05
09
19

O frio e a garoa de São Paulo não afugentaram os blackjacks, fãs do grupo 2NE1, que se reuniram na cerimônia de inauguração novo prédio do Centro Cultural Coreano no Brasil no último dia 4, para assistir à apresentação de Minzy. Uma performance marcada pelo que os fãs brasileiros sabem fazer de melhor: Cantar as músicas inteiras, pular, dançar, gritar e chorar muito!

Imagens por Caroline Dadalto | Time K4US

A maknae do extinto grupo 2NE1, hoje uma cantora solo renomada, esteve no Brasil para realizar um show em comemoração à inauguração do novo prédio do Centro Cultural Coreano no Brasil. O CCCB agora está localizado na Av. Paulista, no coração de São Paulo, em uma região que nunca dorme. Em especial, aos domingos, a Av. Paulista fecha o trânsito e o espaço fica livre para pedestres, intervenções artísticas, ciclistas, e diversas formas de expressões culturais de moradores e visitantes da cidade.

O novo prédio enche os olhos pela inovação, mas traz consigo um pouco da arquitetura tradicional coreana. É uma obra assinada pelo designer coreano Kira Kim, executada pela Temon Serviços. Logo na entrada damos de cara com a estátua de um homem gigante fazendo a flexão corporal de cumprimento coreana, que automaticamente nos faz ter vontade de se curvar cumprimentando-o.

O palco para Minzy foi montado na esquina ao lado do novo prédio. Antes da cantora, houveram apresentações de música clássica do Ensemble de Cordas e da Orquestra Jovem do Estado.

Quando Minzy subiu ao palco a euforia tomou conta da plateia cheia. O público era um mix de gritaria com rostos cheios de lágrimas.

O show era gratuito, e por isso, encontramos pessoas do país todo que vieram prestigiar a apresentação da cantora. “Eu esperei 10 anos por esse momento! A Minzy é minha ultimate desde o primeiro dia que eu a vi. Eu nem acredito que isso realmente está acontecendo”, diz André Lucas (26 anos), de Brasília.

Isadora (18 anos), de São Paulo, nos conta que conheceu 2NE1 há pouco mais de 3 anos, quando o grupo já não estava mais na ativa. Ela enfatiza que nunca pode acompanhar um stage do grupo, e sente muito por isso. “Quando eu encontrei a ultima apresentação delas do MAMA no youtube, eu consegui entender o poder que elas tinham. Eu me arrepiei inteira vendo elas aparecerem no palco e fiquei muito triste de não ter acompanhado aquilo ao vivo, e até mesmo a carreira delas. Desde então eu decidi que ia acompanhar tudo que elas fizessem individualmente daquele momento em diante”. Por isso Isadora esteve na inauguração do CCCB, para ver a Minzy de perto.

PROJETO MAGICAL MOMENT
Relato por Caroline Dadalto.

Uma das fanbases internacionais mais antigas do 2NE1, a YG Ladies, desenvolveu o projeto Magical Moment especialmente para a apresentação da Minzy no Brasil. O projeto consistia em distribuir banners com a imagem da Minzy para todos os 200 participantes do fansign da cantora. Outros 300 banners foram distribuídos para o público presente no show. A fanbase não possui nenhum representante no Brasil, e para que o projeto desse certo, precisou contar com a ajuda de algumas pessoas. Eu, Caroline, fui escolhida aleatóriamente pelo twitter para auxiliá-los nisso (com o argumento de que eu parecia ser uma fã confiável), providenciando a impressão e organizando distribuição dos banners, também contei com o auxílio da Sheyla, administradora da fanbase Park Bom Brasil, que não mediu esforços para que o projeto fosse concluído com sucesso. Os banners foram distribuídos por mais 2 voluntárias, Renata e Marcela. Contamos ainda com a ajuda do MC Iago Aleixo – que estava apresentando o evento e entrou no meio da galera para ajudar a distribuir os banners – e de alguns seguranças, tornando tudo uma experiência ainda mais divertida.

O resultado do projeto, você pode ver nas imagens abaixo:

Minzy apresentou suas músicas ‘Ninano’ e ‘Super Woman’. Durante o intervalo, ela agradeceu o carinho e energia dos fãs e fez uma brincadeira musical com o público para testar se todos estavam prontos para a próxima música.

Com muita animação ela perguntou ao público: “Are you ready for B-E-S-T?”. Por um instante o público ficou absolutamente calado, provavelmente em êxtase por não acreditar no que estaria por vir. E então começou a tocar ‘I’m The Best’, o maior sucesso da carreira do 2NE1. Confira no instagram da cantora:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por MINZY (@_minzy_mz) em

Minzy performou a música com energia, embalada pelo coro da plateia que cantava a música perfeitamente, pulava no mesmo ritmo da melodia e até executava alguns passos da coreografia. 

Por fim, ela apresentou “Go Away” junto com seus dançarinos, música a qual recebeu muito entusiasmo dos fãs. Era possível ver diversos lightsticks na plateia sendo balançados no alto. 

O show acabou rápido, mas não faltou emoção e alegria. Bastou apenas 4 músicas para ser um show que mexeu profundamente com os fãs, onde os blackjacks se sentiram vingados (em partes) pela promessa da vinda do 2NE1 ao Brasil em 2014, e pelo cancelamento no show da Minzy no inicio de 2019. No dia da sua reinauguração, o Centro Cultural Coreano no Brasil escreveu mais uma página da história do KPOP no nosso país.

Logo em seguida, os apresentadores do evento anunciaram as instruções sobre como iria funcionar o fansign. 

O evento aconteceu de forma muito organizada, sem longos atrasos e a sessão de autógrafos ocorreu dentro do novo prédio do Centro Cultural. O ambiente onde Minzy recebeu os fãs era silencioso, calmo e tinha uma luz ambiente aconchegante. Um dos fansigns mais confortáveis que já aconteceram no Brasil. 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Natalia Santos (@findtrouble) em

Com tempo de sobra, o fã poderia conversar com a Minzy (havia um tradutor do lado) além de poder pegar o autógrafo da cantora em postcard oficial entregue pelo CCCB, ou em álbum original, ou em algum produto oficial, caso tivesse. 

Brendo, Diretor de Arte fortalezense que atualmente residente em São Paulo, é fã da Minzy desde sua estreia no mercado musical coreano, relatou um pouco do que sentiu:

Relato por Brendo Soares

O choque pra mim foi quando eu soube que ganhei o concurso cultural pra ir ao fansign, eu não acreditei e fiquei ansioso demais, visto que eu soube faltando menos de 18 horas para o show e fansign, o nervosismo foi a mil!!! A experiência com o show da Minzy foi estranha, foi um misto de alegria e tristeza, porque esqueci minha identidade em casa e para ir ao fansign eu precisava do documento. Então tive de voltar em casa para buscar o bendito. Sendo assim, eu perdi 80% do pocket show da Minzy (que por sinal foi curtíssimo hahaha). Inclusive foi meu primeiro “show” de kpop na vida, mesmo eu estando nesse universo desde 2008.

No fansign ela me cumprimentou, me elogiou, trocamos algumas palavras (graças a ajuda da tradutora, poque na hora eu esqueci até como que falava em português e nem sabia meu nome kkkkk) contei a ela que eu era do nordeste do Brasil e jamais tinha imagina um dia a conhecer. Ela ficou surpresa e agradeceu o carinho, sempre sendo atenciosa. Sem dúvidas uma das minhas melhores experiências com meet de uma pessoa que gosto muito e tenho apreço pelo trabalho.

Ao que tudo indica, não só os fãs amaram esse momento, assim como a Minzy! A cantora vem publicando ao longo de várias semanas lembranças e fotos no Brasil tanto no instagram, quanto no twitter. Inclusive, irá liberar uma espécie de documentário com imagens da sua apresentação e passeios pelo nosso país.

O Centro Cultural Coreano no Brasil possui uma vasta programação gratuita para os apreciadores da cultura coreana, com diversos concursos, cursos, seminários, oficinas culinárias, inclusive, aulas de língua coreana, além de um ampla biblioteca com funcionamento de terça a sábado. Isso e muito mais, você pode conferir no site do CCCB: http://brazil.korean-culture.org/pt

Esperamos poder rever a Minzy em breve, pois ainda bate no coração aquela vontade de voltar no tempo e poder viver novamente as quatro músicas de sua apresentação no Brasil. Se desse pra voltar no tempo MESMO, a gente queria voltar para 2009. Êta saudade! Vida longa ao 2NE1!

Texto por Chugga / Carol @ Equipe de redação da K4US
Não remover sem os créditos
www.k4us.com.br

compartilhe este post:
Chugga
Postado por
Chugga
Chugga/Caroline, 94 line. Fotografa e designer. Full pistola o tempo todo. Me chama pra comer miojo de tomate ou comida coreana. Dorameira e kpopper desde 2009. Na luta: 2PM, Wanna One, 2NE1, UnB, Imfact <3
Arquivado em: Entretenimento, Eventos, KPOP