dos personagens.

Por causa do mistério embutido nas cenas, é fácil criar teorias e se surpreender ao descobrir se nosso faro investigativo de dramas está certo ou errado, isso foi o que impulsionou o drama nas redes sociais, pois os fãs ficavam “enlouquecidos” tentando comparar suas teorias e descobrir quem se aproximava mais do que de fato aconteceria nos próximos capítulos.

Pessoalmente, o final foi diferente de tudo que eu imaginei. Não foi nenhum final surpreendente, pois deixou algumas dúvidas e lacunas que não pareceram ser propositais, e sim uma falta de “ideia” ou de “tempo” para concluir a trama. Foi simples, sem deixar de perder a carga emocional que os fãs precisam, e por isso, foi aceitável.

Apesar do final sutil, é um drama que vale a pena ser assistido, pelo instinto de detetive que causa em nós, e pelas emoções diversas liberadas ao longo dos capítulos.

•••

Onde assistir? Drama Fansubs | Viki | Kingdom Fansubs

Ouça a trilha sonora de ExtraOrdinary You:

compartilhe este post:
K4US
Postado por
K4US
K4US - Korea For Us. Um portal de opinião e entretenimento, alimentado por um time pesado de kpoppers e dorameirxs, dispostxs a falarem abertamente sobre vários aspectos da cultura coreana.
Arquivado em: Dorama, Opinião, Review