17
10
18

Os usuários do DramaFever que hoje tentaram acessar o site, descobriram de maneira abrupta que, após quase dez anos de serviço prestado, o DramaFever encerrou suas atividades.

No Brasil, ao lado do Viki e, mais recentemente, do Netflix, o DramaFever era um dos sites de streaming que disponibilizavam legalmente séries e filmes produzidos na Coreia do Sul e em outros países asiáticos. Dos três, o DramaFever era a plataforma que cobrava o preço mais acessível aos brasileiros, com um plano anual em torno de 60 reais. O plano básico do Netflix custa R$19,90 por mês e o Viki Pass mais barato custa 183 reais por ano.

Portanto, cobrando um valor consideravelmente menor que sua concorrência no Brasil, o DramaFever era a principal escolha da maioria dos dorameiros para assistir conteúdo de qualidade com boas legendas e acesso confiável. Muitos dos fãs da plataforma estão se perguntando o que vai acontecer daqui para frente, qual o motivo do fechamento do site e se é possível que isso também ocorra com o Viki. Nas redes sociais, muitos estão especulando sobre as consequências do fim do DramaFever.

Leia também: Mulheres Maravilhosas dos Doramas!

O que é verdade:

O DramaFever pertencia à Warner Brothers. Segundo a empresa, “o serviço foi fechado por razões comerciais, à luz do mercado em constante mudança para o conteúdo de K-Dramas, que era primordial na programação desse serviço”.

O canal oficial no YouTube do DramaFever, que tinha mais de quatro milhões de inscritos, apagou todos os vídeos que haviam sido publicados. O canal do DramaFever Brasil, entretanto, continua com todo o conteúdo no ar.

Segundo o serviço de streaming, todos os usuários Premium que já haviam pago a anuidade irão receber o devido reembolso.

 

Mas não é só reembolso o que nós, dorameiros, queremos. Certo?

 

Nas redes sociais, muito estão tristes e até desolados com o fim do DramaFever. As especulações sobre o que poderá acontecer a partir disso estão se espalhando na internet. Tendo em vista que são apenas cenários possíveis e nada confirmado, aqui estão os principais temores e palpites da comunidade dorameira:

Desconfia-se de que a Warner Brothers, que comprou o DramaFever em 2016, vá ser parte de uma plataforma de streaming mais abrangente, para competir com a Netflix. Essa suspeita existe já que recentemente a Time Warner foi comprada pela AT&T, empresa de telecomunicações dona de marcas como HBO e Sky Brasil. A dita plataforma de streaming contaria com conteúdo do mundo inteiro e, com certeza, cobraria bem mais caro do que o DramaFever.

Como o DramaFever tinha muito conteúdo exclusivo, que não está disponível no Viki, por exemplo, muitos dorameiros terão que assistir as séries nos sites de fansubs.

Os fansubs, aliás, também sofreriam com o fim do DramaFever. Para disponibilizar com rapidez as legendas em português, muitos sites de fansub pegavam a legenda em inglês do DramaFever (que era de qualidade confiável e saía rápido) e traduziam do inglês para português. Sem o DramaFever, os episódios legendados dos doramas que estão atualmente no ar em países asiáticos irão demorar mais para chegar aos sites de fansub.

 

O que faremos agora?

Bom, o jeito é assistir os doramas que estão disponíveis no Viki ou na Netflix e aguardar novas informações oficiais da equipe do DramaFever ou da Warner Brothers.

 

Leia também: Usuários estão burlando o sistema do DramaFever e Viki 

 

Desde 2009, o DramaFever oferecia conteúdo seguro e de qualidade aos amantes de doramas. A empresa surgiu como uma consequência ao aumento da pirataria de conteúdos asiáticos e oferecia a versão gratuita (que sobrevivia de anunciantes) e a versão premium, sem anúncios durante as séries e em com vídeos em HD, para usuários pagantes.

Os fundadores do DramaFever obtiveram cerca de 12 milhões de dólares de investidores até que, em 2014, a empresa foi comprada pela SoftBank, uma multinacional japonesa. A SoftBank vendeu o DramaFever para a Warner na metade de 2016.

 

Nós, da equipe K4US, apenas podemos expressar e compartilhar a tristeza de ter perdido esta plataforma que fez parte de nossas vidas. O DramaFever contribuiu para aumentar nossa paixão por cultura sul-coreana, além de ter tido um enorme papel em formar amizades entre os amantes de doramas brasileiros. Sentiremos falta do DramaFever!

 

compartilhe este post:
K4US
Postado por
K4US
K4US - Korea For Us. Um portal de opinião e entretenimento, alimentado por um time pesado de kpoppers e dorameirxs, dispostxs a falarem abertamente sobre vários aspectos da cultura coreana.
Arquivado em: Dorama